O que são os códigos de barras?
Códigos de barras, também chamadas de rugas periorais, são as rugas que se formam ao redor dos lábios, vulgarmente conhecidas como “código de barras”.
Essas rugas podem aparecer com o passar dos anos e ações repetitivas, como sorrir, morder os lábios ou franzir a testa. Elas são conhecidas como códigos de barra devido a sua aparência de linhas paralelas.
Marcas de expressão são parte do processo natural de envelhecimento da pele. Porém, o excesso de exposição solar, a baixa ingestão de proteínas, o tabagismo e o envelhecimento natural estão diretamente ligados ao surgimento dessas linhas.
Surgem em que idade?
Por volta dos 40 anos.
Internamente, o envelhecimento da pele está relacionado às mudanças hormonais e às alterações metabólicas que vão acontecendo com o passar dos anos.
Já os fatores externos, como luz solar, radiação ultravioleta, tabagismo, poluição, uso de medicamentos, álcool e até mesmo a alimentação desequilibrada, são responsáveis pela maioria dos sinais de envelhecimento da pele.
Para retardar este processo, é importante adotar alguns hábitos saudáveis, como fazer uma alimentação equilibrada, evitar o excesso de exposição ao sol, manter o rosto limpo e hidratado, e realizar tratamentos estéticos adequados.
Quais opções de tratamentos?
O tratamento das rugas é variado, dependendo do grau das rugas. Uma avaliação com um médico especialista é importante para a recomendação de procedimentos, que podem ser realizados de maneira isolada ou combinada.
Procedimentos posíveis incluem:
- Preenchimento com ácido hialurônico – Melhoram aspecto da pele, e preenchem os sulcos que se formam devido à idade.
- Peeling – Pode ser indicado em casos de rugas mais leves. A aplicação de ácidos auxiliam na remoção de camadas superficiais danificadas, estimulando o surgimento de uma nova (renovação). Tem rápida recuperação.
- Laser CO² Fracionado – Eficaz e consegue atingir as camadas mais internas da pele, oferecendo um efeito lifting imediato.
- Ultrassom Microfocado – Atria Perioral – Estimula o colágeno local através de ondas ultrassônicas direcionadas as camadas profundas da pele.
O tratamento dói?
Não, é totalmente suportável e ainda podemos utilizar pomadas anestésicas para maior conforto.
Os tratamentos podem ser realizados em consultório médico.
Resolve, ou precisa fazer novas aplicações?
O resultado é visível e muito satisfatório para os clientes.
Como todo procedimento estético, com o passar do tempo, é necessário fazer uma “manutenção” ou mesmo combinação dos procedimentos sim.
Para quem é indicado, e para quem não é indicado?
Há 3 grupos que tendem a ter mais chances à formação dos códigos de barras:
- Fumantes: Devido à alta exposição aos radicais livres, os fumantes tendem a ter um envelhecimento precoce, favorecendo a formação das rugas periorais – o famoso “código de barras”.
- Pessoas com tons mais claros de pele: É importante usar filtro solar diariamente para evitar a formação de código de barras.
- Pessoas com problemas dentários: Ter a musculatura da boca com algum problema, pode ser um fator a mais para o surgimento de rugas.
Não é indicado para grávidas, lactantes e pessoas que tenham alergia a algum dos produtos utilizados, devendo ser bem avaliado por um profissional plenamente capacitado para lidar com qualquer eventualidade (preferencialmente por dermatologistas ou cirurgiões plásticos).