Mitos e Verdades Sobre a Corrida

Com toda certeza você já deve ter ouvido e lido muita coisa a respeito da corrida, o problema é que nem sempre sabemos o que é realmente verdade e o que é mito.

A corrida faz bem para a saúde, é uma ótima atividade física, mas é preciso tomar alguns cuidados, nós já mostramos aqui 10 erros comuns que as pessoas cometem durante a corrida, dê uma olhada e veja os erros que pode estar cometendo.

image 30


Correr emagrece mais que a musculação – Verdade

É claro que isso vai depender da intensidade do seu treino, se você corre pouco tempo, não vai conseguir emagrecer de fato. Mas se compararmos o tempo de exercício de cada um a corrida vai ganhar em termos de emagrecimento.

Segundo o médico, correr ajuda a emagrecer, principalmente se você fizer outras mudanças como ter uma alimentação mais saudável.

A musculação também ajuda a emagrecer, mas aumenta o tecido muscular e os músculos, por mais que a pessoa ganhe massa magra, no geral ela não vai emagrecer tanto como na corrida. O ideal mesmo é realizar as duas atividades.


O correto é alongar antes de treinar Mito

O alongamento é importante, mas o estilo de alongamento mudou um pouco, o correto é alongar de forma dinâmica. Aquele alongamento parado não vai ajudar muito, você pode fazer esse tipo de alongamento depois do treino, mas o melhor mesmo é fazer exercícios como agachamentos, rotação de braço e quadril, polichinelos e saltos, esses exercícios vão ajudar a aquecer o corpo para a corrida. Esse tipo de alongamento que vai ajudar a evitar as lesões, o alongamento antigo não vai prejudicar, mas também não vai melhorar seu condicionamento para a corrida.


A corrida melhora a saúde do sistema cardiovascular – Verdade

Esse é um dos sistemas do corpo mais beneficiado pela corrida, mas é claro que não é o único. Quando você corre o coração começa a trabalhar melhor, isso porque suas células precisam de nutrientes e oxigênio e o sangue é bombeado pelo coração para levar todas essas substâncias.

Quanto mais seu coração trabalha, mais saudável fica e com isso o sistema cardiovascular melhora.


O bumbum fica mais caído – Mito

Essa é uma preocupação de muitas mulheres, muita gente já deve ter ouvido que correr deixa o bumbum e os seios caídos, mas isso não é verdade. O que acontece é que com a corrida você perde gordura e não tem um bom ganho de massa muscular, como por exemplo, na musculação. Por isso as pessoas têm a impressão que o bumbum cai, mas a longo prazo você vai perceber que os glúteos ficam mais fortalecidos e tonificados, se seu percurso tem subidas e descidas o efeito é ainda mais eficaz.

A corrida prejudica os joelhos – Mito

No artigo que citamos sobre erros na corrida mostramos que é possível prejudicar o joelho, isso porque o joelho é uma estrutura muito delicada, mesmo assim possui mecanismos que o protegem durante os impactos da atividade física. O problema é que com a prática constantes o joelho sofre um desgaste que nem sempre gera dor.

Segundo o Dr. Marcus, é importante ter o acompanhamento de um profissional durante a corrida, ter tênis adequados e prestar muita atenção na postura durante a corrida, com esses cuidados você não vai sentir nada no joelho e não vai prejudica-lo. É interessante também fazer um trabalho de fortalecimento muscular.


A corrida é benéfica em qualquer idade – Verdade

Não existe contra-indicações quanto a idade na corrida, pois adolescentes podem correr e pessoas com mais de 60 anos também.

O importante é respeitar as particularidades de cada um. Uma pessoa de 60 anos não vai conseguir acompanhar o treino de uma pessoa de 20 anos, cada um deve correr de acordo com o que dá conta e consegue controlar.

O indicado é passar por uma avaliação médica independente da sua idade, dessa forma você vai saber como pode correr, o tempo, entre outras coisas.


A coluna sofre com a prática – Parcialmente verdade

Assim como mostramos que o joelho pode ser afetado dependendo de como faz sua corrida a coluna também pode ser prejudicada. Isso vai depender de como você treina, se tem uma orientação, o tipo de tênis que usa, o lugar que corre e sua postura ao correr.

Nossa dica para você não sofrer com essa prática é ter uma orientação de um profissional especializado, usar um tênis adequado, ir ao médico e fazer musculação para reforçar a musculatura da região. É importante saber que pessoas que estão muito acima do peso podem ter mais dificuldade por causa do impacto, por isso vá devagar com o treino.


Corrida é melhor do que caminhada – Mito

Não existe um exercício melhor que o outro, o que existe são os objetivos, você pode gostar de malhar para ganhar massa e ter uma musculatura maior, mas isso não quer dizer que fazer uma natação ou o famoso crossfit será pior ou melhor que a corrida.

É importante pensar no seu objetivo, você quer apenas manter a saúde? A caminhada já vai ajudar, o objetivo é emagrecer, ganhar fôlego e tonificar? A corrida é melhor. É claro que tudo também vai depender do seu preparo físico e da intensidade que dá ao treino, essas duas atividades dão ótimo condicionamento, você só precisa escolher qual o tipo de exercício mais indicado para o seu objetivo.




Cãibra é falta de potássio – Mito

Muitos corredores apresentam cãibra, mas ela não está ligada exatamente a falta de potássio, a primeira ligação das contrações é o baixo nível de magnésio e sódio. A cãibra também está ligada a falta de hidratação, de alongamento e também do excesso de esforço.

Assim, comer uma banana quando sentir cãibra não é a melhor opção, o melhor a fazer é parar, beber água e alongar o local afetado e claro, esperar com paciência a dor passar.


Grávidas não devem correr – Parcialmente verdade.

Na gravidez a atividade física das novas mamães não precisa mudar muito, alguns exercícios serão mais complicados de fazer por causa da barriga, mas se você corre é importante tomar alguns cuidados, principalmente nos primeiros meses.

Na corrida o coração acelera muito e provoca impacto e isso pode prejudicar o bebê, com o tempo é importante diminuir e talvez até trocar o tipo de exercício. Isso porque as mulheres grávidas ficam com a articulação mais frouxa e as lesões podem aparecer. Se você já praticava corrida e descobriu que está gravida, converse com seu médico e veja se ele recomenda ou corta a corrida durante a gravidez.


Correr em jejum ajuda a emagrecer – Mito

Da mesma forma que mostramos que comer demais antes da corrida pode ser prejudicial, ficar sem comer também é. Você não pode nem ser 8 ou 80, seu organismo necessita de nutrientes, principalmente de carboidratos, para consumir a gordura. Correr em jejum faz com que o corpo queime massa magra, além disso, você pode passar mal.

É preciso correr todo dia para um bom condicionamento – Mito Não é necessário correr todos os dias, correndo cerca de quatro ou até três vezes na semana já é possível ter um bom condicionamento físico. Não exagere nos seus treinos nunca e se está treinando para uma competição tenha

Dr. João Arthur Ferreira

CRM-SP 19759 / RQE 3179 Atua no tratamento de reabilitação em atletas, dor aguda e dor crônica (cervicalgia, lombalgia, enxaqueca). Médico especialista em Fisiatria e Acupuntura Coordenador do CEIMEC – Centro de Estudo Integrado de Medicina Chinesa – Curso de Pós-Graduação em Acupuntura Médica, reconhecida pelo CMBA (Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura).
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Medicina Física e Reabilitação (SBMFR).
Ex-Colaborador do Grupo de Dor do Departamento de Neurologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dr. João Arthur Ferreira

Dr. João Arthur Ferreira

CRM-SP 19759 / RQE 3179 Atua no tratamento de reabilitação em atletas, dor aguda e dor crônica (cervicalgia, lombalgia, enxaqueca). Médico especialista em Fisiatria e Acupuntura Coordenador do CEIMEC – Centro de Estudo Integrado de Medicina Chinesa – Curso de Pós-Graduação em Acupuntura Médica, reconhecida pelo CMBA (Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura).
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Medicina Física e Reabilitação (SBMFR).
Ex-Colaborador do Grupo de Dor do Departamento de Neurologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail