Remédio para furúnculo

Tem furúnculos, causados por bactérias. É importante salientar que o paciente nunca deve espremer o furúnculo.

Geralmente, essas são tratados com pomadas que contêm antibióticos na sua composição. Os antibióticos ativos costumam ser o nitrofural, bacitracina e neomicina, por exemplo. Essas pomadas ajudam a aliviar a dor e o desconforto.  

Confira abaixo mais informações sobre esta doença e os remédios que podem ser utilizados para o tratamento de furúnculos.

No entanto, é importante lembrar que os remédios (cremes e pomadas) para o tratamento de furúnculos devem ser indicados pelo dermatologista ou clinico geral, já que podem causar efeitos secundários.

O que é furúnculo?

É uma infecção de pele caracterizado por caroços avermelhados, endurecidos e quentes. O tamanho varia segundo a profundidade dos tecidos infectados.

Eles podem aparecer em qualquer região do corpo, como virilha, axila, coxa, rosto ou nádegas, apesar de serem mais comuns em regiões que são mais expostas à umidade, pressão e atrito e são cobertas por pêlos.

Geralmente, são causados pelabactéria Staphylococcus aureus, que tem a capacidade de comprometer o folículo piloso, a glândula sebácea e o tecido subcutâneo ao redor.

Os furúnculos podem apresentar complicações em alguns casos, como:

  • Quando ocorre ao redor do nariz ou do ouvido, pois essa região é irrigada por vasos que se comunicam com os do cérebro;
  • Quando a bactéria se dissemina pela corrente sanguínea e pode atingir órgãos como ossos e coração;
  • Quando a bactéria presente no pus eliminado atinge folículos pilossebáceos mais distantes da primeira região afetada e provoca o aparecimento de múltiplas lesões típicas da furunculose;
  • Quando a contaminação ocorre sob a pele e os abscessos se desenvolvem em folículos pilosos vizinhos, formando um bloco único e profundo com vários pontos de pus. Esse tipo de lesão localiza-se geralmente na nuca e recebe o nome especial de carbúnculo.

Sintomas 

O principal sintoma dos furúnculos é a dor local e sensação de queimação em alguns momentos.

Fatores de risco

Alguns pacientes tem mais chances de apresentarem furúnculo. São elas:

Diagnóstico

Para fazer o diagnóstico correto de furúnculo o paciente precisa passar por um exame dermatológico clínico.

Em alguns casos, será necessário realizar exames laboratoriais de cultura para verificar qual a bactéria é a causadora da infecção.  

exame 1


Tratamento – quais remédios?

A primeira coisa que o paciente precisa saber é que nunca deve espremer um furúnculo. Na maioria dos casos, ele se rompe espontaneamente e não há necessidade de drenagem cirúrgica.

Após avaliação clínica, o dermatologista poderá indicar o remédio mais indicado para o caso.

Confira abaixo alguns medicamentos utilizados no tratamento de furúnculo: 

1. Nitrofural

O nitrofural é uma pomada antibiótica indicada para o tratamento de diversas infecções na pele, incluindo furúnculos. Esse componente ativo pode ser encontrada nas drogaria com o nome comercial Furacin, e somente pode ser comprado mediante apresentação de receita médica.

2. Bacitracina e neomicina

A bacitracina e a neomicina são antibióticos indicados para tratar infecções da pele. Além de ser utilizada após cirurgias, queimaduras, ela pode ser utilizada para o tratamento de furúnculo.

3. Mupirocina

A mupirocina é uma poamada antibiótica. Ela pode ser utilizada para tratar infecções da pele, como impetigo, foliculite e também furúnculos, causados pelas bactérias Staphylococcus aureusStaphylococcus epidermidis e Streptococcus beta-hemolíticos.

O nome comercial desse composto é Bactroban e somente pode ser comprada mediante apresentação da prescrição médica.

4. Gentamicina

Outra pomada indicada para o tratamento de furúnculos é a gentamicina. Ela também é uma pomada antibiótica associada a um corticóide, o dipropionato de betametasona.

Além de agir contra as bactérias causadoras do furúnculo, esse antibiótico tem ação contra os agentes infecciosos causadores de infecção como impetigo, foliculite, pioderma gangrenoso e furunculose.


Recomendações

É importante mencionar que, além dos remédios, o paciente deve se atentar a outras ações no dia a dia para ajudar a acelerar o tratamento do furúnculo.

  • Manter as mãos sempre limpas e cuidadosamente lavadas. Entre todas, essa é a medida mais eficaz para prevenir a manifestação de furúnculos ou sua recorrência;
  • Evitar as roupas muito justas e as de tecido sintético que dificultam a evaporação do suor, uma vez que atrito e umidade favorecem a ocorrência de lesões da pele;
  • Manter a higiene corporal em e dia e trocar as roupas de uso pessoal e de cama, banho regularmente, porque elas podem ser veículos para transmitir a infecção;
  • Não coçar o local da lesão para não correr o risco de espalhar a infecção para outras áreas do corpo.

Dra. Juliana Toma

CRM-SP: 156490 / RQE: 65521.
Médica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM). Residência Médica em Dermatologia pela UNIFESP. Pós-Graduação em Dermatologia Oncológica pelo Instituto Sírio Libanês (SP).
Fellow em Tricologias, Discromias e Acne pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).
Pós-Graduação em Pesquisa Clínica pela Harvard Medical School – EUA (Principles and Practice of Clinical Research).

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dra. Juliana Toma

Dra. Juliana Toma

CRM-SP: 156490 / RQE: 65521.
Médica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM). Residência Médica em Dermatologia pela UNIFESP. Pós-Graduação em Dermatologia Oncológica pelo Instituto Sírio Libanês (SP).
Fellow em Tricologias, Discromias e Acne pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).
Pós-Graduação em Pesquisa Clínica pela Harvard Medical School – EUA (Principles and Practice of Clinical Research).

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail