Cinetose – Enjoo por movimento – Aprenda mais!

cinetose enjoo movimento

Resumo sobre a cinetose

  • A cinetose, também conhecida como enjoo do movimento, é um distúrbio que ocorre quando o cérebro e o corpo discordam quanto ao movimento que sentem.
  • É mais comum em viagens de carro, barco, trem ou avião.
  • Os sintomas de enjôo incluem náusea, vômito, tontura e sudorese.
  • O enjôo pode ser evitado tomando medicamentos, evitando certos alimentos e bebidas e evitando a leitura durante a viagem.
  • Em alguns casos, pode ser útil olhar pela janela ou focar em um objeto estacionário distante.

Introdução

o que e cinetose

A cinetose, também conhecida como enjoo do movimento, é um distúrbio do ouvido interno que ocorre quando um indivíduo é exposto a um ambiente com sinais conflitantes dos sistemas visuais e de movimento do corpo. É um distúrbio comum do ouvido interno desencadeado pelo movimento e pode causar náuseas, vômitos, sudorese, tontura e fadiga. A cinetose pode afetar qualquer pessoa, mas é é mais comum em crianças e adolescentes, pois eles são mais propensos a serem expostos a atividades baseadas em movimento, como andar de carro, barco ou avião.

A causa exata da cinetose ainda é desconhecida. Acredita-se que o sistema vestibular do ouvido interno esteja envolvido na fisiopatologia. O sistema vestibular é responsável por acompanhar a orientação espacial do corpo e, quando exposto a sinais conflitantes dos sistemas de movimento e visual do corpo, pode causar uma interrupção no equilíbrio do corpo, resultando no surgimento de mal-estar e enjoo.

  • Cinetose é rara em crianças menores de 2 anos.
  • As mulheres costumam sentir enjoo do movimento, principalmente quando estão menstruadas ou durante a gravidez.
  • As pessoas que costumam ter enxaqueca também podem ter maior probabilidade de sentir enjôo e ter enxaqueca simultaneamente.

A cinetose pode ser evitada evitando atividades baseadas em movimento, como andar de carro ou avião,

Além disso, existem certas modificações no estilo de vida que podem ajudar, como evitar álcool e cafeína, além de comer refeições leves e limitar a exposição a odores fortes. Medicamentos como anti-histamínicos podem ajudar.

Os medicamentos são mais eficazes quando tomados para prevenir o enjoo do movimento, antes de viajar ou o mais rápido possível após o início dos sintomas.

Sintomas de cinetose

cinetose-por-que-ocorre
cinetose-por-que-ocorre

Os sintomas da cinetose incluem enjoo do movimento e uma sensação inespecífica, de mal-estar, náusea e cansaço, como:

  • Tontura – A sensação de sentir-se tonto e ter dificuldade em manter o equilíbrio é causada pela perda de equilíbrio dos canais de ouvido interno, responsáveis pela manutenção da postura corporal.
  • Náusea – Uma sensação desconfortável no estômago que pode ser acompanhada por vontade de vomitar é normalmente causada por um aumento na atividade do sistema nervoso autônomo, responsável pela regulação de processos corporais involuntários.
  • Suor – A resposta do corpo ao estresse ou medo, resultando na liberação de suor das glândulas sudoríparas, é causada pela liberação de hormônios como o cortisol e a adrenalina, que são liberados durante momentos de estresse e medo.
  • Dor de cabeça – Uma sensação desconfortável na cabeça, muitas vezes causada por uma tensão nos músculos do pescoço ou do couro cabeludo, é causada pela contração dos músculos ao redor da cabeça, que podem ser desencadeadas por estresse, tensão ou ansiedade.
  • Fadiga – Uma sensação de cansaço ou exaustão, muitas vezes causada por esforço físico ou mental, é causada pela falta de nutrientes ou oxigênio importantes para o bom funcionamento do corpo.
  • Batimentos cardíacos acelerados – Um aumento súbito na frequência dos batimentos cardíacos, geralmente devido a estresse ou excitação, é causado pela liberação de hormônios relacionados ao estresse, como cortisol e adrenalina, que aceleram o ritmo cardíaco.
  • Perda de Apetite – Uma diminuição no desejo de um indivíduo de comer, geralmente causada por estresse ou doença, é causada pela liberação de hormônios relacionados ao estresse, como cortisol e adrenalina, que interferem na produção de hormônios que regulam o apetite.
  • Dificuldade de concentração – Incapacidade de se concentrar em uma tarefa ou pensamento, geralmente causada por exaustão mental ou distração, é causada pela falta de nutrientes importantes para o bom funcionamento do cérebro, como glicose e açúcar, ou por uma sobrecarga de informações.

Esses sintomas geralmente desaparecem logo após o movimento parar. Com a exposição contínua ao movimento, os sintomas da cinetose normalmente diminuem em 1 a 2 dias.

SintomaDescrição
TonturaSensação de tontura, confusão e instabilidade, muitas vezes causada por um distúrbio no sistema vestibular e resultando em comprometimento do equilíbrio.
NáuseaSensação de desconforto no estômago caracterizada por vontade de vomitar.
VômitoA ejeção forçada do conteúdo do estômago pela boca.
Dor de cabeçaDor ou dor de cabeça, geralmente causada por um distúrbio nos vasos sanguíneos ou nos músculos da cabeça.
FadigaSensação de cansaço, tanto físico quanto mental, muitas vezes causada pela incapacidade do corpo de processar e usar adequadamente a energia.

O que causa a cinetose?

A cinetose surge quando o sistema responsável por manter o equilíbrio (ouvido interno, olhos e nervos sensoriais) fica confuso. Isso ocorre porque uma parte do seu corpo sente que você está se movendo, mas as outras partes não.

Por exemplo, se você está na cabine de um navio em movimento, seu ouvido interno pode sentir o movimento das ondas, mas seus olhos não veem nenhum movimento.

Essa confusão entre os sentidos causa enjoo.

  • Enjoo de movimento: O enjôo ocorre quando os olhos e ouvidos internos detectam um movimento diferente do que o corpo está sentindo, causando sensação de náusea e tontura.
  • Vírus: Vírus como o norovírus podem causar náuseas e vômitos graves, devido à infecção.
  • Intoxicação Alimentar: Comer alimentos contaminados pode resultar em intoxicação alimentar, que pode levar a náuseas, vômitos e dores abdominais.
  • Medicamentos: Alguns medicamentos podem causar náuseas, tonturas e vômitos como efeitos colaterais, dependendo da sua dosagem, como antidepressivos, antipsicóticos, sedativos, opióides, beta-bloqueadores e anti-histmínicos.
  • Álcool: Beber excessivamente pode levar a náuseas e vômitos, devido à intoxicação.
  • Estresse e ansiedade: Estresse e ansiedade prolongados podem causar náusea, tontura e vômito, devido à liberação de químicos no cérebro.
  • Gravidez: Mulheres grávidas geralmente sentem náuseas, tonturas e vômitos, o que é conhecido como enjôo matinal, e é devido às mudanças hormonais no corpo.
  • Simuladores de movimento: Simuladores de movimento, como montanhas-russas e passeios de realidade virtual, podem causar náusea e tontura devido à sensação de movimento que não é sentida pelo corpo.

Diagnóstico

A cinetose é um diagnóstico clínico que requer uma história completa e exame físico. Geralmente, não é necessário realizar mais exames laboratoriais ou radiográficos se a apresentação do paciente for típica ou se ele tiver um histórico de cinetose.

No entanto, no caso de um paciente com início súbito de sintomas de enjoo do movimento, pode ser necessário realizar uma investigação para enxaqueca, pois há uma estreita associação entre as duas condições. O tratamento profilático da enxaqueca pode não apenas aliviar as dores de cabeça, mas também melhorar a tontura associada e os sintomas de enjoo. Isso destaca a importância de considerar as comorbidades no diagnóstico e tratamento da cinetose.

Nome do exameDescrição Técnica do Exame
Exame OftalmológicoEste exame mede os movimentos oculares do paciente quando ele olha para um alvo em movimento. Pode ser usado para determinar se a visão está prejudicada, o que pode ser um sintoma de cinetose.
Teste de EquilíbrioEste exame mede o equilíbrio e a coordenação do paciente, colocando-o em pé sobre uma plataforma ou prancha que pode se inclinar e se mover. É usado para determinar se o equilíbrio está prejudicado, o que pode ser um sintoma de cinetose.

Diagnóstico Diferencial de Cinetose

  • Infecção do ouvido interno: infecção do ouvido interno, também conhecida como labirintite, pode causar sintomas de vertigem, náusea e vômito. É causada por uma infecção viral ou bacteriana do ouvido interno, que pode levar à inflamação do ouvido interno e a problemas de equilíbrio.
  • Doença de Ménière: a doença de Ménière é um distúrbio do ouvido interno que pode causar vertigem, perda auditiva e zumbido. É causada por uma anormalidade do fluido no ouvido interno, que pode levar a tonturas e náuseas.
  • Enjoo do movimento: O enjoo do movimento, também conhecido como cinetose, é uma condição na qual uma pessoa sente náuseas e vômitos devido ao movimento. É causada por um descompasso entre o que se vê com os olhos e o que se sente com o corpo.
  • Neurite vestibular: A neurite vestibular é uma inflamação do nervo vestibular, que pode levar a problemas de equilíbrio e tontura. É causada por um vírus e pode levar a sintomas de náuseas e vômitos.
  • Enxaqueca: a enxaqueca é um tipo de dor de cabeça que pode causar náuseas, vômitos e sensibilidade à luz e ao som. Eles são causados ​por um distúrbio do sistema nervoso, que pode levar a uma sensação de tontura e desequilíbrio.
  • Tumor cerebral: os tumores cerebrais podem causar uma variedade de sintomas, incluindo náusea, vômito e tontura. Eles podem ser benignos ou malignos e podem causar uma variedade de sintomas devido à localização e tamanho do tumor.
  • Hipoglicemia: A hipoglicemia, ou baixo nível de açúcar no sangue, pode causar sintomas de tontura e náusea. É causada por uma diminuição nos níveis de açúcar no sangue, o que pode levar a uma sensação de desequilíbrio e tontura.
  • Efeitos colaterais de medicamentos: Certos medicamentos, como antibióticos e quimioterápicos, podem causar efeitos colaterais como náusea, vômito e tontura. Esses efeitos colaterais podem ser causados ​por uma reação ao medicamento ou devido a uma overdose.

Tratamento inicial

tratamentos para cinetose

O tratamento inicial para enjoo do movimento geralmente envolve medicamentos para aliviar os sintomas, como anticolinérgicos, anti-histamínicos ou escopolamina.

Os anticolinérgicos funcionam bloqueando a acetilcolina, uma substância química envolvida no envio de mensagens aos músculos e glândulas que controlam o equilíbrio do corpo. Os anti-histamínicos bloqueiam a ação da histamina, uma substância química envolvida na resposta imune. A escopolamina é uma droga que bloqueia os sinais nervosos para o cérebro.

Em alguns casos, tratamentos comportamentais podem ser usados ​para reduzir os efeitos da cinetose. Isso inclui focar em um objeto estacionário, evitar a leitura durante o movimento e manter a cabeça imóvel durante o movimento. Além disso, algumas pessoas acham que comer refeições pequenas e frequentes, evitar álcool e cafeína e beber muitos líquidos podem ajudar a reduzir os sintomas da cinetose.

Medicamentos para Tratamento de Cinetose

  • Benzodiazepínicos:
    • Mecanismo de ação: Os benzodiazepínicos atuam ligando-se ao receptor GABA, aumentando o efeito do neurotransmissor ácido gama-aminobutírico (GABA) resultando em propriedades sedativas, hipnóticas, ansiolíticas, anticonvulsivantes e relaxantes musculares.
    • Benefícios: Diminui a ansiedade, induz relaxamento, alivia tensões e espasmos musculares e reduz tonturas e náuseas.
  • Anti-histamínicos:
    • Mecanismo de ação: Os anti-histamínicos agem bloqueando os efeitos da histamina, uma substância química liberada pelo corpo durante uma reação alérgica, que causa coceira, espirros e aumento da produção de muco.
    • Benefícios: reduz os sintomas de alergias, como coceira, espirros e corrimento nasal.
  • Anticolinérgicos:
    • Mecanismo de ação: Os anticolinérgicos agem bloqueando a ação da acetilcolina, um neurotransmissor liberado durante uma reação alérgica, causando sonolência, diminuição da salivação e diminuição da produção de sucos digestivos.
    • Benefícios: reduz os sintomas de alergias, como sonolência e diminuição da salivação.
  • Corticosteróides:
    • Mecanismo de ação: Os corticosteróides funcionam bloqueando a liberação de mediadores inflamatórios, como histamina e leucotrienos, que causam inchaço e inflamação.
    • Benefícios: reduz a inflamação e o inchaço.
  • Antieméticos:
    • Mecanismo de ação: Os antieméticos agem bloqueando a ação da serotonina, um neurotransmissor, que é liberado durante uma reação alérgica, causando náuseas e vômitos.
    • Benefícios: reduz os sintomas de náusea e vômito.

Prevenção da Cinetose

Antes da viagem

Coma antes de uma viagem – evite viajar com o estômago vazio. Coma alimentos leves, macios, com baixo teor de gordura e baixo teor de ácido.
Um estudo descobriu que o gengibre tomado antes de uma viagem pode ajudar a limitar o enjôo.
Medicamentos anti-enjôo são úteis em alguns casos.
Evite comer uma refeição pesada no jantar ou no café da manhã. Além disso, evite alimentos picantes ou gordurosos.
Não beba álcool na noite anterior a uma viagem.

Durante a viagem

Evite a desidratação – tome pequenos goles de água para mantê-lo hidratado.
Tente usar técnicas de relaxamento, como ouvir música enquanto se concentra na respiração ou realizar uma atividade mental, como contar de 100 para trás.
Evite ler ou assistir a um vídeo ou filme.
Tentar dormir ou descansar com os olhos fechados pode ajudar. Coloque seu assento na posição reclinada se estiver em um avião.
Não olhe para objetos em movimento, como ondas. Olhe para a frente em um ponto fixo no horizonte.
Respire ar fresco, se puder. Evite cheiros fortes de tabaco, comida ou fumaça durante a viagem.
Sente-se no local com menos movimento; banco da frente do carro, sobre as asas da aeronave ou no meio do navio. Enfrente a frente em um grande navio.

A estratégia de prevenção mais importante é garantir que você esteja bem descansado e hidratado antes de se envolver em atividades que possam causar enjoo. Além disso, tente manter a área bem ventilada e evite odores fortes, como perfumes, colônias e fumaça de cigarro. Se você estiver andando de carro, barco ou avião, pode ajudar sentar no banco da frente, olhar pela janela e focar em um objeto distante.

Além disso, pode ser útil fazer pausas a cada 30 minutos para sair e esticar as pernas. Se você estiver jogando videogame, tente jogar em uma área com movimento mínimo e evite movimentos bruscos. Finalmente, se você já está sentindo os efeitos da cinetose, tente encontrar um lugar para descansar e relaxar até que os sintomas desapareçam.

Prognóstico

Casos leves de cinetose geralmente se resolvem sozinhos em algumas horas ou dias. Casos graves, no entanto, podem exigir intervenção médica.

Em geral, a maioria dos casos de cinetose pode ser evitada evitando o movimento que desencadeia os sintomas. Além disso, medicamentos e remédios de venda livre podem ser usados ​para reduzir os sintomas e ajudar o indivíduo a se sentir melhor.

Em alguns casos, tratamentos médicos mais agressivos podem ser necessários para ajudar o indivíduo a se recuperar. É importante procurar atendimento médico se os sintomas da cinetose se tornarem insuportáveis ​ou durarem muito tempo.

Perguntas frequentes sobre cinetose

Quais são os sintomas da cinetose?

Os sintomas mais comuns da cinetose são náusea, tontura, sudorese e vômito. Outros sintomas podem incluir dor de cabeça, fadiga, dificuldade de concentração e sensação de mal-estar. Em casos graves, podem ocorrer desmaios e palidez.

O que causa a Cinetose?

A cinetose é causada por um desacordo entre o ouvido interno e os olhos. O ouvido interno detecta movimento e envia sinais ao cérebro, enquanto os olhos detectam objetos estacionários e também enviam sinais ao cérebro. Quando esses sinais entram em conflito, o cérebro pode ficar confuso e os sintomas resultantes de cinetose podem ocorrer.

Quem corre o risco de cinetose?

Qualquer um pode estar em risco de enjoo, embora alguns sejam mais propensos do que outros. Crianças, mulheres grávidas e pessoas com problemas no ouvido interno são mais propensas a sentir enjoo. Além disso, os passageiros que se sentam no banco de trás de um carro, as pessoas que leem enquanto estão em movimento e aqueles que não estão familiarizados com o movimento também são mais propensos a enjoo.

O que posso fazer para prevenir a cinetose?

Existem várias maneiras de reduzir o risco de enjoo. Sentar-se no banco da frente de um carro ou avião pode ajudar a reduzir o grau de movimento sentido. Além disso, focar em um objeto estacionário fora do veículo, fechar os olhos e respirar profunda e lentamente pode ajudar a reduzir os sintomas de enjoo.

Quais mudanças no estilo de vida podem ajudar a reduzir a cinetose?

Mudanças no estilo de vida que podem ajudar a reduzir os sintomas do enjoo incluem evitar ler e comer durante o movimento, evitar álcool e cafeína e parar de olhar para telas ou livros. Além disso, sentar no banco da frente de um carro pode ajudar a reduzir o grau de movimento sentido.

A cinetose pode ser evitada?

Sim, existem medidas que podem ser tomadas para reduzir o risco de enjoo. Sentar-se no banco da frente de um carro, focar em um objeto parado fora do veículo e fechar os olhos pode ajudar a reduzir os sintomas do enjoo. Além disso, existem vários medicamentos disponíveis sem receita e por prescrição que podem ajudar a prevenir o enjoo.

Quanto tempo dura a Cinetose?

A duração do enjoo pode variar de pessoa para pessoa. Geralmente, o enjoo se resolve sozinho em algumas horas. Se os sintomas persistirem, é importante procurar orientação médica.

Dr. Andrew Seung Ho Park

CRM-SP: 157730 RQE: 67991 | Médico especialista em Fisiatria e Acupuntura. Residência Médica de Fisiatria pelo HC-FMUSP. Residência Médica em Neurofisiologia Clínica pelo HC-FMUSP. Pós-Graduação em Dor pelo Centro de Dor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Professor Colaborador do CEIMEC – Centro Integrado de Estudo em Medicina Chinesa. Membro Titular da Sociedade Brasileira de Medicina Física e Reabilitação (SBMFR).

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dr. Andrew Seung Ho Park

Dr. Andrew Seung Ho Park

CRM-SP: 157730 RQE: 67991 | Médico especialista em Fisiatria e Acupuntura. Residência Médica de Fisiatria pelo HC-FMUSP. Residência Médica em Neurofisiologia Clínica pelo HC-FMUSP. Pós-Graduação em Dor pelo Centro de Dor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Professor Colaborador do CEIMEC – Centro Integrado de Estudo em Medicina Chinesa. Membro Titular da Sociedade Brasileira de Medicina Física e Reabilitação (SBMFR).

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail