Prednisona dá sono?

Prednisona pode me deixar com sono?

A prednisona geralmente não causa sonolência, mas pode fazer você se sentir tonto, irritado com alterações de humor ou causar problemas para dormir (insônia). Se a sua dose for interrompida muito rapidamente ou se você tomar prednisona por um longo período, você pode se sentir severamente fatigado[1]Kapugi M, Cunningham K. Corticosteroids. Orthopaedic Nursing. 2019 Sep 1;38(5):336-9..

Na verdade, a prednisona não interrompe o sono, mas alguns pacientes podem perceber que o medicamento pode deixá-los acordados quando não querem estar. Pode causar outros efeitos colaterais, como aumento do apetite, alterações de humor e dificuldade para dormir, mas não é conhecido por causar sonolência.


O que é prednisona?

A Prednisona é um dos medicamentos corticóides mais conhecidos e que possui aplicação no tratamento de diversas patologias. Ele possui ação anti-inflamatória e imunosupressora[2]Williams DM. Clinical pharmacology of corticosteroids. Respiratory care. 2018 Jun 1;63(6):655-70.


Doses da prednisona

Faixa EtáriaDosagem de Prednisona
Adultos1-2 mg/kg/dia em doses únicas ou divididas.
Crianças0,5-1 mg/kg/dia em doses únicas ou divididas.


A prednisona imita o hormônio cortisol que é naturalmente produzido pelas glândulas supra-renais em sinais da glândula pituitária no cérebro. O hormônio cortisol é responsável por muitas funções críticas do corpo, incluindo a resposta de luta ou fuga (resposta simpática) e a manutenção da inflamação sob controle.

Prednisona – para que serve?

Os corticóides (como a prednisona e prednisolona) são comumente recomendados para o tratamento de condições inflamatórias autolimitadas graves e agudas, como reações a medicamentos, dermatite de contato, eczema grave, urticária grave, asma, alergias, distúrbios intestinais, artrite e várias outras condições sem preocupações expressas sobre efeitos colaterais potencialmente significativos.

Outros efeitos colaterais da prednisona

efeitos colaterais prednisona sono

Dentre os seus efeitos colaterais a bula não relata que provoque sono, mas sim distúrbios do sono, sendo mais comum a insônia[3]Waljee AK, Rogers MA, Lin P, Singal AG, Stein JD, Marks RM, Ayanian JZ, Nallamothu BK. Short term use of oral corticosteroids and related harms among adults in the United States: population based … Continue reading.

Acontece que a  Prednisona é um hormônio sintético que, portanto, atua de maneira distinta no sono de cada paciente. Para identificar se o uso do medicamento está provocando sono, o recomendado é que o paciente busque acompanhamento médico durante o uso[4]Poetker DM, Reh DD. A comprehensive review of the adverse effects of systemic corticosteroids. Otolaryngologic Clinics of North America. 2010 Aug 1;43(4):753-68..  

Lembrando que os corticóides só devem ser ingeridos com recomendação médica[5]McGee S, Hirschmann J. Use of corticosteroids in treating infectious diseases. Archives of internal medicine. 2008 May 26;168(10):1034-46.

Eles costumam ser utilizados no tratamento de diversas patologias que respondem aos corticosteroides, como distúrbios endócrinos, problemas respiratórios, doenças oftálmicas, alergias, relacionadas ao sangue, de pele e até mesmo alguns tipos de câncer. 

Outros efeitos colaterais que podem ser provocados pelo uso da Prednisona são alterações na pele, ossos, músculos, estômago, intestinos, metabolismo, sistema nervoso, glândulas e olhos.  


Quando devo tomar a prednisona?

Dosagens matinais são geralmente melhores para prednisona.

É quando seu corpo para de produzir cortisol sozinho.

Se você estiver tomando prednisona diariamente, os especialistas recomendam tomar a dose pela manhã, para reduzir esse risco. Tomar prednisona a tarde ou a noite também pode causar insônia e hiperatividade.


Outras orientações

A prednisona pode aumentar o risco de desenvolver osteoporose. Converse com seu médico sobre os riscos de tomar prednisona e sobre coisas que você pode fazer para diminuir a chance de desenvolver osteoporose.

A prednisona pode causar outros efeitos colaterais. Ligue para o seu médico se tiver algum problema incomum enquanto estiver tomando este medicamento.


Indicações comuns da prednisona

  1. Asma – A prednisona é usada para reduzir a inflamação e o inchaço nas vias aéreas de pessoas com asma, permitindo que respirem com mais facilidade.
  2. Reações alérgicas – A prednisona é usada para reduzir os sintomas de reações alérgicas, como coceira, inchaço e urticária.
  3. Problemas de pele – A prednisona é usada para reduzir a inflamação e coceira causada por uma variedade de problemas de pele, como eczema e psoríase.
  4. Artrite – A prednisona é usada para reduzir a inflamação e aliviar a dor em pessoas com artrite.
  5. Distúrbios do sangue – A prednisona é usada para tratar a anemia e certos tipos de leucemia.
  6. Distúrbios endócrinos – A prednisona é usada para tratar insuficiência adrenal e hipertireoidismo.
  7. Condições oculares – A prednisona é usada para reduzir a inflamação associada à uveíte, uma inflamação da camada média do olho.
  8. Doenças gastrointestinais – A prednisona é usada para reduzir a inflamação e o inchaço associados à doença de Crohn, colite ulcerosa e gastrite.
  9. Distúrbios do sistema imunológico – A prednisona é usada para reduzir a inflamação e suprimir o sistema imunológico em pessoas com condições como lúpus e esclerose múltipla.
  10. Condições renais – A prednisona pode ser usada para tratar certos distúrbios renais, como a síndrome nefrótica.
  11. Doenças pulmonares – A prednisona é usada para reduzir a inflamação e o inchaço nas vias aéreas de pessoas com doenças pulmonares, como doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).
  12. Mieloma múltiplo – A prednisona é usada para reduzir a inflamação e a dor associada ao mieloma múltiplo.
  13. Distúrbios nervosos – A prednisona é usada para reduzir a inflamação e o inchaço associados a certos distúrbios nervosos.
  14. Distúrbios respiratórios – A prednisona é usada para reduzir a inflamação e o inchaço associados a certos distúrbios respiratórios.
  15. Convulsões – A prednisona pode ser usada para tratar certos tipos de convulsões.
  16. Inchaço devido ao acúmulo de fluidos – A prednisona é usada para reduzir o inchaço causado pelo acúmulo de fluidos no corpo (edema).
  17. Alguns tipos de câncer – A prednisona é usada para reduzir a inflamação e o inchaço associados a certos tipos de câncer, como linfoma e leucemia.


Quando devo procurar um médico?

Fale com o seu médico imediatamente se tiver mais do que um destes sintomas:

  • Visão turva
  • Tonturas ou desmaios
  • Batimentos cardíacos rápidos, irregulares ou acelerados
  • Aumento da sede ou micção
  • Irritabilidade ou cansaço, ou fraqueza

Referências Bibliográficas

Referências Bibliográficas
1 Kapugi M, Cunningham K. Corticosteroids. Orthopaedic Nursing. 2019 Sep 1;38(5):336-9.
2 Williams DM. Clinical pharmacology of corticosteroids. Respiratory care. 2018 Jun 1;63(6):655-70.
3 Waljee AK, Rogers MA, Lin P, Singal AG, Stein JD, Marks RM, Ayanian JZ, Nallamothu BK. Short term use of oral corticosteroids and related harms among adults in the United States: population based cohort study. bmj. 2017 Apr 12;357.
4 Poetker DM, Reh DD. A comprehensive review of the adverse effects of systemic corticosteroids. Otolaryngologic Clinics of North America. 2010 Aug 1;43(4):753-68.
5 McGee S, Hirschmann J. Use of corticosteroids in treating infectious diseases. Archives of internal medicine. 2008 May 26;168(10):1034-46.

Dr. João Arthur Ferreira

CRM-SP 19759 / RQE 3179 Atua no tratamento de reabilitação em atletas, dor aguda e dor crônica (cervicalgia, lombalgia, enxaqueca). Médico especialista em Fisiatria e Acupuntura Coordenador do CEIMEC – Centro de Estudo Integrado de Medicina Chinesa – Curso de Pós-Graduação em Acupuntura Médica, reconhecida pelo CMBA (Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura).
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Medicina Física e Reabilitação (SBMFR).
Ex-Colaborador do Grupo de Dor do Departamento de Neurologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dr. João Arthur Ferreira

Dr. João Arthur Ferreira

CRM-SP 19759 / RQE 3179 Atua no tratamento de reabilitação em atletas, dor aguda e dor crônica (cervicalgia, lombalgia, enxaqueca). Médico especialista em Fisiatria e Acupuntura Coordenador do CEIMEC – Centro de Estudo Integrado de Medicina Chinesa – Curso de Pós-Graduação em Acupuntura Médica, reconhecida pelo CMBA (Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura).
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Medicina Física e Reabilitação (SBMFR).
Ex-Colaborador do Grupo de Dor do Departamento de Neurologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail