Pondera: para que serve a medicação e como utilizá-la

Saiba mais sobre o Pondera, uma medicação de ação antidepressiva comercializada no Brasil, seu mecanismo de funcionamento e como utilizá-la de maneira segura

O pondera é uma medicação de ação antidepressiva que possui o cloridrato de paroxetina como substância ativa, pertencendo a classe dos antidepressivos inibidores seletivos da recaptação da serotonina, o “hormônio da felicidade”.

De maneira sucinta, a ação dessa medicação resulta em uma maior quantidade e disponibilidade destes hormônios “da felicidade” no cérebro, auxiliando em diferentes casos envolvendo saúde mental.

Alguns destes casos em que o pondera pode ter seu uso indicado são, por exemplo:

Esta medicação está disponível tanto com o nome Pondera ou cloridrato de paroxetina, em medicações genéricas, como pode também ser encontrada com os nomes Paxil, Aropax ou Cebrilin.

Pondera, como utilizar o medicamento de maneira segura

A posologia da medicação deve sempre ser orientada por um médico psiquiatra, que após avaliar o caso, irá indicar o melhor remédio, terapias e a dose mais adequada para cada caso.

Muitas das vezes, a indicação principal costuma incluir fazer uso da medicação após alguma refeição e uma vez ao dia, junto com a ingestão de um copo de água.

No mais, é importante salientar que o uso desta medicação não é indicada para menores de 18 anos e não é recomendada a ingestão de bebidas alcoólicas durante o tratamento com o medicamento em questão.


Tabela: Benefícios da paroxetina (Pondera)

BenefícioDescrição
Melhora o humorA paroxetina pode ajudar a reduzir os sintomas de depressão e ansiedade, melhorando seu humor geral.
Reduz o estresseA paroxetina pode ajudar a reduzir os níveis de estresse, permitindo que você lide melhor com os desafios da vida.
Melhora o sonoA paroxetina pode ajudar a regular seus padrões de sono, permitindo que você tenha uma noite de sono melhor.
Alivia a dorA paroxetina pode ajudar a reduzir a dor associada a certas condições médicas, melhorando sua qualidade de vida.
Reduz dores de cabeçaA paroxetina pode ajudar a reduzir a frequência e a intensidade das dores de cabeça, facilitando o seu dia.
Reduz as ondas de calorA paroxetina pode ajudar a reduzir as ondas de calor, melhorando seu conforto e qualidade de vida.


Possíveis efeitos colaterais

insonia 2

Como qualquer medicação, o uso do Pondera pode acarretar em alguns possíveis efeitos colaterais, como por exemplo:

  • Enjoos
  • Redução da fertilidade em homens
  • Disfunções de caráter sexual (como impotência e ejaculação precoce)
  • Redução da libido
  • Cansaço
  • Sono excessivo
  • Dificuldade em manter a atenção
  • Pequenos sangramento na pele e em regiões de mucosa
  • Aumento da quantidade de suor produzido pelo corpo (sudorese)
  • Insônia
  • Agitação
  • Dor de cabeça
  • Tremores
  • Boca seca
  • Aumento do peso corporal
  • Perda de apetite
  • Confusão
  • Erupções na pele


Tabela: Possíveis efeitos adversos comuns do Pondera

Efeito colateralProblema
NáuseaPode ser grave o suficiente para interferir nas atividades diárias
Ganho de pesoPode levar a problemas de saúde
Boca secaPode causar dificuldade para falar, comer e beber
SonolênciaPode prejudicar as habilidades motoras e dificultar a concentração
Dor de cabeçaPode ser grave e interferir nas atividades diárias
Perda de apetitePode levar à desnutrição e outros problemas de saúde
ConstipaçãoPode causar desconforto abdominal e inchaço
AgitaçãoPode causar inquietação e dificuldade para dormir
Disfunção sexualPode causar diminuição da libido, dificuldade em atingir o orgasmo e disfunção erétil


Além destes, e embora seja um efeito colateral raro, é importante informar que a utilização do Pondera pode também causar síndrome serotoninérgica. Por isso, tenha atenção redobrada para os seguintes sintomas:

  • Tremores
  • Agitação
  • Perda ou redução da coordenação motora
  • Rigidez da musculatura
  • Febre
  • Sudorese
  • Palpitação cardíaca
  • Perda de consciência

Caso você acredite que possa estar passando pela síndrome serotoninérgica e esteja sentindo alguns dos sintomas citados acima, busque ajuda médica de maneira imediata.

Caso após o início da administração da medicação, você apresente sintomas de caráter psicológico, incluindo alterações de humor, crises de pânico, aumento da ansiedade, agressividade, irritação ou outros, informe seu médico psiquiatra que está fazendo o acompanhamento do caso para que ele possa pensar em outras soluções.

Pondera engorda ou emagrece?

Algumas pessoas costumam se questionar sobre um possível ganho ou perda de peso antes de iniciar o uso de alguma medicação, e quando falamos sobre os antidepressivos e remédios de ordem mental e psiquiátrica, esta dúvida costuma ser ainda maior.

No caso do Pondera, não há efeitos primários associados a mudanças de peso.

Porém, como alguns efeitos colaterais associados com a perda ou o aumento do apetite podem acontecer após o início do seu uso, é possível que ocorra um ganho ou perda de peso como efeito secundário da medicação.

Caso você note alterações muito relevantes em relação ao seu apetite, procure a opinião do médico que está realizando seu tratamento para que juntos, busquem alternativas possíveis e seguras para o seu caso em específico.

Contra indicações do Pondera

É muito importante saber as contra indicações de um medicamento antes de começar a utilizá-lo. E no caso do Pondera, podemos citar as seguintes contra indicações:

  • Pessoas que tenham menos de 18 anos de idade
  • Pessoas que possuam hipersensibilidade ao cloridrato de paroxetina ou qualquer outro composto presente na formulação do medicamento
  • Pessoas que estejam fazendo uso concomitante, ou que tenham utilizado em menos de 14 dias, alguma medicação inibidora da monoamina oxidase (IMAO)
  • Pessoas que estejam também fazendo uso de remédios como a tioridazina ou a pimozida.

Já nos casos de mulheres que estejam grávidas ou em período de amamentação, o mais indicado é conversar com seu médico para ter maiores detalhes e indicações sobre o uso da medicação. Jamais utilize o antidepressivo Pondera sem orientação médica especializada caso esteja grávida, amamentando ou com suspeita de gravidez.

Para mais informações e detalhes em relação a contra indicações e possíveis efeitos colaterais, leia sempre a bula do medicamento em questão.

Medicações antidepressivas

Não é anormal que nas primeiras semanas de tratamento com medicações de ação antidepressiva haja flutuações no estado psicológico do paciente.

Caso você esteja iniciando o uso de alguma medicação deste tipo, mantenha seu médico psiquiatra sempre em contato e utilize o medicamento conforme o indicado por ele/ela.

Dr. João Arthur Ferreira

CRM-SP 19759 / RQE 3179 Atua no tratamento de reabilitação em atletas, dor aguda e dor crônica (cervicalgia, lombalgia, enxaqueca). Médico especialista em Fisiatria e Acupuntura Coordenador do CEIMEC – Centro de Estudo Integrado de Medicina Chinesa – Curso de Pós-Graduação em Acupuntura Médica, reconhecida pelo CMBA (Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura).
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Medicina Física e Reabilitação (SBMFR).
Ex-Colaborador do Grupo de Dor do Departamento de Neurologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dr. João Arthur Ferreira

Dr. João Arthur Ferreira

CRM-SP 19759 / RQE 3179 Atua no tratamento de reabilitação em atletas, dor aguda e dor crônica (cervicalgia, lombalgia, enxaqueca). Médico especialista em Fisiatria e Acupuntura Coordenador do CEIMEC – Centro de Estudo Integrado de Medicina Chinesa – Curso de Pós-Graduação em Acupuntura Médica, reconhecida pelo CMBA (Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura).
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Medicina Física e Reabilitação (SBMFR).
Ex-Colaborador do Grupo de Dor do Departamento de Neurologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail