Discinesia Escapular

discinesia escapular

Sobre Discinesia Escapular

  • A discinesia escapular é um distúrbio relacionado à escápula e aos músculos que a movem.
  • A discinesia escapular é uma alteração ou desvio na posição normal de descanso, ou ativa da escápula durante o movimento do ombro. 
  • Pode ocorrer devido a uma variedade de causas, incluindo lesão, trauma, infecção e distúrbios neurológicos.
  • Sintomas comuns incluem dor, diminuição da amplitude de movimento e uma mudança visível na posição da escápula.
  • O tratamento para pode incluir fisioterapia (melhorar movimento, postura, fortalecer), medicamentos (para dor) e cirurgia (em raros casos).

Introdução – Importância da Escapula

ombro-anatomia-escapula
ombro-anatomia-escapula

A Escápula (osso no ombro) serve como uma base estável para ativação e funcionamento do manguito rotador.

A rotação da escápula é importante para o funcionamento adequado e movimento do ombro. Qualquer lesão óssea ou de tecido mole ao redor do ombro pode alterar as funções do ombro em movimento, ou em repouso e, assim, afetar toda a função no membro superior.

A escápula tem uma série de papéis importantes, servindo como o elo que transfere energia dos grandes músculos do tronco, extremidade inferior e núcleo para os músculos menores do braço durante os movimentos do braço.

Assim, a discinesia da escápula é uma mudança na posição normal de descanso ou ativa da escápula durante o movimento. O movimento anormal repetitivo do ombro pode aumentar as chances de lesão progressiva[1]Jung JW, Kim YK. Scapular Dyskinesis in Elite Boxers with Neck Disability and Shoulder Malfunction. Medicina. 2021 Dec 9;57(12):1347.

Discinesia da Escapula

discinesia escapular artigo
Figura 1. Classificação do teste de discinesia escapular. (a) Normais; (b) Sutil (no círculo vermelho); (c) Óbvio (no círculo vermelho). Fonte: Scapular Dyskinesis in Elite Boxers with Neck Disability and Shoulder Malfunction

A discinesia ocorre quando a escápula não está na posição correta ou não consegue se mover adequadamente. Isso pode levar a dor e diminuição da amplitude de movimento.

A discinesia escapular pode ser causada por uma variedade de fatores, incluindo má postura, desequilíbrio muscular, lesões por uso excessivo e trauma. A má postura pode levar a um movimento escapular exagerado, o que pode aumentar o risco de lesões.

Quando a biomecânica da escápula é considerada em relação à anatomia, torna-se evidente que a combinação de movimentos, planos e músculos envolvidos existe uma vasta gama de combinações que podem levar a uma função de movimento anormal.

Desequilíbrios musculares também podem levar a uma interrupção no movimento escapular normal. Lesões por uso excessivo do ombro e do manguito rotador, como tendinite, também podem levar à discinesia. Por fim, traumas, como queda ou golpe direto no ombro, também podem causar discinesia.

Os tratamentos comuns incluem fisioterapia, exercícios e órteses. Além disso, medicamentos para dor e anti-inflamatórios podem ser usados ​para reduzir a dor e a inflamação. A cirurgia pode ser necessária em casos graves.

A discinesia ocorre quando o movimento da escápula em relação ao tórax não ocorre de forma harmônica, levando à sobrecarga da articulação glenoumeral e dos vários grupos musculares envolvidos, causando dor e restrição de movimento.

Sintomas

diagnostico discinesia escapular
  • Dor: a dor é o principal sintoma da discinesia escapular. A dor pode estar localizada principalmente no ombro ou irradiar para outras áreas do corpo, como pescoço (cervical), braços e tórax.
  • Fraqueza: discinesia escapular pode causar fraqueza no ombro e no braço ao tentar levantar ou segurar objetos pesados.
  • Amplitude de movimento limitada: Dificuldade de elevar o braço, ou realizar rotação podem ser algumas das queixas iniciais.
  • Formigamento: pode ocorrer sensação de formigamento no ombro e no braço, pior ao movimento.
  • Dormência: Pode ocorrer dormência no braço e no ombro, com alteração de sensibilidade local, sensação de queimação associada.
  • Inchaço: pode ocorrer um leve edema (inchaço) do ombro e do braço devido à discinesia escapular.
  • Força diminuída: Pode ocorrer diminuição da força no ombro e no braço como resultado da discinesia escapular, resultado da dor e do equilíbrio muscular alterado.

SintomaDescrição
DorDor ao mover o ombro ou braço, geralmente uma dor incômoda.
FraquezaFraqueza nos músculos do ombro ou braço.
RigidezRigidez ou amplitude de movimento limitada no ombro.
Postura AnormalEscápula para fora ou curvada.
FormigamentoFormigamento ou dormência no ombro ou braço.

Causas comuns de discinesia escapular

A discinesia escapular pode ser relacionada a desequilíbrio ou fraqueza muscular. Além disso, atividades repetitivas como arremessar ou sacar que são usadas em excesso podem fazer com que ele se desenvolva. Um exame mais detalhado levanta a questão de como um controle motor inadequado da escápula ocorreu em primeiro lugar.

O desequilíbrio entre o trapézio, serrátil, elevador da escápula e peitoral menor resulta em discinesia. Alterações ósseas, como encurtamento da clavícula ou incongruência acromioclavicular, são frequentes.

Embora a fraqueza muscular ou o desequilíbrio possam desempenhar um papel na asa escapular, muitas vezes podem existir problemas neurológicos subjacentes que contribuem para o problema. Por exemplo, padrões de radiculopatia cervical, bem como deficiências no nervo torácico longo, podem contribuir para o problema geral da escápula alada e, na verdade, ser a raiz dele.

Um diagnóstico completo muitas vezes fará uma grande diferença nos resultados do tratamento.

Em resumo, as causas abaixo podem se relacionar com discinesia:

Diagnóstico

teste de retracao escapular
Figura 2 .Teste de retração escapular. O examinador primeiro realiza um teste de força manual de flexão tradicional (a). O examinador estabiliza a borda medial da escápula e repete o teste (b). Fonte: Current Views of Scapular Dyskinesis and its Possible Clinical Relevance

Uma avaliação completa do ombro deve observar a postura e a mobilidade dinâmica do ombro e da escápula. Mais importante, precisamos avaliar a interação entre o ombro e a escápula e não olhar para os dois isoladamente.

O diagnóstico envolve um exame físico ortopédico (dinâmico e estática), bem como exames de imagem, como raios-X e ressonância magnética. Durante o exame físico, o médico procurará sinais de movimento anormal das escápulas e também avaliará a amplitude de movimento e a força da musculatura. Durante o movimento dinâmico do braço, a discinesia escapular pode ser clinicamente caracterizada por proeminência da borda medial ou medial inferior, elevação escapular precoce ou encolhimento na elevação do braço e/ou rotação descendente rápida ao abaixar o braço

Os exames de imagem podem ajudar a descartar qualquer dano estrutural ou artrite como causa da discinesia escapular.

Em alguns casos duvidosos, principalmente com persistência de sintomas neuropáticos, um exame de eletroneuromiografia pode ser solicitado. O exame mede a atividade elétrica dos músculos e pode ajudar a determinar se há algum dano nervoso que possa estar causando a discinesia escapular. Também ajuda a identificar padrões anormais de atividade muscular.

ExameDescrição
Teste de retração escapularO paciente fica em pé com os braços estendidos à frente, depois fica contra uma parede e empurra os dois braços contra a parede enquanto retrai a escápula.
Teste de depressão escapularO paciente fica de pé com os braços estendidos à frente, depois fica de pé contra a parede e empurra os dois braços contra a parede enquanto abaixa a escápula.
Teste de elevação escapular assistidaO paciente fica em pé com os braços estendidos à frente, depois fica contra uma parede e empurra os dois braços contra a parede enquanto eleva a escápula com a ajuda do examinador.
Teste de protração escapularO paciente fica em pé com os braços estendidos à frente, depois fica contra uma parede e empurra os dois braços contra a parede enquanto protrai a escápula.

Diagnóstico diferencial de discinesia escapular

discinesia escapular mulher
Fonte: Swimming as Treatment of Scapular Dyskinesis
  • Lesão do manguito rotador: Lesão nos músculos do manguito rotador pode causar dor e diminuição do movimento da articulação do ombro.
  • Bursite: a inflamação das bursas do ombro pode causar dor e diminuição do movimento do ombro.
  • Ombro congelado: também conhecida como capsulite adesiva, é uma condição em que a cápsula do ombro fica inflamada e rígida, levando à diminuição do movimento do ombro.
  • Síndrome do desfiladeiro torácico: a compressão dos nervos e vasos do ombro pode causar dor, dormência e formigamento no ombro e no braço.
  • Doença do disco cervical: (hérnia de disco): lesão ou degeneração dos discos cervicais pode causar dor e diminuição do movimento do ombro.
  • Escoliose: a curvatura anormal da coluna pode causar dores nos ombros e braços.
  • Instabilidade do ombro: lesões ou danos nos ligamentos do ombro podem fazer com que o ombro fique solto e cause dor.
  • Síndrome do impacto do ombro: a compressão das estruturas do ombro pode causar dor e diminuição do movimento.

Possibilidades iniciais de tratamento

As possibilidades iniciais de tratamento para a discinesia escapular podem incluir fisioterapia, modificação da atividade e medicamentos anti-inflamatórios.

A fisioterapia é um componente chave no tratamento da discinesia escapular e pode ajudar a reduzir a dor associada. Isso normalmente inclui exercícios de fortalecimento para melhorar a postura e a estabilidade geral. A modificação da atividade pode ser necessária para reduzir a tensão nos ombros e pescoço. Isso geralmente inclui evitar atividades que envolvam movimentos acima da cabeça ou quaisquer outras atividades que possam causar dor.

Fisioterapia e fortalecimento

tratamento discinesia escapular

O tratamento da discinesia escapular tem sido tradicionalmente focado na mobilidade e no aumento da força. No entanto, estudos têm mostrado que as intervenções direcionadas à correção dessas deficiências têm pouca influência no próprio movimento escapular.

As razões para isso incluem a cronicidade dos déficits de mobilidade levando a adaptações ósseas e espessamento capsular, o resultado imediato, mas insustentável, do aumento do movimento após a aplicação da terapia manual devido à modulação da dor e não à correção do tecido, e exercícios terapêuticos projetados para atingir ombro específico e músculos escapulares com base em metodologias eletromiográficas.

Como resultado, o foco no aumento da força pode não ser a intervenção ideal.

A reabilitação da discinesia escapular não deve focar apenas na escápula, mas considerar toda a cadeia cinética, incluindo a extremidade inferior, coluna torácica e coluna cervical. Estudos encontraram diminuição da atividade muscular escapulotorácica, aumento da rigidez da coluna torácica e diminuição da mobilidade da coluna torácica em indivíduos com deficiências no ombro.

O controle motor do quadril e a força dos membros inferiores também podem contribuir para a discinesia escapular. Força e mobilidade não são suficientes para resolver o problema, portanto, uma abordagem abrangente deve ser adotada.

Medicamentos

Medicamentos anti-inflamatórios, como o ibuprofeno, cetoprofeno e diclofenaco, e analgésicos (como dipirona e paracetamol) podem ser prescritos para reduzir a inflamação e o inchaço na área do ombro. Esses medicamentos devem ser tomados conforme indicado por um médico e devem ser usados ​apenas como uma solução de curto prazo, pois o uso a longo prazo pode causar outros efeitos colaterais.

Em casos de dor aguda ou incapacitante, injeções de corticosteróides também podem ser usadas para reduzir a inflamação e a dor na área afetada, mas devem ser usadas apenas como último recurso.

Medicamentos para tratamento da discinesia escapular

  • Anti-inflamatórios não esteróides (AINEs) esses medicamentos agem reduzindo a inflamação e podem ajudar a reduzir a dor.
  • Relaxantes Musculares: Relaxantes musculares de ação periférica (dorflex) e de ação central (ciclobenzaprina, sirdalud) podem aliviar espasmos musculares, reduzir a dor e melhorar a amplitude de movimento.
  • Corticosteróides: Usados ​para reduzir a inflamação e a dor.

Cirurgia – é necessária?

A cirurgia raramente é necessária para o tratamento da discinesia escapular, mas em casos mais graves, pode ser recomendada. A cirurgia normalmente só é recomendada se todos os outros tratamentos falharam.

Prevenção

A melhor maneira de prevenir a discinesia escapular é tomar medidas para construir força e estabilidade nos músculos do ombro. Exercícios de fortalecimento, como ombros e elevações laterais, podem ajudar a aumentar a força e a estabilidade dos músculos do ombro e reduzir o risco de discinesia escapular. Também é importante incluir exercícios de alongamento em sua rotina de exercícios para melhorar a flexibilidade e reduzir o risco de desequilíbrios musculares.

Também é importante fazer pausas entre os exercícios que envolvem os músculos do ombro. Isso permitirá que os músculos descansem e reduzam o risco de discinesia escapular.

É importante aquecer antes do exercício e esfriar depois para evitar lesões. A forma adequada também deve ser usada ao realizar qualquer exercício de ombro para reduzir o risco de lesões.

Referências Bibliográficas

Referências Bibliográficas
1 Jung JW, Kim YK. Scapular Dyskinesis in Elite Boxers with Neck Disability and Shoulder Malfunction. Medicina. 2021 Dec 9;57(12):1347

Dr. Marcus Yu Bin Pai

CRM 158074 / RQE 65523, 65524 | Médico especialista em Acupuntura e Fisiatria pela USP. Área de Atuação em Dor pela Associação Médica Brasileira. Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo. Professor e Colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da USP. Diretor do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA).

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dr. Marcus Yu Bin Pai

Dr. Marcus Yu Bin Pai

CRM 158074 / RQE 65523, 65524 | Médico especialista em Acupuntura e Fisiatria pela USP. Área de Atuação em Dor pela Associação Médica Brasileira. Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo. Professor e Colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da USP. Diretor do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA).

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail