Autoexame da tireoide – como fazer?

tireoide

Apesar de pouco conhecido, o autoexame da tireoide é algo que pode ajudar a detectar precocemente a presença de nódulos na glândula, podendo desenvolver patologias como o hipotireoidismo.

Por isso, é de grande importância saber realizar esse exame, além de entender quais são os sinais de que algo pode estar errado, para que se procure um médico o mais rápido possível.


O QUE É O AUTOEXAME DA TIREOIDE?

o que a tireoide

O autoexame da tireoide, assim como o que é feito nas mamas, é um exame que pode ser realizado em casa, e tem como objetivo detectar possíveis nódulos na glândula.

Assim, caso a pessoa sinta algum “caroço” ou assimetria na região onde se localiza a tireoide, é necessário procurar um médico o mais rápido possível. Dessa forma, o profissional pode realizar um exame físico e solicitar provas de imagem e laboratoriais para confirmar ou descartar qualquer problema.


COMO FAZER?

autoexame tireoide

Para realizar o autoexame da tireoide, você vai precisar de um espelho e de um copo de água. O procedimento é bem simples, como veremos a seguir:

  • Com a ajuda do espelho, procure a região onde está localizada a tireoide (logo abaixo do pomo de adão);
  • Então, ainda olhando no espelho, incline a cabeça para trás, de forma a facilitar a observação;
  • Beba um gole da água e, ao engolir, observe se existe alguma elevação ou saliência na região;
  • Repita o processo quantas vezes forem necessárias para conseguir visualizar toda a região;
  • Caso note algum inchaço, elevação ou assimetria, procure um médico.

Você pode também, após realizar os passos citados acima, palpar a tireoide, para avaliar se não existe algum nódulo que não seja visível com o autoexame visual.


QUAIS PROBLEMAS ESTE EXAME PODE DETECTAR?

O autoexame pode ajudar a detectar alguns problemas na tireoide, que precisam ser confirmados por um médico, preferencialmente um endocrinologista.

São eles:

  • Nódulos, que podem ser benignos ou malignos;
  • Bócios, que são vistos no autoexame como um inchaço na glândula, e podem ser simétricos ou assimétricos.

Porém, é importante ressaltar que nem todo nódulo é câncer, e que boa parte deles são benignos. Além disso, outros problemas podem causar o inchaço da glândula, como inflamações.


NÓDULOS DE TIREOIDE SÃO COMUNS?

autoexame da tireoide como fazer

Os nódulos de tireoide são um problema frequente, principalmente com o avançar da idade. Entretanto, apenas uma pequena parte deles são malignos, ou seja, na maioria das vezes não são cânceres.

Além disso, a maioria dos pacientes com diagnóstico de câncer de tireoide pode evoluir bem, e o problema apresenta alta chance de cura em até 95% dos casos, segundo dados da Fundação do Câncer, desde que seja diagnosticado de forma precoce e o tratamento, seja feito adequadamente.

Por isso, o autoexame e a realização de check-ups regulares são tão importantes, uma vez que ajudam na detecção de uma série de problemas de saúde, como aqueles que atingem a tireoide.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Vanderpump MPJ. The epidemiology of thyroid disease. British Medical Bulletin 2011; 99: 39–51.

Rosário PW, Ward LS, Carvalho GA, Graf H, Maciel RMB, Maciel LMZ, Maia AL, Vaisman M. Nódulo tireoidiano e câncer diferenciado de tireoide: atualização do consenso brasileiro. Arq Bras Endocrinol Metab. 2013;57/4.

Dra. Celia Yunes Portiolli

CRM-SP 27971 / RQE 5148 – 19469 Médica Pediatra e Especialista em Acupuntura Área de Atuação em Dor pela AMB (Associação Médica Brasileira), Coordenadora do Curso de Especialização em Acupuntura do CEIMEC – Centro de Estudo Integrado em Medicina Chinesa Médica colaboradora do Ambulatório de Acupuntura do Centro de Dor da Neurologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dra. Celia Yunes Portiolli

Dra. Celia Yunes Portiolli

CRM-SP 27971 / RQE 5148 – 19469 Médica Pediatra e Especialista em Acupuntura Área de Atuação em Dor pela AMB (Associação Médica Brasileira), Coordenadora do Curso de Especialização em Acupuntura do CEIMEC – Centro de Estudo Integrado em Medicina Chinesa Médica colaboradora do Ambulatório de Acupuntura do Centro de Dor da Neurologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail