Colágeno Hidrolisado Engorda?

O colágeno hidrolisado é um dos suplementos mais usados pelas mulheres e seus benefícios são todos comprovados cientificamente.

Contudo, uma das principais dúvidas sobre o colágeno hidrolisado é se ele ajuda a engordar ou se seu uso prolongado pode ser prejudicial para a saúde.

A verdade é que após os 30 anos, a produção natural de colágeno pelo corpo começa a diminuir, e com a passagem do tempo, é indicado a suplementação.

Então o uso de colágeno hidrolisado não engorda, pois ele é rico em proteínas com baixo valor energético que possuem pouquíssimas calorias na sua composição.

Pelo contrário, devido aos seus benefícios, o colágeno hidrolisado pode ajudar no emagrecimento saudável e jamais vai proporcionar ganho de peso.

Veja a seguir porque o colágeno hidrolisado é eficaz na perda de peso e saiba mais sobre o suplemento no decorrer do artigo.


Benefícios do Colágeno Hidrolisado no Emagrecimento

Aumento da Saciedade

O colágeno hidrolisado contribui para a sensação de saciedade, o que é eficaz para ajudar a reduzir as calorias ingeridas durante o dia.

Dessa forma, menos calorias ingeridas, mais chances de ocorrer o déficit calórico,que é a principal alternativa para emagrecer.

Redução do Apetite 

Este benefício é ótimo para aquelas pessoas que não conseguem parar de comer devido ao alto grau de apetite que possuem.

O colágeno hidrolisado diminui a vontade de comer por promover a sensação de estômago cheio, além dos aminoácidos presentes no suplemento serem eficazes no controle do hormônio da fome, a grelina.


Outros Benefícios do Colágeno Hidrolisado


Como Estimular A Produção de Colágeno

A suplementação de colágeno hidrolisado é indicada a partir dos 30 anos, tanto para homens quanto para mulheres.

Entretanto, podemos estimular a produção natural da proteína no organismo, através de alguns hábitos.

Alimentação

Alguns alimentos são riquíssimos em colágeno, portanto, devem ser consumidos com frequência no cardápio do dia a dia.

Para isso, as principais fontes de colágeno são alimentos como a carne bovina, carne de peixe, frango e outras aves, além de ovos, tutano, gelatina natural e geleia de mocotó.

gelatina

Vitamina C Estimula A Produção

A vitamina C é importante por contribuir para a produção e a absorção do colágeno dos alimentos para as células do corpo.

Assim, ela estimula o organismo a produzir colágeno com mais facilidade. Além de conter todos os demais benefícios da vitamina para a pele como:

  • Combate aos radicais livres;
  • Proteção contra o câncer de pele;
  • Diminuição do efeito oxidativo das células;
  • Manutenção da saúde do cabelo, pele e unhas.

Por essa razão, a vitamina C costuma ser prescrita junto com o colágeno hidrolisado pelos profissionais de saúde, devido aos benefícios que a dupla em conjunto proporciona para a estética.

Porém, você pode consumir alimentos ricos em vitamina C através da própria alimentação no dia a dia como limão, acerola, laranja, abacaxi, pitanga e poncã.


Fontes de Colágeno Para Vegetarianos e Veganos 

Existem alguns alimentos de origem animal que também estimulam a produção de colágeno sendo excelentes fontes para os veganos e vegetarianos.

Assim, as principais fontes fornecedoras de colágeno de origem vegetal são alimentos como as sementes, castanhas, nozes e a soja e seus derivados.


Colágeno Hidrolisado: Dicas e Cuidados 

O uso de produtos para a pele e para o cabelos com colágeno na composição pode causar dermatite em algumas pessoas.

Também devem ter atenção, pessoas que possuem intolerância ou alergia a alimentos vindos do mar, pois a indústria pode utilizar ossos e cartilagens de animais marinhos para a produção do colágeno hidrolisado.

Outra dica é em relação aos selos de qualidade das marcas que fabricam o colágeno hidrolisado, pois elas devem possuir selos de segurança do Ministério da Agricultura e Pecuária e de órgãos como a  Anvisa.

Uma vez que o colágeno feito a partir de ossos bovinos sem selos de segurança podem estar contaminados com o agente causador da  Encefalopatia Espongiforme Bovina,  conhecida como Mal da Vaca Louca.


Quando Deve-se Começar A Suplementação de Colágeno Hidrolisado

A suplementação de colágeno hidrolisado é indicada nos casos em que observa-se o aparecimento de algum sintoma relacionado a sua deficiência.

Todavia, é necessário uma avaliação com um nutricionista pois os sintomas de deficiência de colágeno são idênticos aos sintomas de deficiência de vitaminas.

Recomenda-se que a suplementação de colágeno hidrolisado seja feita após os 30 anos de idade, principalmente entre as pessoas que têm algum problema nas articulações.

Outro grupo de pessoas que devem começar a suplementação de colágeno hidrolisado são as pessoas que não comem carne ou alimentos de origem animal.

Além disso, o colágeno hidrolisado pode ser utilizado no processo de recuperação de cirurgias, pois assim a cicatrização é estimulada de maneira mais eficiente.

cirurgia


Como Tomar Colágeno Hidrolisado

O médico e nutricionista prescrevem as doses de colágeno hidrolisado de acordo com a avaliação de cada paciente feita de forma individual.

Entretanto, para corrigir problemas temporários como recuperação cirúrgica ou problemas estéticos é indicado utilizar o colágeno hidrolisado por até 3 meses.

O colágeno hidrolisado é vendido através de cápsulas ou em pó, sendo que algumas marcas vendem o colágeno hidrolisado em pó com sabor.

Indica-se o consumo de 8 a 10 gramas de colágeno em pó por dia, ou 1 cápsula ao dia para obter seus benefícios.

Além disso, o colágeno hidrolisado é o melhor tipo de colágeno, pois sua absorção é mais rápida, já que os aminoácidos da proteína já estão todos hidrolisados.


O Colágeno Hidrolisado Apresenta Alguma Contra-indicação?

Por se tratar de uma proteína produzida naturalmente em nosso organismo, o colágeno hidrolisado não oferece nenhum risco ou contra-indicações para seu uso.

Porém, o colágeno hidrolisado em pó com sabor pode conter corantes artificiais na composição, sendo contra-indicado para pessoas que apresentam alergia ou intolerância a corantes alimentícios.

Portanto, as pessoas deste grupo devem optar por marcas de colágeno hidrolizado que oferecem ingredientes 100% naturais na sua fórmula.

Renato Fernandes da Silva

CRN9 22289

Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica, Metabolismo, Terapia e Prática Nutricional.

Atua como nutricionista clínico a 3 anos e meio em consultório particular, na cidade de São Lourenço, sul de Minas Gerais.

Paralelo a sua profissão principal, é produtor de conteúdo para sites e blogs especializados em saúde, medicina e nutrição onde já presta serviços como redator e copywriter a 1 ano.

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Renato Fernandes da Silva

Renato Fernandes da Silva

CRN9 22289

Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica, Metabolismo, Terapia e Prática Nutricional.

Atua como nutricionista clínico a 3 anos e meio em consultório particular, na cidade de São Lourenço, sul de Minas Gerais.

Paralelo a sua profissão principal, é produtor de conteúdo para sites e blogs especializados em saúde, medicina e nutrição onde já presta serviços como redator e copywriter a 1 ano.

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail