Autoconhecimento : A Chave do Conhecimento de Si

Na prática psicoterapêutica é bastante comum a procura por ajuda com o tema autoconhecimento nos consultórios de Psicologia.

O autoconhecimento é uma questão de autocuidado e faz parte da evolução da humana. Não raro é a disseminação desse assunto pelos meios de comunicação em massa.

Diversas correntes teóricas e científicas tentam explicar essa temática a sua maneira e contextos diferentes também, como: Educação, Negócios, Esporte, Filosofia e Espiritualidade, por exemplo.

Esse tópico tem sido explorado costumeiramente e não à toa devido propor alinhar trajetória de vida pessoal e vida profissional de sucesso atrelada à saúde.

Assim como o autoconhecimento é repleto de uma gama variedade de nichos de interesse, a palavra que derivou o termo autoconhecimento também o é.

Vejamos a seguir breve descrição:

  • Conhecimento Científico: caracterizado pela racionalidade e investigação da realidade de forma metódica e sistemática por meio de experimentos que possibilitem a compreensão lógica de fatos ou questões não palpáveis;
  • Conhecimento Técnico: objetiva a operacionalização técnica de um saber;
  • Conhecimento Filosófico: caracteriza-se pela racionalidade, porém não experimental e se preocupa em estudar o cerne da questão de maneira sistemática;
  • Conhecimento Teológico: está fundamentado na fé, sendo lógico, racional e dedutivo;
  • Conhecimento Místico: baseia-se na intuição e no modelo sobrenatural;

Historicamente, o conceito de autoconhecimento foi influenciado pela história da globalização em âmbitos com adjetivos relacionados à divindade, moralidade e consciência humana.

Concepções atuais sobre o desenvolvimento do autoconhecimento sinalizam que a introspecção é um fator extremamente importante nesse processo. Para tanto, o isolamento facilitaria o atingimento de níveis de autoconhecimento de altas proporções.

Para teóricos do campo da análise, a construção do autoconhecimento se daria na observação dos cenários mentais internos, a saber: sensações, ideias, pensamentos e percepções.

Outras correntes teóricas defendem que o autoconhecimento é uma espécie de consciência que, justamente advêm do conhecimento com a interação com o outro, tendo origem no mundo social.

As teorias do comportamento humano afirmam que, a compreensão do autoconhecimento ocorre da relação que se estabelece com o ambiente externo, por meio de exposições de reforçamento, ou seja, das experiências geradoras de conduta semelhante a ele ou ao espaço de interação.

No autoconhecimento, o conhecimento sempre será algo subjetivo e permanente determinado pelo comportamento do sujeito independentemente do presente ou passado. Pode-se dizer, portanto que, o senso de mudança fará parte desse movimento duradouro.

Ainda na linha do behaviorismo radical de Skinner, o delineamento do autoconhecimento faz jus ao comportamento consciente de ações autodescritivas com base na consciência.

Para o autor, indivíduos mais conscientes demonstram maiores níveis de sensibilidade no controle do ambiente, expandindo a capacidade discriminatória e de descrição dos comportamentos de si e daqueles que os cercam.


Autoconhecimento – atividade investigativa

O autoconhecimento é uma atividade investigativa de si mesmo. É olhar para traços da personalidade que conhecemos ou desconhecemos e o mais importante sem culpa, pois pode ser um processo doloroso de descobertas.

Como passos para esse caminho de descobrimentos têm-se:

1. Compromisso Interno: capacidade de envolvimento direcionado ao self onde há investimento físico e mental voltado em prol de um compromisso construtivo;

2. Auto-Observação Constante: deve ser praticada permanentemente para tornar-se natural, algum sentimento que incomoda ou passa despercebido é um bom caminho para esse treino;

3. Autorresponsabilidade: é uma habilidade que pode ser desenvolvida e possibilita desenvolver a realidade em torno de nós

4. Checagem Mental Diária: funciona como exercício de recapitulação mental diária daquilo que aconteceu de modo estruturado cuja verificação de reações a eventos evita o acúmulo no inconsciente. Exemplo de Checagem Mental Diária:

  • a) Data
  • b) Evento(s) conflituoso(s)
  • c) Reação/Ação desencadeada
  • d) Sentimento(s) e Sensações no corpo
  • e) Julgamento(s) em relação a si

Meditação: o estado meditativo se caracteriza pelo grau de presença e nível de consciência. A atividade que pode acontecer na forma de meditação passiva (sentada em concentração) quanto meditação ativa (realizando uma refeição);

meditacao

Importância do autoconhecimento

Ter autoconhecimento será algo essencial tanto na vida emocional quanto profissional. É uma condição que proporciona sabedoria, facilidades em lidar com questões em volta que surgem, consciência dos próprios limites, ciência das capacidades circundantes e manejo diante de imprevistos.

Como a natureza do autoconhecimento é de origem das interações sociais, a influência das ações e conhecimento torna o ambiente positivo e o local se apresenta mais agradável.

Caso contrário, se há desorientação diante de nós e das circunstâncias, o ambiente também será caótico. Além do mais, possibilita romper com padrões comportamentais destrutivos, suspender a autossabotagem, potencializar as habilidades e quebrar paradigmas.

Portanto, é contumaz ter situações de maneira mais saudável e cultivar saúde mental melhorando o autoconhecimento da seguinte forma:

  • A. Sair do piloto automático frente a comportamentos do dia a dia;
  • B. Tomar consciência dos propósitos e sonhos de vida;
  • C. Estar em contato com sua história e de seus antepassados;
  • D. Perceber o que causa os sentimentos: vaidade, raiva e inveja;
  • E. Ter firmeza, disciplina e determinação;
  • F. Dar importância a sai como um ato de generosidade;
  • G. Fazer escolhas mais assertivas com os seus propósitos;
  • H. Praticar o amor-próprio;
  • I. Exercitar a auto-observação do estado emocional.

Psicoterapia e o trabalho no autoconhecimento

A psicoterapia se demonstra como método científico de autoconhecimento eficaz para obtenção da percepção de si mesmo acerca de sentimentos, pensamentos e comportamentos e, na medida do possível, de aprendizagem e de crescimento.

Tem sido notável o aumento do número de abordagens psicológicas voltadas para o cuidado de saúde mental na atualidade.

Assim como o autoconhecimento, a psicoterapia é o movimento existencial dinâmico que nos coloca em um processo de mudança em camadas de níveis conscientes e inconscientes em uma rede comunicação com informações do mundo exterior versus a matriz interna de identidade.

Para obter o autoconhecimento é indicada uma conduta pautada na paciência e compaixão por si mesmo, o que significa reconhecer aspectos da evolução humana que são transformadores internamente para um despertar interno natural.

Nele é trabalhado elementos das emoções com foco no equilíbrio emocional, mergulhando na reflexão de arcabouço de sensações. Também é saber lidar com a maximização de potenciais e minimização de limites.


Benefícios do autoconhecimento

Existem alguns benefícios do autoconhecimento:

1) Desenvolvimento da Inteligência Emocional

2) Melhora no Estabelecimento de Relacionamentos Sociais

3) Aumento da Autoestima

4) Saber Dizer Não

5) Afastamento de Situações Tóxicas

6) Realização Profissional:

7) Consciência do Propósito de Vida


Esse processo terapêutico é salutar e justamente reflexivo norteador de pontos de encontro em busca de perspectivas que corroborem e ao mesmo tempo denotem novos rumos de vida.

Muitos estudos científicos relatam que a presença de autoconhecimento melhora taxas de saúde mental, com níveis maiores de empatia, motivação, autoestima, autocompaixão e com níveis menores de ansiedade e depressão.

O estado de plenitude pode ser vivenciado quando o indivíduo sente-se completo em suas facetas de vida, além de experimentar o sentimento de autenticidade consigo e com o mundo.

Referências

Batà.; S. M. A. Guia para o Conhecimento de Si Mesmo. Universalismo, sn.

Boas.; V. S. Autoconhecimento: Um mergulho de dentro para Fora. Ebook, sn

Brandão.; B. Segredos para o Autoconhecimento. Ebook, sn.

Celano.; A. Oliveira.; B. L. Autoconhecimento e Trajetória Profissional. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2021.

Constantino.; A. R. L., Silva.; C. R. I., Martinho.; M. C. A. Impacto do Autoconhecimento no Stress, Burnout, Autocompaixão e Compaixão em Estudantes de Medicina – Ensaio Clínico Controlado. Mestrado – Universidade de Coimbra, 2021.

Correia.; W. Os Diversos Tipos de Conhecimento. Academia, sn.

Eder.; G. Boa Mente: Autoconhecimento Prático – Da Linha do Tempo ao Momento Presente. Ebook, sn.

Grandi.; P. Afinal, O que é Autoconhecimento e Como o Adquirimos? 2015.

Janot.; N. F. Formulações do Behaviorismo Radical de B. F. Skinner acerca do Autoconhecimento. Monografia – Centro Universitário de Brasília – Brasília, 2008.

Machado.; L. Autoconhecimento – 5 Passos para Iniciar sua Jornada. Ebook, 2019.

Pinheiro.; L. F., Dantas.; Q. L. M., M., Martins.; P. F. E. Autoconhecimento e Autoestima. Revista de Psicologia. Ano 5, No. 15, Novembro/2011.

Ribeiro.; P. J. Processos de Mudança em Psicoterapia – Reflexões sobre uma Teoria da Psicoterapia. Arq. bras. Psic . Rio de Janeiro 36(2):99-107 abr./jun. 1984.

Silva.; G. J. A. Habilidades Sociais – Uma Ponte para o Autoconhecimento. Mestrado – Universidade do Minho: Outubro, 2012.

Silva.; S. J. Autoconhecimento como Técnica Psicoterapêutica para a Mudança Comportamental. Monografia – Centro Universitário de Brasília – Brasília, 2007.

Adhila Carlos Oliveira de Espírito

CRP 06/109972
Psicóloga.
Experiência em Triagem, Atendimento e Pesquisa de Saúde Mental pela Universidade Federal de São Paulo/Escola Paulista de Medicina. Atuação na Área de Psicologia com Avaliação e/ou Atendimento Psicológico e
Acompanhamento Terapêutico de Alta Complexidade em Equipamentos de Saúde de Nível Terciário ou Autônomo.
Colaboração em Pesquisa Científica de Projetos da Área da Saúde e Atividades Acadêmicas Correlatas, a saber: Medicina Preventiva, Psiquiatria e Psicobiologia.

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Adhila Carlos Oliveira de Espírito

Adhila Carlos Oliveira de Espírito

CRP 06/109972
Psicóloga.
Experiência em Triagem, Atendimento e Pesquisa de Saúde Mental pela Universidade Federal de São Paulo/Escola Paulista de Medicina. Atuação na Área de Psicologia com Avaliação e/ou Atendimento Psicológico e
Acompanhamento Terapêutico de Alta Complexidade em Equipamentos de Saúde de Nível Terciário ou Autônomo.
Colaboração em Pesquisa Científica de Projetos da Área da Saúde e Atividades Acadêmicas Correlatas, a saber: Medicina Preventiva, Psiquiatria e Psicobiologia.

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail