O Apevitin é um medicamento multivitamínico, prescrito para atuar como um estimulante do apetite.
Em geral, é encontrado em forma de xarope e costuma ser indicado para pacientes que vem apresentando perda de peso, por algum motivo específico.
Dessa forma, uma das dúvidas mais comuns das pessoas é se o Apevitin engorda realmente, visto que nem todos conseguem ganhar peso com o uso do medicamento.
Qual é a composição do Apevitin
O Apevitin é formado por um mix de várias vitaminas do complexo B, dentre as principais a vitamina B1, B2, B3 e B6.
Além disso, o medicamento possui cloridrato de ciproeptadina, um antialérgico que influencia no aumento do apetite.
De maneira detalhada, a composição do multivitamínico é a seguinte (quantidade por comprimido):
- Vitamina C: 21,67 mg
- Vitamina B1:0,6 mg
- Vitamina B2:0,75 mg
- Vitamina B3:6,67 mg
- Vitamina B6: 0,67 mg
Fonte: Bula.
Como funciona
O Apevitin consegue aumentar o apetite, fazendo com que as pessoas sintam mais fome no decorrer do dia.
É importante saber que o Apevitin também é prescrito para combater a deficiência de vitamina C e vitaminas do Complexo B, que podem gerar doenças como escorbuto, anemia e problemas neurológicos-cerebrais.
Todavia, existem vários motivos que fazem com que as pessoas diminuam o apetite ou percam peso como:
- Diagnóstico de doenças crônicas: Insuficiência renal, câncer, doenças pulmonares e problemas cardiovasculares exigem maior esforço do corpo, aumentando a taxa metabólica basal, o que favorece a perda de peso.
- Recuperação de cirurgias ou Infecções graves: Queimaduras, infecções generalizadas, cirurgias e hospitalização longa interferem no apetite e no metabolismo dos pacientes.
- Anorexia Nervosa: Este distúrbio alimentar é caracterizado principalmente pela aversão a comida, o que reduz o consumo de calorias, provocando o emagrecimento.
- Hipertireoidismo: O excesso da produção de hormônios na tireóide influencia na perda de peso, pois altera o gasto energético de repouso, razão pela qual a maioria dos pacientes com o distúrbio são mais magros.
Relação entre Apevitin e Ganho de Peso
Como o Apevitin é utilizado principalmente como estimulante do apetite, é de se esperar que ele cause ganho de peso na maior parte das pessoas que o utilizam.
No entanto, nem sempre o medicamento produzirá ganho de peso, já que existem muitas outras variáveis que influenciam neste processo.
Pessoas que praticam exercícios físicos intensos e não tem uma alimentação adequada em calorias podem ter maior dificuldade para engordar mesmo com a ajuda do Apevitin.
Além disso, o ganho de peso é um efeito colateral do medicamento, portanto, a afirmação de que Apevitin engorda qualquer pessoa não é tão exata.
No geral, a maior parte das pessoas que tomam o medicamento vão sentir mais fome e aumentar a ingestão de alimentos na dieta.
Nesse sentido, ele tem a função de auxiliar no aumento da massa corporal, impedindo doenças como a anemia, desnutrição energético-protéica, e outros distúrbios relacionados ao metabolismo.
Influência da Genética no Peso
Já reparou que existem algumas pessoas que comem e comem e nunca engordam? Este acontecimento acomete uma pequena parte da população e tem uma explicação.
A dois anos atrás, uma equipe de cientistas britânicos identificaram a existência de um gene ligado diretamente à magreza, que pode ser a resposta para este questionamento.
Desde então este gene, que atinge apenas 1% da população, é uma das respostas pela qual algumas pessoas comem muito e nunca vão engordar.
No entanto, o estudo deixou claro que a existência deste gene ligado à magreza também envolve alguns aspectos como a resistência ao ganho de peso, o estado geral dos pacientes e as atividades que exercem no dia a dia.
Neste caso específico, estamos falando do gene ALK que foi identificado em amostras de DNA dos pacientes do estudo.
Os resultados apontaram que existe uma variante genética única em torno do ALK, onde as pessoas que a possuem têm uma maior resistência a ganhar peso do que as que não apresentam a variação.
Descobertas como essa apontam que a genética é um dos principais fatores que fazem algumas pessoas terem dificuldade para engordar ou resistência a ganhar peso, sobretudo massa muscular.
O que fazer caso o Apevitin faça ganhar peso além do normal
Dificilmente o uso do Apevitin fará com que um indivíduo ganhe peso além do esperado, em um curto espaço de tempo.
Isso acontece porque geralmente ele é prescrito para pacientes que sempre tiveram dificuldades para ganhar peso.
Na maioria das vezes, essas pessoas são magras desde crianças e o ganho de peso com a ajuda do Apevitin levará algum tempo.
No entanto, caso perceba que está ganhando peso acima do normal após usar o medicamento você deve:
- Converse com seu médico: Ao relatar o ocorrido, a medicação pode ser substituída ou até interrompida.
- Procure ajuda nutricional: um plano alimentar personalizado é a melhor maneira de fazer com que você volte a perder peso após parar de usar o medicamento.
- Realize exames periódicos: Existem muitos marcadores bioquímicos e condições fisiológicas que podem surgir de repente e causar ganho de peso de forma rápida.
- Tenha hábitos de vida saudáveis: A associação de Apevitin com alimentos ricos em carboidratos e gorduras pode fazer você ganhar peso de forma errada, sobretudo a gordura abdominal.
O que fazer caso o Apevitin não influencie no aumento de peso
Como dito anteriormente, o Apevitin não é garantia de ganho de peso. Em alguns casos, também é necessário ajustes na alimentação e aumento da oferta de proteínas, gorduras e carboidratos.
Além disso, é preciso investigar a existência de outras comorbidades no organismo e seguir as orientações do endocrinologista, que é o mais indicado para tratamento desta condição.
Conclusão
O Apevitin engorda através do aumento do apetite, que faz com que as pessoas sintam mais fome e aumentem a ingestão de calorias na alimentação diária.
No entanto, ele deve ser prescrito por um profissional da saúde, já que o uso por conta própria pode causar sintomas como insônia, hipertensão, irritabilidade, alterações no humor e em alguns casos até depressão.
Portanto, a melhor forma de ganhar peso ou emagrecer é começar um tratamento com uma equipe multidisciplinar que envolve a ajuda de médico, nutricionista, educador físico e psicólogo para resultados promissores.