Qual a diferença entre fisiatria e ortopedia?

dor subclávia

A fisiatria, também conhecida como medicina física e reabilitação, é uma especialidade médica que tem como foco a avaliação e o tratamento de pacientes cuja capacidade funcional esteja limitada devido a uma variedade de condições. Essas condições incluem acidente vascular cerebral (AVC), paralisia cerebral, lesão medular, doenças cardíacas, respiratórias e patologias músculo-esqueléticas.

O fisiatra adota uma abordagem global no tratamento da dor, combinando terapias tradicionais, como medicamentos, com recursos como exercícios, alongamentos e fisioterapia. Para se tornar um fisiatra, é necessário concluir o curso de medicina e, em seguida, realizar quatro anos de residência médica em medicina física e reabilitação.

osteofito bico de papagaio na coluna

Por outro lado, a ortopedia é uma especialidade médica que se dedica ao diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças que afetam o funcionamento dos ossos, ligamentos, tendões, nervos, músculos e articulações.

Os ortopedistas, assim como os fisiatras, se formam em medicina, mas seguem um caminho diferente de especialização. Após a graduação de seis anos em medicina, eles realizam uma residência ou especialização em ortopedia durante três anos, e em seguida podem optar por se especializar em uma sub-área específica dentro da ortopedia, como cirurgia ortopédica, ortopedia pediátrica ou ortopedia esportiva, dentre outras.

Fisiatria e Ortopedia

FisiatriaOrtopedia
Especializada em medicina física e reabilitaçãoEspecializada no tratamento de condições traumáticas
Foco na reabilitação, prevenção e tratamentos não cirúrgicosEnfoque na utilização de opções cirúrgicas
Abordagem ampla para o tratamento da dorRealização de procedimentos cirúrgicos nos ossos, articulações, ligamentos e tendões
Utilização de medicamentos, exercícios terapêuticos, alongamentos, fisioterapia, terapia ocupacional e técnicas de estimulação elétricaTratamento de lesões e condições musculoesqueléticas que requerem intervenção aguda
Enfoque na melhoria da capacidade funcional e qualidade de vida do pacienteReparo de fraturas, reconstrução de lesões ligamentares e substituição de articulações
Ênfase em instrução e aconselhamento sobre postura correta, ergonomia e técnicas de movimento adequadas como práticas preventivasFoco na estabilização e tratamento cirúrgico de condições de dor musculoesquelética

Conclusão

Em resumo, enquanto a fisiatria concentra-se na reabilitação e melhoria da capacidade funcional dos pacientes, a ortopedia dedica-se ao diagnóstico e tratamento de problemas musculoesqueléticos.

No entanto, ambas as especialidades podem trabalhar em conjunto com fisioterapeutas, entre outros profissionais de saúde, para fornecer um tratamento abrangente e multidisciplinar aos pacientes. Essa abordagem colaborativa tem como objetivo oferecer aos pacientes os melhores resultados possíveis em termos de recuperação e qualidade de vida.

Dr. Marcus Yu Bin Pai

CRM 158074 / RQE 65523, 65524 | Médico especialista em Acupuntura e Fisiatria pela USP. Área de Atuação em Dor pela Associação Médica Brasileira. Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo. Professor e Colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da USP. Diretor do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA).

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dr. Marcus Yu Bin Pai

Dr. Marcus Yu Bin Pai

CRM 158074 / RQE 65523, 65524 | Médico especialista em Acupuntura e Fisiatria pela USP. Área de Atuação em Dor pela Associação Médica Brasileira. Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo. Professor e Colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da USP. Diretor do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA).

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail