Veja as melhores atitudes para aumentar sua flexibilidade

Você deve estar se perguntando porque devo aumentar minha flexibilidade e quais vantagens teriam com isso, a verdade é que ter uma boa flexibilidade é muito importante e pode melhorar muitos fatores da sua vida.

Por isso antes de se perguntar porque deve ter uma boa flexibilidade vem acompanhar o artigo e aprender um pouco sobre isso. Nós vamos mostrar também as melhores atitudes para aumentar sua flexibilidade.

Antes de começar a falar sobre as atitudes que você pode começar a tomar para aumentar a flexibilidade, vamos falar um pouco sobre a flexibilidade. Muitas pessoas não dão atenção a ela e isso é um problema, você já deve ter reparado que sua flexibilidade diminuiu com o tempo, isso é normal.

As crianças são muito flexíveis, elas se exercitam muito e a flexibilidade é natural delas, mas com o passar do tempo elas vão perdendo isso e se você não prestar atenção, ficará totalmente travado.

Se você começou a fazer exercício físico agora, já deve ter percebido que precisa de flexibilidade para fazer alguns movimentos, ela é muito importante e necessária.

Uma pessoa pouco flexível que se exercita pode sofrer graves lesões, ter uma boa flexibilidade vai melhorar sua postura corporal, melhora a qualidade de movimento, diminui o risco de lesões, previne cardiopatias e doenças relacionadas, entre outras coisas como:

• Produz sensação de rejuvenescimento.
• Melhora as funções respiratórias.
• Retarda a aparição da fadiga e ajuda na recuperação mais rápida.

Além da idade que influencia bastante na flexibilidade, como já falamos, também existem outros fatores que podem influenciar a flexibilidade. As mulheres, por exemplo, têm mais flexibilidade que os homens, isso porque o tecido delas é menos denso, você já deve ter observado essa diferença.

Outro fator que pode influenciar é a temperatura, no calor existe um relaxamento da musculatura e com isso a flexibilidade aumenta, o contrário acontece no frio, em lugares e épocas mais frias a flexibilidade fica reduzida, isso porque a elasticidade diminui.

Ela é essencial para sua vida

Isso mesmo, a flexibilidade está relacionada com quase tudo na sua vida, você precisa ser bem flexível para conseguir realizar muito bem as tarefas mais simples do seu dia-a-dia. Já falamos aqui alguns benefícios que ela traz para o indivíduo, mas não é apenas isso.

A flexibilidade é a capacidade de movimentar as articulações em grandes amplitudes, uma pessoa com pouca flexibilidade tem um desempenho muscular ruim.

Você já deve ter observado que ela também muda durante o dia, na parte da manhã, assim que você acorda o seu corpo tem uma maior amplitude de movimento, com o passar das horas essa amplitude vai diminuindo. É claro que ela também tem relação com a individualidade biológica, isso quer dizer que as pessoas têm organismos diferentes e que as pessoas têm flexibilidade em níveis diferentes.

Não existe a necessidade de ser muito flexível, você pode ser exercitar, alongar e ter uma boa flexibilidade para garantir que não terá lesões e os outros benefícios que já citamos que a flexibilidade pode trazer. Não é necessário ter uma flexibilidade enorme como as pessoas que praticam certo tipo de atividade como natação ou ginástica.

Essas pessoas trabalham o corpo todo e muitas vezes vivem disso, nesse caso é importante mesmo ter uma ótima flexibilidade. Mas você que quer apenas ter uma boa qualidade de vida, uma flexibilidade normal e boa já é o bastante.

Como ter boa flexibilidade

Agora chegamos ao local que provavelmente você queria, como posso melhorar e aumentar a minha flexibilidade? Uma das formas mais simples de fazer isso é com o alongamento, ele é um tipo de exercício simples e que vai aumentar e muito a sua flexibilidade. É importante salientar que o alongamento deve ser feito da forma correta, sem exigir demais do corpo.

Quando você começar a fazer os exercícios de alongamento precisa ser cauteloso e não ter presa, respeitar seus limites é muito importante. Se você não tem alongamento nenhum e é completamente duro e travado, vai demorar a conseguir ser mais flexível, mas isso vai acontecer com o tempo, não force nada, respeite seu corpo, isso é o mais importante.

Comece a fazer o alongamento com um prévio aquecimento, dessa forma já vai relaxar os músculos antes de começar. Mesmo fazendo o aquecimento, se você sentir dor em algum momento é importante parar imediatamente, nunca force. Durante o alongamento também preste atenção na sua respiração, respire normalmente é não bloqueie o ar enquanto faz as posições.

Veja algumas dicas que separamos para você que vai começar a se alongar e quer aumentar a flexibilidade.

A primeira dica é não ter pressa, ela é inimiga da perfeição e pode atrapalhar e até te machucar. O que você deve fazer é respeitar os seus limites, se começou agora e não consegue colocar as mãos nos pés isso é bem normal, não force, com o tempo você vai conquistar seu objetivo, só não tenha pressa.

Uma outra dica que já falamos e que anda ao lado da primeira é respeitar seus limites. Algumas pessoas realmente não têm a flexibilidade boa e por mais que tentam, não vão conseguir fazer algumas coisas. Por isso é importante saber o seu limite e respeita-lo.

Estar relaxado também é uma dica para você fazer os exercícios e ganhar uma flexibilidade melhor. Por isso relaxe os músculos para poder alongá-los, estar descansado e relaxado é importante, fazer o alongamento com o músculo travado e tenso não é uma boa ideia, por isso observe quando você vai fazer esses exercícios.

Já falamos aqui que na parte da manhã a flexibilidade é maior e com o decorrer do dia ela vai mudando e piorando. Por isso fazer os exercícios de alongamento pela manhã é a melhor opção. Se você não tem tempo para fazer na parte da manhã o mais indicado é chegar em casa, relaxar um pouco, se alimentar e depois fazer os exercícios de alongamento.

É preciso ficar atento em alguns sinais que seu corpo manda, um deles é a dor. Ela é uma alerta do organismo, assim como a respiração errada ou a dificuldade na respiração. Se sentir dor, pare na hora. Se observar que a respiração está errada ou sente dificuldade de respirar, pare um pouco até você conseguir manter a respiração normal novamente. Você não pode bloquear o ar durante as posições.

Por último a nossa última dica é de observar as modificações que seu corpo vai ter com o tempo, a medida em que você incorpora essa prática em sua vida a flexibilidade vai aumentar e um exercício que fazia antes pode não ser mais tão vantajoso.

É necessário começar a mudar o tipo de exercício que faz ao longo do tempo, se fizer o mesmo alongamento durante anos, a flexibilidade não vai aumentar, ela vai apenas continuar a mesma.

Espero que tenha te ajudado. Se tiver alguma dúvida deixe nos comentários que respondemos para você. Compartilhe também com outras pessoas, todos precisam fazer exercícios físicos, ter flexibilidade é importante e não vai custar nada, só trará benefícios para sua saúde.

Dr. João Arthur Ferreira

CRM-SP 19759 / RQE 3179 Atua no tratamento de reabilitação em atletas, dor aguda e dor crônica (cervicalgia, lombalgia, enxaqueca). Médico especialista em Fisiatria e Acupuntura Coordenador do CEIMEC – Centro de Estudo Integrado de Medicina Chinesa – Curso de Pós-Graduação em Acupuntura Médica, reconhecida pelo CMBA (Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura).
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Medicina Física e Reabilitação (SBMFR).
Ex-Colaborador do Grupo de Dor do Departamento de Neurologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dr. João Arthur Ferreira

Dr. João Arthur Ferreira

CRM-SP 19759 / RQE 3179 Atua no tratamento de reabilitação em atletas, dor aguda e dor crônica (cervicalgia, lombalgia, enxaqueca). Médico especialista em Fisiatria e Acupuntura Coordenador do CEIMEC – Centro de Estudo Integrado de Medicina Chinesa – Curso de Pós-Graduação em Acupuntura Médica, reconhecida pelo CMBA (Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura).
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Medicina Física e Reabilitação (SBMFR).
Ex-Colaborador do Grupo de Dor do Departamento de Neurologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail