Para Que Serve Maltodextrina

Maltodextrina é um carboidrato complexo obtido através de alguns alimentos como o milho, o arroz e a mandioca que apresenta alto índice glicêmico e é muito utilizada como suplemento.

Por ser um carboidrato complexo, a Maltodextrina é um polissacarídeo, ou seja, ela é formada a partir de várias moléculas distintas de glicose que se reúnem em uma mesma cadeia de moléculas. 

A absorção de Maltodextrina pelo corpo é feita de maneira mais  rápida que os próprios alimentos, o que significa que ela fornece energia imediatamente após ser consumida. 

Por essa razão, a maltodextrina é muito utilizada como suplemento alimentar como forma eficiente de repor os estoques de glicogênio no fígado e nas fibras musculares.

BenefícioDescrição
Fonte de energia rápidaA maltodextrina é rapidamente absorvida pelo corpo e pode fornecer uma fonte imediata de energia.
Ganho de pesoA maltodextrina pode ajudar no ganho de peso, pois é uma fonte de calorias de carboidratos.
DigestãoA maltodextrina pode ajudar na digestão de outros alimentos, pois é um prebiótico que ajuda a alimentar bactérias benéficas no intestino.
Sistema ImunológicoA maltodextrina pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico e ajudar o corpo a combater infecções e doenças.
Desempenho do exercícioA maltodextrina pode ajudar a manter os níveis de energia durante o exercício, permitindo um melhor desempenho.

Então, após ser absorvida pelo intestino, ela passa primeiro pelo fígado para depois entrar nas células.

Neste processo, a cadeia distinta de glicose é rompida, liberando cada molécula para os tecidos e células do corpo, de maneira rápida e constante.


Maltodextrina E Pico de Insulina 

Durante a liberação da glicose para os tecidos, uma grande quantidade de açúcar entra na corrente sanguínea.

Para que este açúcar consiga penetrar nas células, é necessário moléculas de insulina, o hormônio que se liga aos receptores celulares que estimulam a passagem da glicose para a membrana das células. 

Dessa forma, quando consumimos Maltodextrina o açúcar na corrente sanguínea sobe de maneira rápida, onde o pâncreas precisa  produzir mais insulina para controlar os níveis de açúcar no corpo. 

Este processo se chama pico de insulina e é onde os atletas mais se beneficiam, pois a insulina é um hormônio totalmente anabólico.

O pico de insulina, por sua vez, estimula a entrada de nutrientes nas fibras musculares, acelerando a recuperação e promovendo a hipertrofia nos músculos.


Maltodextrina No Pós-treino 

É utilizada para melhorar as taxas de absorção das proteínas e dos outros nutrientes pelo tecido muscular.

Ela também repõe os estoques de glicogênio no fígado e músculos, pois durante as atividades físicas os níveis de glicogênio caem drasticamente.

BenefícioDescrição
Reidratação rápidaA maltodextrina pode reidratar rapidamente o corpo após uma sessão de treinamento de peso extenuante.
Aumentar a massa muscularA maltodextrina pode ajudar a aumentar a massa muscular quando combinada com uma dieta rica em proteínas.
Reduz a dor muscularA maltodextrina pode ajudar a reduzir a dor muscular causada pelo treinamento intenso com pesos, permitindo uma recuperação mais rápida.
Aumentar a ForçaA maltodextrina pode ajudar a aumentar a força quando consumida antes e depois de um treino.
Melhorar o desempenhoA maltodextrina pode ajudar a melhorar o desempenho, fornecendo uma fonte imediata de energia e melhorando a capacidade do corpo de se recuperar após um treino.


Maltodextrina Em Atividades Físicas Intensas

intenso

A maltodextrina também é utilizada durante as atividades de alta intensidade, como a corrida e a natação. 

Nestes casos, ela fornece energia de forma rápida e constante, garantindo energia para os músculos durante as sessões de exercícios ou competições.


Quais As Diferenças Entre Maltodextrina e Dextrose?

Uma das dúvidas mais comuns é se a Maltodextrina e a Dextrose são a mesma coisa e se elas apresentam diferenças notáveis.

A Dextrose é um outro tipo de carboidrato utilizado como suplemento entre os atletas e praticantes de musculação.  

Entretanto,a Dextrose consegue ter uma absorção ainda mais rápida que a Maltodextrina. Isso acontece porque a dextrose é um monossacarídeo, ou seja, ela possui apenas uma molécula de glicose na sua cadeia.

Outra diferença é que a dextrose após ser absorvida no intestino vai direto para a circulação, e não para o fígado como ocorre com a maltodextrina.

Para fins esclarecedores, tanto a maltodextrina quanto a dextrose produzem o pico de insulina com efeito anabólico, então ambas são ótimas fontes de energia.

O que muda é apenas a velocidade de absorção de cada carboidrato, porém, a maltodextrina oferece uma vantagem em relação a dextrose.

Devido a sua absorção mais lenta, ela acaba sendo uma fonte gradual e não tão concentrada como a dextrose.

Logo, a dextrose fornece bastante energia, porém por pouco tempo, já a maltodextrina fornece a mesma quantidade de energia, no entanto, em um intervalo de tempo bem maior.

Para finalizar as diferenças entre Maltodextrina e Dextrose, o pico de insulina desempenhado pela dextrose pode favorecer o acúmulo de gordura abdominal, principalmente em uma dieta sem controle de calorias.

Todavia, a maltodextrina eleva menos as taxas de glicose, o que envolve menos liberação de insulina durante o pico, reduzindo o risco de acúmulo de gordura na região do abdômen.


Quando Tomar Maltodextrina?

Se você quer suplementar Maltodextrina nos seus treinos é necessário saber alguns pontos sobre sua utilidade.

O primeiro é que, nas atividades de alta intensidade como corrida, ciclismo, natação ou crossfit ela deve ser suplementada antes e durante a atividade, para que ela consiga garantir uma dose de energia prolongada.

Entretanto, se você pratica musculação pode-se optar por suplementar tanto antes como após os treinos, mas, o ideal mesmo é ingerir uma outra fonte de carboidrato complexo de lenta digestão antes do exercício e deixar a Maltodextrina para o pós-treino. 


Por Que Devo Tomar A Maltodextrina Após O Treino?

postreino

Por que é no pós-exercício que você vai precisar mais da atuação da insulina como substância anabólica.

 Além de ser o momento em que seu corpo mais vai precisar de nutrientes visando a recuperação muscular.

Assim, a insulina produzida no seu pico vai turbinar a glicogênese, que é a produção de glicogênio a partir dos músculos e fígado contribuindo assim para estimular a absorção dos aminoácidos, bem como inibir o hormônio do estresse, o cortisol.

O cortisol, que é liberado em grandes quantidades após os exercícios, possui uma ação catabólica contrária à ação anabólica da insulina, o que pode impedir o ganho de massa muscular.


Como Tomar Maltodextrina? 

Como a Maltodextrina acelera a entrada de aminoácidos e outros nutrientes nas células imediatamente após os exercícios, ela pode ser combinada com outros suplementos como o Whey Protein, por exemplo.

Essa combinação é eficaz porque as células vão precisar de glicose para absorver os aminoácidos contidos no suplemento proteico.

Ela também pode ser combinada com a dextrose, na proporção de 1-1, ou seja, mesma quantia para ambas.

Pois os dois carboidratos em conjunto vão fornecer energia de maneira rápida e eficiente, além de evitarem o aumento acentuado nas taxas de glicose após o consumo.

Portanto, a melhor combinação para tomar Maltodextrina de forma segura é associá-la a uma fonte de proteína e a outro carboidrato. 

Entretanto, o nutricionista é o profissional que define as doses individuais, observando as características e os objetivos de cada paciente durante as consultas nutricionais.

Então, antes de começar a tomar Maltodextrina ou qualquer outro suplemento é necessário um acompanhamento com este profissional.


A Maltodextrina Apresenta Algum Efeito Colateral?

A Maltodextrina causa um excesso de insulina na circulação, o que pode causar episódios de hipoglicemia momentânea.

Por este motivo, a maltodextrina é contraindicada para diabéticos e pessoas que estejam com Síndrome Metabólica.

Outro possível efeito colateral do suplemento é o ganho de peso, quando o mesmo é utilizado em um plano alimentar rico em calorias e alimentos fontes de gordura.

Em geral, podem ocorrer outros efeitos, porém, em menor probabilidade para a maioria das pessoas da saudáveis:

Possível efeito colateralDescrição
Dor de cabeçaPode ocorrer dor de cabeça após a ingestão de maltodextrina, variando em intensidade de leve a grave. Pode ser uma sensação latejante e incômoda ou uma dor aguda e lancinante.
NáuseaPode ocorrer náusea após a ingestão de maltodextrina, causando vontade de vomitar. Pode ser acompanhado por outros sintomas, como tontura e sudorese.
DiarreiaPode ocorrer diarreia após a ingestão de maltodextrina, causando fezes aquosas frequentes. Pode ser acompanhado por outros sintomas, como cólicas, inchaço e dor abdominal.
Cãibras no estômagoCãibras estomacais podem ocorrer após a ingestão de maltodextrina, causando dores agudas e intensas no abdômen. Pode ser acompanhado por outros sintomas, como náuseas, vômitos e diarreia.
InchaçoO inchaço pode ocorrer após a ingestão de maltodextrina, causando uma sensação de plenitude e desconforto no abdômen. Pode ser acompanhado por outros sintomas, como gases e constipação.
Gases abdominaisGases podem ocorrer após a ingestão de maltodextrina, causando arrotos, flatulência e inchaço abdominal. Pode ser acompanhado por outros sintomas, como náuseas e cólicas estomacais.
ConstipaçãoA constipação pode ocorrer após a ingestão de maltodextrina, causando dificuldade para evacuar. Pode ser acompanhado por outros sintomas, como dor abdominal e inchaço.
IrritabilidadePode ocorrer irritabilidade após a ingestão de maltodextrina, causando sentimentos de raiva, frustração e aborrecimento. Pode ser acompanhado por outros sintomas, como dores de cabeça e náuseas.

Renato Fernandes da Silva

CRN9 22289

Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica, Metabolismo, Terapia e Prática Nutricional.

Atua como nutricionista clínico a 3 anos e meio em consultório particular, na cidade de São Lourenço, sul de Minas Gerais.

Paralelo a sua profissão principal, é produtor de conteúdo para sites e blogs especializados em saúde, medicina e nutrição onde já presta serviços como redator e copywriter a 1 ano.

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Renato Fernandes da Silva

Renato Fernandes da Silva

CRN9 22289

Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica, Metabolismo, Terapia e Prática Nutricional.

Atua como nutricionista clínico a 3 anos e meio em consultório particular, na cidade de São Lourenço, sul de Minas Gerais.

Paralelo a sua profissão principal, é produtor de conteúdo para sites e blogs especializados em saúde, medicina e nutrição onde já presta serviços como redator e copywriter a 1 ano.

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail