Reconhecimento e Recompensa – Diferenças e usos

Reconhecimento e Recompensa

Programas de recompensas e reconhecimento são uma estratégia de recursos humanos que mostra aos funcionários o quanto você os valoriza. Eles também estarão mais engajados, motivados e produtivos.

Uma empresa que quer crescer sempre terá seus funcionários em mente. Isso começa com uma melhor compreensão de como eles estão sendo tratados. Para isso, existem dois fatores que sempre devem ser colocados em prática frequentemente, são eles: o reconhecimento e o resultado. 

É importante ressaltar que reconhecimento e recompensa não são a mesma coisa, pois queremos ter certeza de que as pessoas estão recebendo o que merecem. Saiba mais sobre eles neste artigo para você poder dar um feedback preciso.


Em um nível básico, as recompensas e o reconhecimento dos funcionários ajudam a criar uma cultura positiva da empresa e a manter os funcionários motivados e engajados em seus trabalhos.


Entenda a diferença entre reconhecimento e recompensa

Geralmente, reconhecimento e recompensas são políticas que existem dentro da sua organização e são geralmente coordenadas pelo responsável pelas pessoas.

Reconhecimento

Intangível e geralmente assume a forma de elogios verbais ou escritos. É mais experiente do que consumido e tem mais emoção associada. Normalmente, também não é esperado e é personalizado para o destinatário.

Recompensas

Normalmente tangíveis, consumíveis e com valor econômico. Na maioria dos casos, isso significa um bônus de pagamento, aumento de salário ou cartão-presente. As recompensas geralmente são mais impessoais do que o reconhecimento e são mais esperadas pelos funcionários.


Semelhanças

Ambos tem o objetivo de propor benefícios emocionais e financeiros sempre em busca de engajar e valorizar os profissionais, seja de forma individual ou coletiva. 

As recompensas e o reconhecimento dos funcionários são um sistema que garante o engajamento e a produtividade em uma organização de maneiras extrínsecas e intrínsecas.

Anteriormente, o reconhecimento do funcionário era elogiado apenas quando recebia o resultado ou após um mandato específico. Mas hoje está mais focado no desempenho


Benefícios do reconhecimento e recompensa

  • Melhora no relacionamento com os funcionários e no espírito de equipe: Ter uma força de trabalho que não apenas trabalhe bem em conjunto, mas que tenha relacionamentos fortes é um grande benefício para uma organização. Oferecer oportunidades para os colegas nomearem uns aos outros para recompensas construirá esse espírito de equipe vital.
  • Cultura de apreciação: Seja por meio de uma rede social interna, em reuniões ou em funções no local de trabalho, celebrar visivelmente as conquistas de cada um alimentará uma cultura positiva no escritório.
  • Maior confiança e auto-estima: Embora o elogio da gerência seja sempre bom, recebê-lo de colegas de trabalho pode dar aos funcionários um impulso extra de confiança.


Importância do Reconhecimento

O reconhecimento dos funcionários é importante porque é fundamental para o engajamento dos funcionários.

Os líderes não podem esperar que funcionários de alto potencial apareçam todos os dias e dêem o melhor de si se não sentirem que seu bom trabalho é valorizado.

Sem reconhecimento, o moral dos funcionários despencará e, pouco depois, a retenção de funcionários também.

Com essas consequências terríveis, não há desculpa para um local de trabalho não adotar essa estratégia de baixo custo de reforço positivo.


O reconhecimento é para todos. Os empregadores não devem limitar quem recebe e quem não recebe crédito. Dessa forma, você desenvolve uma cultura de apreciação, colaboração e valores compartilhados.

Thiago Moretti F.

Jornalista pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Colabora com o Blog da Saúde na revisão e criação de conteúdo juntamente com a equipe de médicos editores.

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Thiago Moretti F.

Thiago Moretti F.

Jornalista pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Colabora com o Blog da Saúde na revisão e criação de conteúdo juntamente com a equipe de médicos editores.

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail