Para Que Serve O Hipercalórico?

O suplemento hipercalórico é um suplemento alimentar com alto valor energético e conta com uma grande concentração de carboidratos e proteínas.

Sendo assim, o hipercalórico é composto na grande maioria, por carboidratos de rápida absorção, além de proteínas, vitaminas e minerais.

Contudo, a composição do hipercalórico pode variar conforme a marca do produto e conforme a porcentagem de nutrientes em cada formulação.

O suplemento hipercalórico tem como função auxiliar as pessoas a ganhar peso com mais facilidade, além de prevenir a desnutrição energético-protéica ou desnutrição relacionada a casos de privação de alimentos.  

Por sua vez, os indivíduos ectomorfos, aqueles que têm dificuldade de desenvolver reservas de músculos e gorduras, também são um grupo que pode ser ajudado através do uso do hipercalórico.

A sua função principal é aumentar a ingestão calórica diária de indivíduos com metabolismos muito acelerados e gastos energéticos altos. Alguns exemplos são:

  • Atletas de modalidades com alto gasto energético como natação, ciclismo e triatlo
  • Praticantes de musculação e fisiculturismo em período de bulking
  • Indivíduos magros que buscam ganhar massa muscular

O hipercalórico permite atingir as necessidades energéticas diárias mesmo com limitações na capacidade de ingestão de alimentos sólidos.


O Que Tem Em Um Suplemento Hipercalórico?

A maior parte dos hipercalóricos conta com macro e micronutrientes na composição.

Então, eles possuem alto teor de carboidratos, gorduras e proteínas e também nutrientes necessários em menor quantidade como os minerais e as vitaminas.

Em geral, o teor de carboidrato de um hipercalórico gira em torno de 60-80%, as proteínas correspondem de 10 a 15%, e as gorduras de 5 a 10%.

Contudo, além de vitaminas e minerais, alguns suplementos podem estar presentes em alguns hipercalóricos como a creatina e glutamina.


Carboidratos Nos Hipercalóricos

Os carboidratos do hipercalórico auxiliam a maior absorção das proteínas e em geral os principais carboidratos de um hipercalórico são a dextrose e a maltodextrina.

Ambos são rapidamente absorvidos pelo intestino e são uma maneira eficiente de acrescentar o valor calórico de uma dieta em pouco tempo.

Proteínas Nos Hipercalóricos

As proteínas no hipercalórico possibilitam que o corpo ganhe peso através de massa muscular e não apenas de reserva de gordura.

Assim recomenda-se que o hipercalórico seja rico em proteínas de alto valor biológico na composição.

Gorduras Nos Hipercalóricos 

A gordura está presente no hipercalórico devido a sua facilidade de se transformar em reserva e contribuir para o aumento de peso.

Entretanto, ela não deve ultrapassar 15% da composição do hipercalórico, pois seu excesso contribui para o aumento de peso de forma inapropriada.


Quem Pode Tomar O Hipercalórico

Veja a seguir os casos em que o uso do hipercalórico é indicado, seja para aumento do peso corporal ou para prevenção ou tratamento da desnutrição e distúrbios alimentares:

  • Pessoas com dificuldade em ganhar massa muscular;
  • Pacientes com metabolismo acelerado;
  • Hipotireoidismo;
  • Praticantes de atividades físicas intensas;
  • Diagnóstico de desnutrição grave;
  • HIV positivos que apresentam perda de peso excessiva;
  • Tratamento nutricional para anorexia;
  • Idosos que não conseguem se alimentar;
  • Complemento da dieta em condições que o paciente recusa a alimentação tradicional.


Quem Não Deve Tomar Hipercalórico

  • Pessoas em diagnóstico de obesidade e sobrepeso;
  • Diabéticos;
  • Pacientes com sensibilidade a suplementos ou componentes da fórmula do hipercalórico.


Como Tomar O Hipercalórico

Primeiramente o hipercalórico é um suplemento versátil e pode ser preparado com água, suco de frutas, no leite, achocolatado ou junto de vitaminas de frutas.

frutas

Entretanto, em relação a quantidade é necessário estabelecer um nível seguro para atingir cada objetivo, para isso uma consulta nutricional deve ser agendada.

Em geral, 80 gramas de um hipercalórico podem fornecer de 400 a 600 calorias por porção, o que faz com que a quantidade varie muito de pessoa para pessoa.

Por exemplo, uma pessoa com problemas para ganhar peso vai necessitar de maiores doses do hipercalórico do que um atleta, visto que o atleta tem uma condição metabólica mais eficiente.

De qualquer forma, a avaliação individual personalizada é a melhor indicação para estabelecer qual a quantidade ideal de hipercalórico diária para cada pessoa.


Qual O Melhor Horário Para Tomar O Hipercalórico

Não existe um horário ideal para o consumo do hipercalórico, visto que seus objetivos estão ligados ao metabolismo que ocorre no organismo o tempo todo através das reações, quebra e produção de energia.

Porém, é comum que os profissionais prescrevam o hipercalórico 30 minutos antes das principais refeições, para pacientes com  dificuldade em ganhar peso ou que estejam desnutridos.

Ao mesmo tempo em que nos casos de atletas ou pessoas que querem ganhar músculo, é comum que a prescrição seja feita no pré-treino como forma de aumentar o estoque de glicogênio celular durante o exercício.

O hipercalórico pode também ser utilizado antes de dormir para prevenir o catabolismo, que é quando o nosso corpo gasta mais energia do que produz, como durante as horas em que dormimos, provocando assim a perda de massa muscular, por exemplo.


O Hipercalórico Pode Dar Efeitos Colaterais?

Quando o hipercalórico é consumido por uma pessoa que não necessite do suplemento, vários efeitos colaterais podem surgir.

Hiperglicemia

Devido às altas concentrações de carboidratos de rápida absorção, o hipercalórico pode aumentar a glicose de maneira rápida e em níveis altos.

Neste caso, essa condição deixa o organismo mais propenso ao diabetes tipo 2 e reduz a produção de insulina.

Problemas Nos Rins 

O hipercalórico contém muita proteína na composição, então se você já tem uma alimentação rica em alimentos protéicos, sua ingestão diária do nutriente poderá ficar acima do recomendado.

Então, se o hipercalórico for consumido sem necessidade, seus rins podem apresentar problemas no funcionamento como nas taxas de filtragem, por exemplo.

O consumo de proteínas em excesso na alimentação também é prejudicial, deixando os rins mais propensos a insuficiência renal.

Aumento do Peso

Caso você já esteja com seu peso normal ou em estado de sobrepeso ou obesidade, o hipercalórico fará com que você ganhe ainda mais peso.

Devido ao seu alto valor calórico, ele não é indicado para as pessoas nestas situações, portanto, não tome o hipercalórico sem consultar um médico ou nutricionista jamais.

Alterações na Pressão

pressao

Se você é hipertenso(a), não é indicado tomar um hipercalórico que possua suplementos como o Whey protein ou a Creatina, por exemplo.

Pois a interação medicamentosa entre os medicamentos para controle da pressão e os suplementos podem provocar diminuição dos níveis, o que é tão prejudicial quanto a pressão alta.

Problemas Intestinais 

A maior parte dos hipercalóricos podem conter lactose e excesso de carboidratos, o que pode trazer alguns sintomas indesejáveis como gases, vômitos e diarreia.

Portanto, se você é intolerante à lactose, procure um hipercalórico específico para este público.

Hipercalórico engorda? Dá ganho de peso?

Mas será que o hipercalórico engorda? A resposta é: depende. O hipercalórico por si só não faz uma pessoa engordar ou emagrecer. O que define isso é o balanço energético total da dieta.

Se a ingestão calórica superar o gasto energético, haverá ganho de peso. Por outro lado, se o gasto for maior que a ingestão, ocorrerá emagrecimento. Portanto, o hipercalórico apenas fornece calorias adicionais, que podem ser utilizadas para ganho ou perda de peso.

O problema é que algumas pessoas consumen o hipercalórico em excesso, ultrapassando em muito suas necessidades diárias. Isso faz com que ingiram calorias demais e acabam ganhando gordura corporal.

Hipercalórico é diferente de Whey Protein?

O que é Whey Protein?

O whey protein é um suplemento concentrado em proteínas derivadas do soro do leite. Ele contém aminoácidos essenciais para construção e recuperação muscular.

A principal função do whey protein é aumentar a ingestão de proteínas. Ele é absorvido rapidamente pelo organismo e ajuda a maximizar a síntese proteica muscular quando consumido próximo aos treinos de força.

O whey protein atua mais como um complemento nutricional, enquanto o hipercalórico tem o objetivo de aumentar a ingestão calórica.

Principais diferenças Whey Protein x Hipercalórico

As principais diferenças entre o hipercalórico e o whey protein são:

  • Composição: o hipercalórico contém proteínas, carboidratos e gorduras. Já o whey protein é puramente proteico.
  • Função principal: o hipercalórico visa aumentar a ingestão calórica. O whey protein visa aumentar a ingestão proteica.
  • Absorção: o whey protein é absorvido mais rapidamente que o hipercalórico.
  • Indicações de uso: o hipercalórico é mais indicado para indivíduos com dificuldade em ingerir calorias suficientes. O whey protein é indicado para maximizar a recuperação e hipertrofia muscular.
  • Efeitos colaterais: o hipercalórico pode causar mais desconfortos gastrointestinais pela alta quantidade de carboidratos e gorduras. O whey protein é melhor tolerado.

Renato Fernandes da Silva

CRN9 22289

Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica, Metabolismo, Terapia e Prática Nutricional.

Atua como nutricionista clínico a 3 anos e meio em consultório particular, na cidade de São Lourenço, sul de Minas Gerais.

Paralelo a sua profissão principal, é produtor de conteúdo para sites e blogs especializados em saúde, medicina e nutrição onde já presta serviços como redator e copywriter a 1 ano.

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Renato Fernandes da Silva

Renato Fernandes da Silva

CRN9 22289

Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica, Metabolismo, Terapia e Prática Nutricional.

Atua como nutricionista clínico a 3 anos e meio em consultório particular, na cidade de São Lourenço, sul de Minas Gerais.

Paralelo a sua profissão principal, é produtor de conteúdo para sites e blogs especializados em saúde, medicina e nutrição onde já presta serviços como redator e copywriter a 1 ano.

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail