Zumbido na Cabeça

zumbido na cabeça

O zumbido na cabeça é uma queixa bastante desconfortável para os pacientes que sentem, pois além do desconforto, quando o paciente refere que está com esse desconforto há bastante tempo, isso pode causar irritabilidade.

Apesar de não ser uma doença ou o causador de algum mal, o zumbido na cabeça se trata de um sintoma. Logo, é necessário investigar e entender o que está acontecendo para que o diagnóstico seja feito e o tratamento seja iniciado.

Entende-se que esse sintoma pode sugerir um problema auditivo, por exemplo, ou  algo no corpo está levando a inflamação para o sistema auditivo. Quando o paciente refere à percepção dos zumbidos na cabeça, o profissional deverá fazer uma investigação baseada na queixa e em sintomas relacionados a fim de que se chegue no diagnóstico correto.

Avaliação clínica da audição

A avaliação clínica da audição é bastante indicada, para que se entenda se há algum desequilíbrio que precisa de atenção. O primeiro passo é observar os canais auditivos do paciente para que se verifique se há algum sinal de infecção local ou alguma indicação de entupimento por excesso de cera.

Zumbido na cabeça

Avaliação médica e exames

A investigação pode ser multiprofissional, dividida entre o médico otorrinolaringologista e o profissional fonoaudiólogo. Na avaliação pode ser feito o exame de audiometria para avaliar o grau de sensibilidade ao som do paciente.

O exame consiste basicamente em verificar a capacidade que o paciente possui em ouvir sons de baixa intensidade, quanto menor for a intensidade de som que o paciente escuta, melhor é a sua capacidade auditiva.

Outro exame bastante utilizado para entender sobre os zumbidos na cabeça é a acufenometria. É um exame que basicamente vai relacionar a possibilidade de um zumbido no ouvido estar sendo apresentado pelo paciente, por exemplo, neste meio de diagnóstico o exame irá avaliar qual é o mínimo de estímulo sonoro necessário para que o paciente pare de ouvir o zumbido como som mais alto.

Perda auditiva

Os pacientes que referem zumbido na cabeça podem apresentar algum grau de perda auditiva, estudos demonstram que o zumbido pode ser indicativo de perda parcial de audição.

Por ser uma condição que pode afetar pacientes de todos os grupos, as causas demonstradas em estudos e pesquisas do zumbido na cabeça são expostas por meio de um certo nível de surdez que faz com que o paciente tenha alterações que estão relacionadas ao processo da audição e quando o som deixa de entrar nos ouvidos, o zumbido ocorre.

perda parcial da audição

Algumas causas mais comuns encontradas na literatura para zumbido na cabeça, além da perda parcial da audição são por:

Otites, tumores cerebrais, produção excessiva de cera, labirintite, alterações de caráter degenerativo ou patológico dos nervos ou dos ossos envolvidos na captação sonora, infecções, exposição frequente a sons mais altos que o indicado, pacientes em processo degenerativo natural pelo avanço da idade, perfurações e inflamações no tímpano, dentre outras.

Tratamento

Quando o paciente expõe essa percepção de zumbido, o médico otorrinolaringologista fará uma avaliação mais abrangente para entender o quadro do paciente e propor opções de tratamento que condizem com a necessidade clínica, entender a frequência e a intensidade são excelentes norteadores de diagnóstico, por isso, a auto percepção do paciente é fundamental no processo.

Uma curiosidade é que a percepção auditiva do paciente tende a ser mais alta do que realmente parece, alguns profissionais conseguem estabelecer qual é a frequência em decibéis, por exemplo.

A automedicação é extremamente danosa para os pacientes que tentam mascarar o sintoma, pois muitas vezes fazem uso de analgésicos indiscriminadamente.

O zumbido na cabeça é um sintoma que só tende a se amenizar quando o tratamento para o problema causador é iniciado. Diante das possibilidades terapêuticas, o paciente consegue alcançar uma maior qualidade de vida reduzindo o desconforto.

Zumbido na cabeça

Quando o paciente é hipertenso e não faz uso dos medicamentos corretamente, tem uma alimentação inadequada e rica em sódio ou precisa de ajustes de dose dos medicamentos, o zumbido na cabeça pode ser um dos sintomas da elevação da pressão arterial. Quando a pressão está descontrolada, o paciente refere este sintoma e precisa de uma intervenção clínica para chegar aos níveis normais, pois a elevação da pressão arterial descontrolada pode ocasionar problemas que podem custar a vida do paciente, como a lesão das artérias, aneurismas e até mesmo infarto.

Concluindo

O zumbido na cabeça ocorre, na maioria dos casos, por problemas auditivos e é emitido pelo cérebro. Existem causas que também podem fazer com que o paciente refira o sintoma, sendo eles: espasmos musculares na mandíbula, exposição a sons elevados, baixos níveis de serotonina, algumas classes medicamentosas como alguns analgésicos, medicamentos anti-inflamatórios e antibióticos, problemas neurológicos, quadros de ansiedade e estresse e inflamação no canal auditivo.

Quando o paciente procura ajuda, ele deve falar sobre todos os sintomas relacionados. Um dos tratamentos sugeridos pelos médicos, é a acupuntura, além disso, a estimulação magnética transcraniana também tem sido bastante eficaz no tratamento do sintoma.

Dr. Carlos Roberto Babá

CRM-SP 47825 / RQE 12910, 19925.

Médico especialista em Ortopedia, Traumatologia e Acupuntura.

Médico Colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).

Membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia (SBOT).

Atuação na Área Clínica e de Ensino Médico.

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dr. Carlos Roberto Babá

Dr. Carlos Roberto Babá

CRM-SP 47825 / RQE 12910, 19925.

Médico especialista em Ortopedia, Traumatologia e Acupuntura.

Médico Colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).

Membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia (SBOT).

Atuação na Área Clínica e de Ensino Médico.

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail