Qual médico procurar para Dor de Cabeça, Cefaléia ou Enxaqueca?

cerebro e antidepressivo

O Especialista em Dores de Cabeça: O Neurologista

O médico especialista que cuida de dores de cabeça é o neurologista. Este profissional é capacitado para lidar com toda a complexidade do sistema nervoso, que engloba cérebro, medula espinhal e nervos.

A dor de cabeça, ou cefaleia, é apenas uma das várias manifestações de distúrbios deste sistema.

Diagnóstico e Classificação das Dores de Cabeça

Existem diversos tipos de dores de cabeça. Algumas são primárias, como a enxaqueca ou a cefaleia tensional, e outras são secundárias, resultantes de outro problema médico, como uma infecção ou tumor.

O neurologista é treinado para identificar a origem da dor, através de exames clínicos, histórico do paciente e, quando necessário, exames complementares, como a ressonância magnética ou tomografia.

Investigação de cefaléias – Primárias vs Secundárias

Enxaqueca_Cefaleia

As cefaleias primárias são aquelas que não apresentam uma causa orgânica identificável, sendo as principais a enxaqueca e a cefaleia do tipo tensional. A enxaqueca geralmente causa dor latejante de um lado da cabeça, acompanhada de náuseas, vômitos, fotofobia e fonofobia. Já a cefaleia tensional cursa com dor bilateral, como uma pressão ao redor da cabeça.

Por outro lado, as cefaleias secundárias têm uma causa subjacente identificável, que pode ser vascular, infecciosa, neoplásica, traumática ou metabólica. Exemplos são a cefaleia pós-traumática e a cefaleia por hipertensão intracraniana.

Os Perigos da Automedicação

É comum que, diante de uma dor incômoda, muitas pessoas optem por tomar medicamentos por conta própria. No entanto, a automedicação pode ser perigosa. Além de mascarar sintomas que poderiam auxiliar no diagnóstico, o uso inadequado de medicamentos pode intensificar as crises e trazer efeitos colaterais indesejados.

O tratamento dependerá do diagnóstico, podendo envolver medicações sintomáticas e preventivas, intervenções comportamentais e, em alguns casos, cirurgia

Medicamentos como analgésicos, anti-inflamatórios, antidepressivos e anticonvulsivantes podem ser utilizados sob supervisão médica.

Quando Procurar um Neurologista?

Enxaqueca e Cefaleia Tensional - Diferencas

É importante procurar um neurologista sempre que a dor de cabeça se tornar frequente, muito intensa, ou apresentar características diferentes das habituais.

Também é fundamental consultar este especialista quando a cefaleia vier acompanhada de outros sintomas, como náuseas, vômitos, alterações visuais ou de equilíbrio.

Conclusão

Dores de cabeça, embora comuns, nunca devem ser negligenciadas. A avaliação por um neurologista é a chave para um diagnóstico preciso e um tratamento eficaz, garantindo a qualidade de vida e o bem-estar do paciente. Em caso de qualquer sintoma atípico, é sempre recomendado procurar orientação médica.

É importante lembrar que o tratamento ideal para dor de cabeça depende do diagnóstico correto e da causa subjacente da dor.

Dr. Marcus Yu Bin Pai

CRM 158074 / RQE 65523, 65524 | Médico especialista em Acupuntura e Fisiatria pela USP. Área de Atuação em Dor pela Associação Médica Brasileira. Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo. Professor e Colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da USP. Diretor do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA).

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dr. Marcus Yu Bin Pai

Dr. Marcus Yu Bin Pai

CRM 158074 / RQE 65523, 65524 | Médico especialista em Acupuntura e Fisiatria pela USP. Área de Atuação em Dor pela Associação Médica Brasileira. Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo. Professor e Colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da USP. Diretor do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA).

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail