Anorexia Nervosa

como saber anorexia nervosa

A anorexia nervosa é uma doença complexa acompanhada de transtornos alimentares. A condição é caracterizada pelo desejo deliberado do paciente de reduzir seu próprio peso. 

Vários médicos estão envolvidos no exame e tratamento desta doença em simultâneo – um psiquiatra, um psicólogo, um nutricionista, um pediatra.


Descrição da anorexia nervosa

o que é anorexia nervosa

A anorexia em crianças é menos comum do que em adultos – 4-6% versus 8-15%. Segundo as estatísticas, o problema ocorre não antes de 11 a 12 anos. 

As meninas são predominantemente afetadas. No entanto, nos últimos anos, o número de meninos que apresentaram anorexia na adolescência vem aumentando (de 0,29% para 1,14%).


A anorexia é uma doença que hoje levanta mais perguntas do que respostas. A patologia é difícil de identificar nos estágios iniciais do desenvolvimento, pois a própria criança não entende imediatamente que se recusa deliberadamente a comer. 

Os cientistas acreditam que os dados oficiais não revelam totalmente o quadro completo da disseminação do problema, uma vez que as estatísticas consideram apenas casos clinicamente significativos (complicados) quando uma criança precisa de cuidados intensivos.


A anorexia nervosa é uma doença caracterizada pela combinação de um distúrbio psicológico/psiquiátrico com distúrbios somáticos. 

No contexto de uma mudança no comportamento de uma criança devido à falta de nutrientes no corpo, ocorrem várias mudanças negativas e perigosas. Eles afetam o funcionamento de quase todos os órgãos e sistemas. 

Dependendo da perda de peso corporal, os seguintes graus de gravidade da doença são distinguidos:

І – déficit de peso corporal é de 10 a 19%;

II – 20-29%

ІІІ – mais de 30%.

O perigo da anorexia em crianças está no funcionamento inadequado dos órgãos e sistemas internos no contexto da desnutrição. Isso ameaça o desenvolvimento de consequências como exaustão geral, desenvolvimento prejudicado do sistema nervoso, doenças do sistema musculoesquelético, infertilidade, disfunção gastrointestinal e outros.


Ao identificar sinais de anorexia nervosa infantil, é recomendável não perder tempo tentando em vão consertar algo por conta própria. Somente a assistência qualificada de vários especialistas ao mesmo tempo alcançará um bom resultado terapêutico. 

E quanto mais cedo o tratamento for iniciado, mais cedo a recuperação virá.


Sintomas de anorexia nervosa

O principal sintoma da anorexia infantil é a magreza excessiva da criança. A detecção precoce da doença nem sempre é fácil. Especialmente se a criança não for submetida a exames médicos regulares, durante os quais são feitas as medidas antropométricas

A maioria dos pacientes chega ao conhecimento de especialistas já em casos avançados, quando é necessário tratamento médico sério.

Além da falta de peso, a anorexia pode se manifestar das seguintes maneiras:

  • perda de apetite e falta de vontade de comer;
  • fraqueza geral;
  • distúrbios de sono;
  • pele pálida devido à anemia;
  • irritabilidade;
  • ataques bulímicos – desejo excessivo de comer;
  • deterioração da condição do cabelo, unhas, pele;
  • aumento dos episódios de infecções respiratórias;
  • má cicatrização mesmo de pequenas lesões.

Além dos sinais acima, o quadro clínico pode ser acompanhado por sintomas de disfunção de órgãos internos. Na maioria das vezes, as crianças queixam-se de palpitações, falta de ar, aparecimento de edema nas extremidades inferiores e náuseas.

SintomaDescrição
Perda de pesoPerda de peso inesperada e rápida devido à restrição severa da ingestão de alimentos
Alterações de humorMudanças extremas e repentinas de humor, muitas vezes acompanhadas de irritabilidade e depressão
Baixa autoestimaSensação de inutilidade e falta de confiança em si mesmo
Pensamentos obsessivosPreocupação constante com alimentação, dieta e imagem corporal
Isolamento socialEvitação de situações sociais devido ao medo de julgamento ou crítica
FadigaExaustão mesmo após uma noite inteira de sono, possivelmente devido à falta de nutrição
Distúrbio do sonoInsônia, incapacidade de adormecer ou permanecer dormindo ou sono excessivo


Causas da Anorexia Nervosa em Crianças

anorexia nervosa

A causa da anorexia nervosa infantil é considerada a insatisfação dos adolescentes com seus corpos. 

Devido à constante influência da mídia, o cultivo de certos ideais de beleza, a demonstração do sucesso de representantes individuais do show business, os estereótipos são formados nos adolescentes. 

Eles se avaliam e tentam ser como seus ídolos. Como resultado de tais comparações, surge a insatisfação com o próprio corpo.

 Uma das opções para resolver o problema aos olhos de um adolescente é a recusa intencional de uma boa alimentação.


Psicólogos e psiquiatras no decorrer da pesquisa descobriram que a maioria dos pacientes com anorexia nervosa é hipersocial. 

Isso significa que é muito importante para eles:

– ser o centro das atenções;

– receber feedback positivo sobre suas atividades e aparência;

– alcançar o sucesso nos empreendimentos diários.

60-65% dos adolescentes que sofrem desta doença são os líderes da classe, círculo ou outras reuniões. 

Muitos pacientes têm um “excelente complexo estudantil”. Portanto, se não atendem aos critérios de seu ideal, tais adolescentes estão propensos a medidas radicais para atingir a meta. Uma delas é a recusa de alimentos para perda de peso mensurável.


Os psicólogos também apontam para possíveis problemas na família quando os pais são muito exigentes com a criança e constantemente dão o exemplo a outras crianças ou mesmo adultos.

O problema é que nos estágios iniciais da doença é muito difícil distingui-la dos desentendimentos habituais dos adolescentes com os adultos. Isso causa a progressão da anorexia e alterações graves nos órgãos internos. 

Infelizmente, na maioria dos casos, pacientes com formas já avançadas de anorexia vêm à consulta. Por isso, os pais devem dedicar mais tempo ao trabalho e conversar com os filhos. E se forem identificados quaisquer problemas ou reclamações suspeitas, não se deve pensar que passarão por si. 

É importante procurar ajuda a tempo, até que mudanças irreversíveis se desenvolvam nos órgãos e sistemas.


Diagnóstico de anorexia nervosa em crianças

O diagnóstico da anorexia envolve uma análise abrangente da condição da criança, considerando vários fatores. O médico que conduz a recepção se comunica em detalhes tanto com o próprio paciente quanto com seus pais.


Ao coletar uma anamnese, atenção especial é dada aos seguintes pontos:

– duração das alterações existentes nos transtornos alimentares;

– dinâmica de crescimento, peso corporal (desde o início da doença até o momento presente);

– mudanças no ciclo menstrual em meninas;

– o uso de métodos físicos ou medicamentosos para perda de peso – provocando um reflexo de vômito, tomando laxantes, etc .;

– a presença de comorbidades.

Depois disso, o paciente é pesado, o índice de massa corporal (IMC) é calculado. O médico avalia a presença de distúrbios digestivos. Para avaliar completamente a função do corpo, o paciente passa por uma série de testes laboratoriais:

Na presença de desvios no funcionamento do trato gastrointestinal ou do sistema cardiovascular, eletrocardiograma (ECG) e fibroesofagogastroduodenoscopia (FEGDS) são realizados adicionalmente.


O paciente também é consultado por psiquiatra, psicólogo, nutricionista. Com base nas informações recebidas, é estabelecido um diagnóstico de anorexia nervosa em crianças, a causa mais provável é identificada e um programa de tratamento abrangente é elaborado.


Tratamento da anorexia nervosa em crianças

dieta anorexia nervosa

A anorexia em crianças é uma condição clínica grave que requer uma abordagem passo a passo para o tratamento do paciente. A terapia é realizada com a ajuda de dieta, medicação e psicoterapia. Individualmente, nenhum desses métodos tem o resultado desejado.


Todo o processo de tratamento conservador de pacientes com anorexia pode ser dividido em três grandes etapas:

  1. Não específico. Esta é a fase inicial do tratamento. Consiste na correção das funções vitais do corpo. Os médicos com a ajuda de medicamentos normalizam o equilíbrio salino-água, a concentração de eletrólitos no sangue. A tolerância alimentar normal é restaurada gradualmente (o corpo se acostuma e “aprende” a aceitar e assimilar adequadamente). O principal objetivo desta etapa é retomar o funcionamento de todos os órgãos e sistemas. A duração deste período varia de 7 a 14 dias.
  2. Específico. Nesta fase, o déficit de peso corporal é corrigido. Quando o corpo está pronto para comer, os nutricionistas desenvolvem um cardápio individual para cada paciente. Além disso, um psicoterapeuta lida diariamente com a criança para corrigir os motivos psicoemocionais da recusa alimentar, para encontrar maneiras de resolver o problema que surgiu. O objetivo desta fase é restaurar o peso corporal normal do paciente e eliminar a causa da anorexia. A duração do estágio é de até 1 mês.
  3. Reabilitação. Nesta fase, a criança já está em casa. Ele volta ao ritmo normal da vida. O psicoterapeuta pode manter contato com o paciente, prestando a assistência psicológica necessária visando à prevenção da recaída. O objetivo desta fase é consolidar o resultado alcançado.

O tratamento da anorexia em crianças não é apenas trabalho dos médicos, mas também dos pais. Eles se tornam os principais assistentes da criança na fase de reabilitação.


É importante lembrar que prevenir o desenvolvimento da anorexia é muito mais fácil do que tratá-la. Portanto, os pais devem sempre ouvir seus filhos, não ignorar seus problemas e experiências, e buscar ajuda psicológica qualificada a tempo.

A literatura considera que a anorexia nervosa é uma doença psiquiátrica potencialmente mortal que se desenvolve predominantemente em mulheres por volta da puberdade, mas está sendo cada vez mais reconhecida como também afetando meninos, homens e mulheres ao longo da vida.

A base de evidências para o tratamento da anorexia nervosa está avançando, embora de forma desigual. As evidências apontam para o benefício do tratamento baseado na família para os jovens.

Para adultos, nenhuma abordagem específica mostrou superioridade e, atualmente, uma combinação de realimentação e psicoterapia, como tratamento clínico de suporte especializado, terapia cognitivo-comportamental ou psicoterapia interpessoal, é recomendada.

Os ECRs não abordaram suficientemente as abordagens de tratamento mais complexas vistas em ambientes de prática de rotina, como tratamento multidisciplinar ou nível de atendimento, nem investigaram especificamente o tratamento em populações etnicamente diversas.

Desafios metodológicos que impedem o progresso na pesquisa controlada para anorexia nervosa são explicados.

A revisão destaca modalidades de tratamento promissoras e baseadas em evidências para a anorexia nervosa e apresenta uma análise triangulada, incluindo pesquisas controladas, diretrizes práticas e tratamentos emergentes para informar e apoiar a tomada de decisões clínicas.

Dr. Marcus Yu Bin Pai

CRM 158074 / RQE 65523, 65524 | Médico especialista em Acupuntura e Fisiatria pela USP. Área de Atuação em Dor pela Associação Médica Brasileira. Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo. Professor e Colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da USP. Diretor do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA).

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dr. Marcus Yu Bin Pai

Dr. Marcus Yu Bin Pai

CRM 158074 / RQE 65523, 65524 | Médico especialista em Acupuntura e Fisiatria pela USP. Área de Atuação em Dor pela Associação Médica Brasileira. Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo. Professor e Colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da USP. Diretor do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA).

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail