Qual É Um Peso Normal Para Uma Criança de 14 Anos?

Dois jovens de 14 anos com o mesmo sexo podem apresentar estágios diferentes de maturação sexual. Então, o aparecimento de eventos pubertários pode dificultar a percepção de qual é o peso normal para uma criança de 14 anos.

Por esse motivo, caracterizar o crescimento apenas através da idade cronológica não é muito assertivo. Por outro lado, se faz necessário a associação dos indicadores de maturação sexual às variáveis de peso, estatura, idade e sexo para, assim, classificar o estado nutricional de um adolescente de 14 anos3.

Uma faixa de peso normal para crianças de 14 anos normalmente é avaliado através da manutenção do índice de massa corporal por idade (IMC/I) entre o percentil 3 e 85 ou entre o escore z -2 e + 1, segundo o gráfico da Curva de Crescimento da OMS1,4.

Logo, uma menina de 14 anos com altura média de 159,8 cm terá um peso normal entre 40 a 58,4 kg. Enquanto que um menino de 14 anos com altura média de 163,2 cm terá um peso normal entre 42kg a 58,3 kg.

No entanto, não existe um indicador antropométrico que utilizado de forma isolada seja fidedigno para avaliação do estado nutricional de um jovem de 14 anos. Além disso, diferentes alturas nessa idade terão uma categoria de peso diferente.

O ideal é se consultar com o pediatra e/ou nutricionista, de preferência com especialização em nutrição materno-infantil, para melhor interpretação do peso observado.

A medição do IMC não diferencia a massa magra do tecido adiposo, o estilo de vida, a genética e demais características pessoais que geram impacto na aparência de um IMC saudável para cada pessoa.

Por isso, o IMC deve ser usado em conjunto com outras ferramentas que englobem o estilo de vida para avaliar a saúde. 

Ou seja, mesmo se um adolescente estiver com o IMC “alto”, o profissional de saúde utilizará outras ferramentas nutricionais para diagnóstico ou não de excesso de peso.

Nessa fase da vida, o adolescente deve se concentrar em modificar seus hábitos de vida, tornando-os mais saudáveis ​​e sustentáveis.


Hábitos Alimentares Que Interferem Na Composição Corporal

O tipo de alimentação consumida nos primeiros anos de vida reflete na mudança da composição corporal na adolescência. Por exemplo, uma criança que consome muitos alimentos industrializados, ricos em calorias, gorduras e açúcares, tende a ser um adolescente com sobrepeso ou obesidade.

Assim como o déficit na ingestão de alimentos também afeta a massa corporal, órgãos e tecidos. Por isso a educação nutricional é tão importante desde a infância para conscientizar da importância de um melhor estilo de vida e tornar os jovens mais saudáveis e independentes nas suas escolhas alimentares.


Como Classificar Excesso de Peso Segundo o IMC Por Idade

medida

De acordo com os gráficos de crescimento da OMS1,4, um IMC/I com o percentil acima de 85 e abaixo de 97 é considerado sobrepeso.

Por exemplo, uma menina de 14 anos com altura média de 159,8 cm seria considerada com sobrepeso acima de 58,4 kg. Já um menino de 14 anos com altura média de 163,2 cm seria considerado com sobrepeso a partir de 58,3 kg. Qualquer IMC/I identificado acima do percentil 97 será classificado como obesidade.

z-escore (percentil)10 a 19 anos incompletos
< -3 (P 0,1)Magreza acentuada
≥ -3 (P 0,1) e < -2 (P 3)Magreza
≥ -2 (P 3) e ≤ +1 (P 85)Eutrofia **
> +1 (P 85) e ≤ +2 (P 97)Sobrepeso
> + 2 (P 97) e≤ + 3 (P 99,9)Obesidade
> + 3 (P 99,9)Obesidade grave
Pontos Por Corte do IMC Por Idade Segundo (OMS, 2007)

**Eutrofia não significa ausência de desnutrição, mas proporcionalidade adequada do peso para estatura.

Consulte a curva de crescimento no link abaixo para obter uma melhor visualização do resultado.

Curvas de crescimento (z-scores/percentiles): https://www.who.int/tools/growth-reference-data-for-5to19-years/indicators/bmi-for-age

Conforme comentário anterior, essa classificação do IMC deve estar associada com outras ferramentas para um melhor entendimento dos resultados e de como está a saúde desse adolescente.

Deve-se lembrar que nessa idade os nutrientes são fundamentais para seu desenvolvimento, crescimento e bem-estar.

Logo, não é recomentado iniciar qualquer dieta específica ou restrição de algum grupo alimentar para a perda de peso, sem antes se consultar com um profissional de saúde, principalmente com o nutricionista.


Plano Alimentar Para Uma Criança de 14 Anos

Normalmente os adolescentes que fazem dieta, por conta própria, restringem o consumo de algum grupo alimentar e reduzem severamente as calorias, aplicando regras alimentares extremas. Essas escolhas alimentares desregulam o crescimento e afeta o bem-estar de uma criança de 14 anos.

A perda de peso muito rápida, em pouco tempo, vem acompanhada da perda de água corporal e de massa muscular. E geralmente acontece o reganho de peso em pouco tempo.

A dieta também pode acarretar no crescimento e desenvolvimento deficiente do corpo, reduzir a capacidade cognitiva, apresentar carências nutricionais, inclusive a saúde óssea fica prejudicada e comprometer a parte imunológica do organismo.

Atenção!! As restrições de qualquer grupo alimentar ou tipos de alimentos pode aumentar as chances de comer demais ou comer compulsivamente depois, podendo desenvolver problemas de saúde e até transtornos alimentares no futuro.

Portanto, deve-se evitar fazer dieta nessa idade, sem a devida recomendação e orientação de um médico ou nutricionista habilitado.

É mais importante que o adolescente se alimente de forma saudável e balanceada, atendendo  suas necessidades diárias de macro e micronutrientes.

Uma dieta balanceada incluirá: três refeições maiores por dia (café da manhã, almoço e jantar), intercalado por lanches (normalmente são três lanches).

Também dever ter o consumo equilibrado de frutas, verduras, legumes, grãos, proteínas e laticínios. Nessa idade, cálcio e ferro são fundamentais para o crescimento e desenvolvimento do corpo.


calcio

O cálcio é importante para suprir as demandas ósseas durante o crescimento e prevenir o risco de fraturas, enquanto que o ferro ajuda no transporte de oxigênio para o músculo. 

Além de realizar o consumo dos alimentos de forma correta, é importante manter um estilo de vida mais ativo.

Orientações gerais para uma criança de 14 anos

Para manter uma vida mais saudável, segue as orientações abaixo:

  • Não pular as refeições.
  • Consumir em média 6 refeições ao dia, em horários regulares.
  • Evitar dietas da moda, pois não são saudáveis ​​e podem comprometer o adequado crescimento e desenvolvimento do corpo.
  • Mastigar devagar os alimentos e apenas comendo até se sentir satisfeito.
  • Reduzir o consumo de alimentos industrializados (por exemplo: fast food, sorvete, biscoito recheado, suco em pó, refrigerantes, etc), pois são ricos em gorduras trans, sódio, açúcar e são muito calóricos.
  • Aumentar o consumo de frutas, vegetais e dar preferência a gorduras saudáveis ​​como nozes e abacates.
  • Beber bastante água todos os dias.
  • Ter uma vida ativa, para manter o corpo saudável.


Referências Bibliográficas:

  1. Sociedade Brasileira de Pediatria. Accessed at: https://www.sbp.com.br/departamentos/endocrinologia/graficos-de-crescimento/
  2. Sociedade Brasileira de Pediatria. Avaliação nutricional da criança e do adolescente – Manual de Orientação / Sociedade Brasileira de Pediatria. Departamento de Nutrologia. – São Paulo: Sociedade Brasileira de Pediatria. Departamento de Nutrologia, 2009. 112 p
  3. Vitolo, MR. Nutrição: da gestação ao envelhecimento / Nutrition from pregnancy to eldery – Rio de Janeiro; Ed. Rubio; 2008.
  4. World Health Organization.Accessed at: http://www.who.int/growthref/en/

Raísa Vitena da Silva Araújo

CRN5 9100. Nutricionista pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Especialista em Nutrição Clínica sob a forma de Residência pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Ex-colaboradora da equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional do Instituto Couto Maia. Atendimento Nutricional em Salvador - Bahia (Clínica Nutrir & Saúde) e Online para todo o Brasil.

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Raísa Vitena da Silva Araújo

Raísa Vitena da Silva Araújo

CRN5 9100. Nutricionista pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Especialista em Nutrição Clínica sob a forma de Residência pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Ex-colaboradora da equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional do Instituto Couto Maia. Atendimento Nutricional em Salvador - Bahia (Clínica Nutrir & Saúde) e Online para todo o Brasil.

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail