As mulheres costumam prestar muita atenção à saúde das mamas e qualquer sinal de algo errado pode deixá-las preocupadas. A mastalgia, ou dor nos seios, pode atingir mais da metade das mulheres.
Mais especificamente, dores logo abaixo da mama esquerda pode aparecer em algum momento da vida. No entanto, geralmente essas dores não representam nada grave.
A mastalgia pode ser classificada em três tipos: cíclica, não-cíclica e extramamária. E a intensidade da dor pode variar de um simples desconforto na região até uma dor incapacitante. A dor é como uma fisgada ou queimação na área do peito, ela pode acontecer inesperadamente ou ser frequente, e geralmente há um inchaço associado a sensação de peso.
Por conta disso, é sempre importante consultar um especialista para averiguar cada caso.
Confira abaixo o que pode ser esse sintoma.
O que pode ser dor embaixo da mama esquerda?
A primeira coisa que passa na cabeça da paciente que sente dor embaixo da mama esquerda é que pode ser o princípio de um infarto ou de câncer de mama. Mas isso não é sempre o caso.
Quando há algum problema cardíaco, geralmente essa dor é muito forte, causando falta de ar, sudorese, náusea e tontura, bem como a dor se irradia para outras partes d corpo, como costas, pescoço, nuca e braços. Já no caso do câncer de mama, a dor embaixo do peito não é um dos sintomas.
Já se a dor no peito é sentida quando você respira funda, isso pode ser sinal de problemas respiratórios, como a pneumonia, problemas no revestimento do pulmão, embolia pulmonar ou pericardite.
A dor abaixo da mama esquerda também pode ser um sintoma de costocondrite, uma inflamação na cartilagem que conecta o músculo esterno a costela, causando dor. Quando há inchaço nessa região, a doença é chamada de Síndrome de Tietze.
Em outros momentos, a dor embaixo da mama pode ser confundida com uma dor muscular, e estar relacionada a traumas e processos inflamatórios. Nesses casos, um relaxante muscular pode ajudar a resolver o problema. Nesses casos, ela é classificada como dor extramamária.
Porém também é muito comum que essas dores embaixo da mama esquerda estejam relacionadas com as variações hormonais do ciclo menstrual, sendo cíclicas e próprias da mulher. Ou seja, a mulher pode sentir dor todo mês e não há motivo para preocupação.
Além disso, se você costuma usar sutiãs com aros, principalmente os metálicos, essa sensação de dor pode ser simplesmente uma neurite intercostal.
Isso ocorre porque o aro do sutiã pressiona o nervo que fica entre as costelas, lesionando a estrutura e causando dor quando inspiramos. Nesses casos, o simples ato de trocar o tipo de sutiã, optando por modelos sem aros, já irá ajudar a aliviar a dor.
A dor embaixo da mama esquerda ainda pode indicar problemas do sistema digestivo, do sistema cardíaco e até problemas psicológicos. Outras causas incluem:
- Refluxo gastroesofágico
- Gastrite
- Esofagite
- Síndrome Dolorosa Miofascial (dor muscular)
- Gases
- Isquemia cardíaca
- Tromboembolismo pulmonar
- Ansiedade
- Ataque de pânico
- Mal jeito
Por isso, é fundamental consultar um especialista, realizar os exames e ter o diagnóstico correto.
Como ter um diagnóstico preciso
É muito importante prestar muita atenção quando sentir a dor embaixo da mama. Por exemplo, se ela ocorre após atividade física ou mesmo quando em repouso, qual a intensidade e a frequência dessa sensação. Além disso, é importante notar se a dor migra para outra região do corpo, ou se há falta de ar associada. Essas são questões que o médico irá fazer quando você fizer uma consulta. Essas informações ajudaram a fazer um diagnóstico preciso do que está acontecendo com você.
Por outro lado, se você sente dor embaixo da mama esquerda quando se alimenta, isso pode ser um sintoma relacionado ao trato digestivo. Tente prestar atenção se sua alimentação sofreu alguma alteração, ou se essa sensação surge após ingerir algum alimento específico.
Além de saber do histórico do paciente, o médico também irá precisar solicitar exames que irão auxiliar no diagnóstico. Comumente, são solicitados um eletrocardiograma, ecocardiograma e raio-x do tórax. Exames de laboratório também devem ser realizados, como os de enzimas cardíacas.
Como tratar a dor embaixo da mama?
Para aliviar a dor existem medicamentos que podem ser administrados, porém sempre quando receitados por um médico especialista. Outras medidas podem ser adotadas na rotina da mulher e são muito simples, como:
- Escolher o sutiã adequado, de preferência sem aros.
- Utilizar o tipo correto de anticoncepcional para o seu organismo
Sintomas de câncer de mama
Para não confundir a dor embaixo da mama esquerda com câncer de mama, listamos abaixo quais os principais sintomas dessa doença:
- nódulos ou massas palpáveis
- retrações da pele, da aréola e/ou do mamilo
- alterações na pele.
É importante lembrar que, na fase inicial, os tumores não apresentam sintomas. Por isso, é importante que a mulher faça os exames de rotina, como a mamografia.