Medidas Antropométricas: Saiba o que a balança não te conta!

medidas antropométricas

Medidas Antropométricas: Conjunto de medidas primárias (peso, altura, dobras cutâneas e circunferências) e medidas secundárias, como índice de massa corpórea, peso ideal e soma de dobras cutâneas.

A balança, por si só, não é um bom parâmetro para avaliar se os objetivos estão sendo atingidos ou não.

Portanto, abandone a neura de se pesar todo dia de jejum pela manhã.

Isso porque a balança mostra apenas o peso, mas não informa nada sobre de onde vieram os quilos. Por exemplo, é perfeitamente possível diminuir gordura corporal e apresentar um ganho de massa muscular, entretanto o peso continuará sendo o mesmo. Ou o ponteiro pode até abaixar, mas, em contrapartida, pode não haver diminuição da gordura corporal.


Emagrecimento saudável significa PERDER GORDURA

A ingestão de água; o funcionamento normal do intestino; o volume de comida ingerido e vários
outros fatores fazem o peso do corpo oscilar durante o dia.

O peso pode variar até quase 2kg em um único dia e é perfeitamente normal!

Ah, mas como eu monitoro meus resultados em casa? Olhe-se no espelho, sinta se sua musculatura está mais durinha, sinta se as roupas antigas estão mais folgadas. E a melhor dica, utilize medidas antropométricas.


As medidas antropométricas são usadas para avaliar o tamanho, forma e composição do corpo humano. 


A Importância das medidas Antropométricas

saiba o que a balança não te conta

Medidas antropométricas é o nome dado ao conjunto de medidas primárias (peso, altura, dobras cutâneas e circunferências) e medidas secundárias, como índice de massa corpórea, peso ideal e soma de dobras cutâneas, que servem para avaliar o estado nutricional de uma pessoa, além de ajudar a avaliar o risco de doenças crônicas como as cardíacas, ou, obesidade.

São amplamente utilizadas para avaliar a evolução e os resultados com a adesão uma dieta ou
mudança de protocolo de atividade física.

Dobras cutâneas

A avaliação das dobras cutâneas consiste em avaliar, por regiões, a prega formada pela pele e pelo tecido adiposo com o uso de um adipômetro. Serve para acompanhar, num determinado período de tempo, a evolução do indivíduo e os locais em que pode ocorrer mais depósito ou acúmulo de gordura corporal. Existem diversas equações que utilizam esses dados para calcular e estimar o percentual de gordura corporal.

É necessário realizar essas medidas com um profissional treinado, pois uma avaliação mal feita pode trazer um resultado equivocado e atrapalhar o acompanhamento.

Circunferências corporais

As circunferências podem representar medidas de crescimento, assim como fornecer índices de estado nutricional e níveis de gordura, sendo estas estimativas de forma indireta. A mensuração pode ser utilizada para o acompanhamento de aumento ou redução de diversas regiões importantes do corpo.

medidas de crescimento

A medida de Circunferência da Cintura é capaz de refletir acúmulo de gordura intra-abdominal ou visceral. Gordura visceral é considerada mais perigosa que subcutânea, pois estimula o processo inflamatório dos órgãos e a liberação de substâncias chamadas adipocinas, que aumentam a pressão arterial e influenciam a insulina, e potencialmente aterogênicas (ou seja, capazes de formar placas de gorduras nas paredes internas das artérias).

Ela possibilita avaliar o acúmulo de gordura na região central do corpo associando seu possível risco para saúde, visto que algumas condições de saúde estão ligadas a este acúmulo de gordura centralizado no abdômen, como doenças cardiovasculares, dislipidemias e hipertensão arterial. Pode ser aferida na região mais estreita do abdômen ou no ponto médio entre a última costela e a crista ilíaca, que fica, aproximadamente, na altura do umbigo.

Existe uma classificação do risco potencial de desenvolvimento de doenças cardiovasculares em relação a Circunferência da Cintura, divulgada pela Organização Mundial de Saúde.

Homens com menos de 94 cm de cintura e mulheres com menos de 80 cm não apresentam risco de desenvolvimento dessas doenças. Em contrapartida, homens com mais de 102 cm de cintura e mulheres com menos de 88 cm apresentam risco muito alto.

A circunferência da panturrilha é utilizada como preditor da quantidade e função muscular. Menores valores dessa circunferência são associados a maior risco de fragilidade e melhor desempenho funcional. Segundo a OMS, valor é inferior a 31 cm indica possível redução de massa muscular, mais utilizada em idosos.

Além destas, avaliar a circunferência do braço, quadril, coxa, pescoço, podem ser utilizadas para acompanhamento, ao se comparar sempre com a medida da avaliação anterior.

IMC – Índice de Massa Corporal

O Índice de Massa Corporal (IMC) é calculado a partir do peso e da altura do indivíduo (IMC = peso/altura2), indicando se o peso é alto ou baixo conforme a estatura de cada pessoa, classificado de acordo com a OMS, de índices que vão de magreza e obesidade.

Se o resultado estiver

  • Abaixo de 18,5, o peso é muito baixo;
  • Entre 18,5 e 24,9, significa eutrofia, ou seja, o peso está normal;
  • De 25 a 29,9, considera-se sobrepeso.
  • Acima de 30,0 – Obesidade Grau I
  • Acima de 35,0 – Obesidade Grau II
  • Acima de 40,0 – Obesidade Grau III

A obesidade inicia com IMC de 30, passando para grau II em 35, e caracterizando a obesidade mórbida a partir de 40.


índice de massa corporal

Mas é necessário cautela. O IMC considera apenas peso e altura, e por isso não deve ser levado com consideração com medida isolada. Ele não considera a composição do corpo, visto que não apenas a gordura, mas músculos e ossos também pesam.

Se o foco de uma pessoa está em ganho de massa muscular, ele não será um bom parâmetro, pois o músculo pesa mais do que gordura, gerando um resultado de obesidade, sem considerar o baixo índice de gordura corporal.

Relação cintura-quadril

Níveis mais elevados de Relação cintura-quadril (RCQ) podem refletir em associações negativas com problemas de saúde. Podem ser considerados de alto risco para doenças associadas à obesidade os indivíduos com RCQ maior que 1 para homens e maior que 0,85 para mulheres. Assim como o IMC, o RCQ também não deve ser utilizada isoladamente, necessitando da associação com outros fatores.

A distribuição de gordura corporal tem forte determinação genética, mas fatores como sexo, idade, tabagismo e atividade física, podem ser determinantes. A menopausa também tem relação com maior acúmulo de gordura no abdômen.

Estudos também apresentam associação positiva da RCQ com o consumo elevado de cerveja.


Procurar um profissional capacitado para avaliação do estado nutricional é de grande importância para a obtenção de resultados confiáveis.

Leilane Lilian Araújo Leal

Nutricionista graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Mestra em Nutrição pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Especialização em Nutrição Esportiva pela AVM Educacional.
Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Leilane Lilian Araújo Leal

Leilane Lilian Araújo Leal

Nutricionista graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Mestra em Nutrição pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Especialização em Nutrição Esportiva pela AVM Educacional.

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail