Estresse e Tabagismo – Veja suas Relações

De acordo com especialistas quem decide parar de fumar é um desafio. Isto ocorre, pois envolve diversos sintomas e pode causar o estresse. Além disso, o estresse e o tabagismo possui ligação, pois um desencadeia o outro.

Desta forma, a ansiedade, o estresse e alguns sentimentos podem ser considerados gatilhos de recaída do fumo.

A orientação dos médicos e profissionais é tentar não associar o fumo as atividades cotidianas. Este comportamento associativo tem relação emocional com o cigarro e pode influenciar durante o tratamento[1]Kassel JD, Stroud LR, Paronis CA. Smoking, stress, and negative affect: correlation, causation, and context across stages of smoking. Psychological bulletin. 2003 Mar;129(2):270..

Além disso, o acúmulo de tarefas pode aumentar os sintomas e fazer com que os fumantes sintam-se vulneráveis[2]Parrott AC. Does cigarette smoking cause stress?. American Psychologist. 1999 Oct;54(10):817..

Relação entre tabagismo e estresse crônico

CausaEfeito
FumarAumenta o risco de estresse crônico
Estresse crônicoAumenta a vontade de fumar
FumarDiminui a capacidade do corpo de lidar com o estresse
Estresse crônicoAumenta o risco de problemas de saúde relacionados ao tabagismo

Hoje a maior parte das pessoas lida com diversas atividades em simultâneo, isto acaba sobrecarregando. Entretanto, quando ocorre qualquer problema ou frustração acabam recorrendo para o cigarro.

Fotografia Em Close Up De Uma Pessoa Segurando Um Cigarro

Estresse e tabagismo causa da recaída

Conforme estudos de pacientes que fazem tratamento para largar o fumo, 30% acabam voltando. No geral as situações de nervosismo como perda de pessoas, separações e problemas financeiros, causam a recaída[3]Hajek P, Taylor T, McRobbie H. The effect of stopping smoking on perceived stress levels. Addiction. 2010 Aug;105(8):1466-71..

Este levantamento foi feito pelo coordenador cardiologista Jaqueline Scholz, do Instituto do Coração (Incor). Ainda esta médica é a responsável do Programa de Assistência ao Fumante (PAF), que atua em 19 instituições.

Na pesquisa detectou que o estresse agudo é um gatilho e atinge 31% dos ex-fumantes que voltaram com o vício.

No geral as primeiras recaídas (60%) acontecem nos primeiros meses de tratamento. Após esta etapa, os números diminuem para 17% a 20% em um ano. E depois de 12 meses chega apenas a 1,5%, conforme congresso da Sociedade para Pesquisa Sobre Nicotina e Tabaco, nos EUA.

Relação do cigarro com o estresse

Muitas pessoas acreditam que o cigarro diminui o estresse. Na verdade acontece o contrário. Normalmente um dos órgãos mais submetido ao estado de tensão é o aparelho cardiovascular. Isto ocorre, pois não atinge somente os músculos, mas também as artérias.

Além disso, o cigarro traz prejuízo mental e pode predispor quadros de pré-demenciais e problemas vasculares. Ainda ele traz outros prejuízos precoces como:

Durante o processo de parar de fumar a ansiedade aumenta, porém, ela é temporária. Mesmo quando a pessoa está decidida, ela precisa de ajuda de especialistas.

Ganho de peso

Além disso, lidar com a abstinência não é nada fácil. Para isto existem tratamentos comportamentais a base de medicamentos. Este último é indicado para quem possui dificuldade em parar de fumar.

Através dos medicamentos é possível acabar com sintomas de abstinência. Deste modo o paciente fica mais calmo e sem impaciência e irritação.

Na realidade o estresse e o tabagismo são desencadeados quando existe a falta do cigarro. Todos estes sintomas demonstram como a pessoa é sem o cigarro. Ou seja, como se comporta ao se livrar do vício.

Já o aumento do peso acontece, pois existe a compulsão por comida. Devido à abstinência, mas com o uso de medicação ela diminui. É preciso manter o cuidado, pois a obesidade pode ser um agravante. Cada paciente recebe um tratamento conforme o seu caso, inclusive ele pode contar com ajuda de um psicólogo.

Como controlar

Como o estresse e o tabagismo tem relação é preciso manter um pensamento disfuncional. Na realidade quem está parando de fumar, diz que tem dificuldade em pensar, trabalhar e fazer suas coisas do dia a dia.

No entanto, é possível controlar as crises inclusive a vontade de fumar. No geral ela ocorre de 1 a 5 minutos.

Para ajudar é preciso lembrar que o desconforto permanece em um período curto. Para aliviar, as dicas são:

1. Respirar

Respirações lentas e profundas podem ajudar a diminuir a pressão arterial e a frequência cardíaca. Experimente a respiração pranayama, um método yogue que envolve respirar por uma narina de cada vez para aliviar a ansiedade.

A técnica deve funcionar da mesma forma que a acupuntura, equilibrando a mente e o corpo.


2. Contagem regressiva

Quando as preocupações estiverem à solta, tente contar lentamente até 10 e depois volte novamente para se acalmar.

É mais difícil surtar com um próximo exame ou entrevista de emprego quando você está ocupado lembrando o número que vem antes do sete.


3. Tenha uma dieta saudável

Comer uma dieta saudável é uma parte importante para cuidar de si mesmo. Procure comer uma variedade de frutas e vegetais e grãos integrais.


4. Conecte-se com outras pessoas

Quando você está estressado e irritado, seu instinto pode ser isolar-se. Em vez disso, entre em contato com familiares e amigos e faça conexões sociais.

O contato social é um bom apaziguador do estresse porque pode oferecer distração, fornecer apoio e ajudá-lo a tolerar os altos e baixos da vida. Então, faça uma pausa para o café com um amigo, envie um e-mail para um parente ou visite seu local de culto.

Tem mais tempo? Considere se voluntariar para um grupo de caridade e ajude a si mesmo enquanto ajuda os outros.


5. Faça pausas

Há uma razão pela qual você se sente esgotado e exausto no final de um dia de trabalho. Embora seja fácil ficar preso no trabalho e avançar sem pausas, não é produtivo.

Trabalhar mais não é o mesmo que trabalhar melhor (ou melhor).

Semelhante aos seus músculos, o cérebro fica cansado se usado em excesso. E isso significa que você deve fazer pausas regulares ao longo do dia para se manter atualizado e ser mais produtivo.

Pausas regulares ajudam você a se concentrar e pensar de forma mais criativa. Eles também ajudam na recuperação da memória e a restaurar a motivação. Isso significa que, mesmo que você trabalhe menos (de uma perspectiva de tempo), você será mais produtivo e eficaz.


6. Estar sozinho

Cinco minutos de tempo sozinho podem ajudá-lo a organizar seus pensamentos e limpar sua cabeça.


7. Durma o suficiente

O estresse pode fazer com que você tenha problemas para adormecer. Quando você tem muito o que fazer – e muito em que pensar – seu sono pode sofrer. Mas o sono é o momento em que seu cérebro e corpo recarregam.

A qualidade e a quantidade de sono que você dorme podem afetar seu humor, nível de energia, concentração e funcionamento geral. Se você tiver problemas para dormir, certifique-se de ter uma rotina tranquila e relaxante para dormir, ouvir música suave, guardar os relógios e manter uma programação consistente.

Referências Bibliográficas

Referências Bibliográficas
1 Kassel JD, Stroud LR, Paronis CA. Smoking, stress, and negative affect: correlation, causation, and context across stages of smoking. Psychological bulletin. 2003 Mar;129(2):270.
2 Parrott AC. Does cigarette smoking cause stress?. American Psychologist. 1999 Oct;54(10):817.
3 Hajek P, Taylor T, McRobbie H. The effect of stopping smoking on perceived stress levels. Addiction. 2010 Aug;105(8):1466-71.

Dra. Celia Yunes Portiolli

CRM-SP 27971 / RQE 5148 – 19469 Médica Pediatra e Especialista em Acupuntura Área de Atuação em Dor pela AMB (Associação Médica Brasileira), Coordenadora do Curso de Especialização em Acupuntura do CEIMEC – Centro de Estudo Integrado em Medicina Chinesa Médica colaboradora do Ambulatório de Acupuntura do Centro de Dor da Neurologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dra. Celia Yunes Portiolli

Dra. Celia Yunes Portiolli

CRM-SP 27971 / RQE 5148 – 19469 Médica Pediatra e Especialista em Acupuntura Área de Atuação em Dor pela AMB (Associação Médica Brasileira), Coordenadora do Curso de Especialização em Acupuntura do CEIMEC – Centro de Estudo Integrado em Medicina Chinesa Médica colaboradora do Ambulatório de Acupuntura do Centro de Dor da Neurologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail