Para Que Serve Dosagem de Ureia E Creatinina?

O Exame de Ureia

A análise dos níveis de ureia pode ser feita em dois métodos diferentes divididos, portanto, em dois tipos:

O exame sanguíneo que é utilizado para analisar o metabolismo do fígado e rim e o de urina para análise do funcionamento dos rins[1]Salazar JH. Overview of urea and creatinine. Laboratory Medicine. 2014 Feb 1;45(1):e19-20..

Valor de referência de ureia na urina: 10 a 20 g/ 24h


Origem da Ureia No Organismo.

creatinina ureia

O metabolismo de proteínas em sua quebra, gera aminoácidos, esses aminoácidos agrupados em rearranjos formam amônia, para os animais de ambiente aquático, a amônia é liberada no meio diretamente sem passar por processos de transformação[2]Shrestha S, Gyawali P, Shrestha R, Poudel B, Sigdel M. Serum urea and creatinine in diabetic and non-diabetic subjects. Journal of Nepal Association for Medical Laboratory Sciences P. 2008;9(1):11-2..

No entanto, em humanos, ocorreu uma mudança evolutiva para adaptação ao ambiente terrestre e como a amônia é altamente tóxica e existe a necessidade de grande quantidade de água para a sua dissolução devido a características físico-químicas como a polaridade das moléculas.

Ela se torna menos danosa sendo convertida pelo fígado em ureia. Após a conversão a ureia cai na corrente sanguínea onde é filtrada pelos glomérulos nos rins, essa substância é, então, excretada através da urina e do suor.

Seguem os valores de referência para exame de sangue de ureia (ureia sérica):

  •  20-40 mg/ dL

O que pode levar ao aumento da ureia no sangue (concentração plasmática)?

  • Desidratação, a falta de água no organismo terá mais solutos do que solvente, aumentando a concentração de ureia[3]Higgins C. Urea and creatinine concentration, the urea: creatinine ratio. Acute Care Test Hand. 2016 Oct:1-8..
  • Ingestão de proteínas, aumentará a quebra de compostos derivados de aminoácidos e formação de amônia.
  • Obstrução das vias renais, com as vias obstruídas será mais difícil a chegada de sangue para filtração ou a saída do filtrado para excreção.
  • Infarto. O aumento do débito cardíaco também pode ocasionar mudança nas taxas de filtração quando o sangue passa nos néfrons com maior pressão.

agua


O Exame de Creatinina

Geralmente o pedido é feito juntamente ao pedido de exame de ureia para perfil renal.

Origem da creatinina no organismo

A origem da creatina é muscular, a fosfocreatina é responsável por gerar energia para as contrações musculares durante a movimentação, a degradação da fosfocreatina após o seu uso metabólico gera creatinina.

A sua produção é constante e não costuma oscilar em um indivíduo sem intervenções. É utilizada para medir as taxas de filtração dos rins.

Os rins são os órgão responsáveis por filtrar o sangue, eles estão um de cada lado da coluna vertebral na parte lombar, em adultos tem o tamanho de cerca de 10 cm e seu formato assemelha-se a um feijão.

O sangue passa pelos rins pela artéria renal que se divide até formar arteríolas e capilares glomerulares, e o sangue venoso retorna pela veia renal.

Após o sangue ser filtrado nos glomérulos, o excedente de solutos será coletado por estruturas chamadas de papilas renais, indo para o cálice menor e cálice maior da pelve renal e para o ureter, depositando a urina na bexiga para a micção.

Os rins servem além de tirar substâncias do organismo através da urina, também mantêm o equilíbrio eletrolítico e osmótico dos fluidos, modificação de vitaminas e produção de hormônios. 


Valores da creatinina

doenca renal cronica

Seus valores em normalidade costumam ser correspondentes ao valor da massa muscular do indivíduo, maiores em homens e menores em mulheres. Esse metabólito de fosfocreatina é jogado no sangue e passa pela filtração glomerular, que ocorre nos rins[4]Uchino S, Bellomo R, Goldsmith D. The meaning of the blood urea nitrogen/creatinine ratio in acute kidney injury. Clinical kidney journal. 2012 Apr 1;5(2):187-91..

A partir disso é possível fazer um exame laboratorial para se calcular a taxa de filtração de creatinina, clearance de creatinina ou depuração de creatinina e também o TFG, taxa de filtração glomerular, utiliza a creatinina, porém, nesse caso, a sérica.

Valor de referência de clearance de creatinina:

  • Homens: 75 a 110 ml/min
  • Mulheres: 85 a 120 ml/min

Valores de referência creatinina sérica:

  • Homem: 0,7- 01,25 mg/dl
  • Mulher: 0,6 a 1,10 mg/dl

Valores de referência para TFG:

  • + 90 ml/min

Possíveis causas do aumento da creatinina

exercicios
  • Muito exercício físico, nesse caso, o tecido muscular irá necessitar de grande demanda energética ativando a fosfocreatina e sua degradação em creatinina em consequência.
  • Falta de água no organismo, a urina estará mais concentrada e com mais soluto não dissolvidos.
  • Muita ingestão de proteínas (carne), ingerir grande quantidade de carne irá produzir a creatinina como consequência da digestão dos componentes do tecido muscular que constitui a carne.
  • Pressão alta, uma pressão muito forte nos vasos sanguíneos pode alterar ao filtrado quando passa nas unidades de filtragem dos rins, os néfrons.
  • Pré-eclampsia, excesso de pressão durante a gestação.
  • Infecção renal. A infecção irá impedir o bom funcionamento dos rins e sua filtragem regular do sangue.
  • Diabetes não controlada, pode acarretar em uma sobrecarga na filtração glomerular e o aumento dos valores do exame de creatinina.

As técnicas utilizadas para o exame consistem em reações químicas de hidrolização da creatinina através de enzimas específicas, o produto final tem valor de absorbância conhecido sendo possível sua quantificação com o espectofotômetro.

Dessa maneira, com a ajuda desses exames laboratoriais o médico pode dar um diagnóstico e um tratamento correto para o paciente, indicando uma equipe multidisciplinar para tratar as causas ados aumentos, se com a ajuda de um nutricionista, educador físico, nefrologista e etc.

funcao dos rins
Função dos rins no corpo

Referências Bibliográficas

Referências Bibliográficas
1 Salazar JH. Overview of urea and creatinine. Laboratory Medicine. 2014 Feb 1;45(1):e19-20.
2 Shrestha S, Gyawali P, Shrestha R, Poudel B, Sigdel M. Serum urea and creatinine in diabetic and non-diabetic subjects. Journal of Nepal Association for Medical Laboratory Sciences P. 2008;9(1):11-2.
3 Higgins C. Urea and creatinine concentration, the urea: creatinine ratio. Acute Care Test Hand. 2016 Oct:1-8.
4 Uchino S, Bellomo R, Goldsmith D. The meaning of the blood urea nitrogen/creatinine ratio in acute kidney injury. Clinical kidney journal. 2012 Apr 1;5(2):187-91.

Fabíola Tavares Lemos

CRBM: 35430

Biomédica de formação, habilitada como analista clínica. Pós-Graduada em Auditoria dos Serviços da Saúde. Atualmente trabalha como Pesquisadora Auxiliar e cursa Pós-Graduação no nível de Mestrado no Laboratório de Biologia do Estresse da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Fabíola Tavares Lemos

Fabíola Tavares Lemos

CRBM: 35430

Biomédica de formação, habilitada como analista clínica. Pós-Graduada em Auditoria dos Serviços da Saúde. Atualmente trabalha como Pesquisadora Auxiliar e cursa Pós-Graduação no nível de Mestrado no Laboratório de Biologia do Estresse da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail