Citrulina: Para que serve?

citrulina usos e informacoes

Antes de mais nada, vamos explicar o que é a citrulina.

A citrulina é um aminoácido não-essencial, ou seja, um fragmento de uma proteína que é produzida naturalmente pelo corpo humano.

Contudo, a citrulina pode ser encontrada em diversas fontes de alimentos e tem sido cada vez mais utilizada para inúmeras coisas, embora algumas  delas ainda  sem comprovação científica.

Então, quando a citrulina é suplementada, ela adquire a forma de citrulina malato, que é um sal ácido que garante maior dosagem do aminoácido in natura[1]Bahri S, Zerrouk N, Aussel C, Moinard C, Crenn P, Curis E, Chaumeil JC, Cynober L, Sfar S. Citrulline: from metabolism to therapeutic use. Nutrition. 2013 Mar 1;29(3):479-84..

Entretanto, alguns benefícios da citrulina para a saúde estão sendo estudados aos poucos, muitos já comprovados, outros ainda não.

BenefíciosDescrição
Aumenta o desempenho do exercícioA citrulina pode melhorar o desempenho físico durante o exercício e ajudar a reduzir a fadiga e a dor muscular após o exercício.
Melhora a saúde do coraçãoPesquisas sugerem que a citrulina pode ajudar a baixar a pressão arterial e melhorar outros marcadores da saúde do coração.
Pode ajudar a tratar a disfunção erétilA citrulina pode melhorar a disfunção erétil aumentando o óxido nítrico, que relaxa e dilata os vasos sanguíneos.
Pode ajudar na digestãoA citrulina pode melhorar a digestão aumentando a produção de enzimas digestivas e bile.
Pode ajudar a tratar diabetes tipo 2Pesquisas sugerem que a citrulina pode ajudar a melhorar a tolerância à glicose e a sensibilidade à insulina em pessoas com diabetes tipo 2.


Principais fontes alimentares da citrulina 

Dentre os alimentos que mais contém citrulina em sua composição nutricional estão:

  • Feijão, grão-de-bico e ervilha;
  • Melão amargo;
  • Carnes vermelhas e de frango;
  • Clara do ovo;
  • Melancia (grande concentração);
  • Pepino;
  • Chocolate amargo;
  • Frutos secos.


Como a citrulina atua no organismo?

Molécula da Citrulina
Molécula da Citrulina

De acordo com vários estudos, a citrulina atua no organismo através da sua conversão para arginina, um outro aminoácido responsável pela produção do óxido nítrico.

Então, o óxido nítrico atua diretamente na melhora da circulação sanguínea, melhorando a nossa saúde, principalmente a saúde cardiovascular[2]Allerton TD, Proctor DN, Stephens JM, Dugas TR, Spielmann G, Irving BA. l-Citrulline supplementation: impact on cardiometabolic health. Nutrients. 2018 Jul;10(7):921..

No entanto, a citrulina ainda garante maior oxigenação dos tecidos, um melhor funcionamento cerebral e controle da pressão arterial.


Benefícios da Citrulina para a saúde

o que e citrulina

Veja agora, os principais benefícios que a citrulina promove em nosso organismo[3]Romero MJ, Platt DH, Caldwell RB, Caldwell RW. Therapeutic use of citrulline in cardiovascular disease. Cardiovascular drug reviews. 2006 Sep;24(3‐4):275-90..


Combate a hipertensão

A citrulina tem papel fundamental na dilatação dos vasos sanguíneos.

Assim, quando ela é convertida em arginina e transformada em óxido nítrico, a dilatação dos vasos promove o relaxamento das veias e artérias.

Esse relaxamento do fluxo é que causa o maior controle da pressão arterial de todo corpo, atuando no combate a hipertensão. 

Fortalece a saúde cardiovascular 

De maneira igual ao exemplo acima, este processo da citrulina consequentemente previne episódios como infarto e acidente vascular cerebral.

Tudo por que uma melhor circulação sanguínea resulta em veias e artérias fortes e calibradas, com um fluxo de oxigênio constante, que mantém a harmonia de todo sistema circulatório.

Tratamento da disfunção erétil

Quem sofre de disfunção erétil pode encontrar na citrulina um aliado natural.

Alguns estudos revelaram que como a citrulina melhora todo o sistema circulatório do corpo, ela auxilia no combate ao distúrbio.

Então, o fluxo sanguíneo da região genital do homem é mais estimulado, o que causa a manutenção da ereção.

Melhora da performance esportiva 

Este é um dos principais benefícios conhecidos da citrulina, porém, ainda é uma dúvida.

Alguns estudos internacionais indicaram que a citrulina melhora a circulação muscular, com um fornecimento mais rápido de oxigênio para os músculos.

Então, ela pode melhorar o rendimento dos treinos e acelerar o processo de recuperação muscular, evitando a fadiga e diminuindo os níveis de lactato durante os exercícios.

Porém, outros estudos revelam o contrário. 

Em um estudo feito com pessoas através da ingestão de dosagens de citrulina antes dos treinos, os pesquisadores dividiram um grupo de esportistas em dois.

O primeiro grupo recebeu as doses de 8 gramas de citrulina uma hora antes dos treinos. 

O segundo não recebeu o aminoácido durante o período de testes.

Ao final, os resultados foram desanimadores. Os pesquisadores não perceberam nenhuma diferença entre o grupo que recebeu a citrulina e o que não recebeu.

Assim, este estudo verificou que o uso da citrulina como recurso ergogênico pode não ser tão eficaz.

Como pode-se ver, ainda falta mais consenso na literatura científica para afirmar com certeza que o uso de citrulina pode auxiliar na melhora da performance esportiva.

Tratamento das doenças do ciclo da uréia

O uso de citrulina é eficaz no tratamento das doenças do ciclo da uréia através da redução dos níveis de amônia no sangue.

A amônia é uma substância tóxica para o organismo e ela é metabolizada pelo organismo através do ciclo de Krebs.

Então, nas pessoas com doenças desse ciclo, a citrulina combate diminuindo os níveis desses compostos tóxicos.

Além de ser eficaz nas doenças do ciclo da uréia, a citrulina também melhora o metabolismo proteico, contribuindo para a manutenção da massa muscular.


Doses recomendadas 

O uso de citrulina para algum dos benefícios considera a dosagem e o período.

Sendo assim, recomenda-se que para casos de disfunção erétil ou melhora da circulação seja administrada 1 grama de citrulina, 3 vezes ao dia por até 90 dias.

Entretanto, se você quiser utilizar o aminoácido para melhora da performance esportiva, o indicado é de 6 a 8 gramas por dia, em uma dosagem única, uma hora antes de cada treino[4]Papadia C, Osowska S, Cynober L, Forbes A. Citrulline in health and disease. Review on human studies. Clinical Nutrition. 2018 Dec 1;37(6):1823-8..


O uso de citrulina pode ocasionar efeitos colaterais?

citrulina

Na grande maioria dos casos, a citrulina não causa nenhum efeito colateral devido ao seu uso na forma de suplemento.

Entretanto, alguns casos raros podem causar:

  • Náuseas e vômitos;
  • Diarreia;
  • Má digestão;
  • Mal-estar.


Contra-indicações para o uso de citrulina

Mulheres grávidas ou que estejam amamentando são proibidas de tomarem a citrulina por medida de segurança.

O mesmo acontece com crianças e adolescentes, até os 14 anos.

Contudo, é necessário evitar o uso da citrulina em associação com estes medicamentos:

  • Viagra;
  • Levitra;
  • Nitratos;
  • Medicamentos para hipertensão

Esta associação pode ser prejudicial ao organismo por contribuir para a ocorrência de pressão baixa acentuada, dores fortes de cabeça e desmaios.


Citrulina: Perguntas Frequentes 

A citrulina emagrece? 

Sim, a citrulina pode favorecer ao emagrecimento desde que seja utilizada em conjunto de uma alimentação saudável e prática regular de exercícios físicos.

Pode ser utilizada por qualquer pessoa?

Pessoas com problemas hepáticos devem evitar o uso de citrulina, bem como grávidas, crianças e adolescentes.

Precisa de bula para comprar a citrulina?

Por ser um produto natural, não é necessário prescrição médica para a compra de insulina.

Entretanto, recomenda-se o acompanhamento nutricional para estabelecer as dosagens certas para cada caso.

Idosos podem tomar citrulina?

Não existe nenhuma contra-indicação que impeça os idosos de tomarem a citrulina para obter qualquer um dos seus benefícios.

O que é citrulina malato?

É a fórmula que a citrulina é preparada e vendida como suplemento ou manipulado.

Referências Bibliográficas

Referências Bibliográficas
1 Bahri S, Zerrouk N, Aussel C, Moinard C, Crenn P, Curis E, Chaumeil JC, Cynober L, Sfar S. Citrulline: from metabolism to therapeutic use. Nutrition. 2013 Mar 1;29(3):479-84.
2 Allerton TD, Proctor DN, Stephens JM, Dugas TR, Spielmann G, Irving BA. l-Citrulline supplementation: impact on cardiometabolic health. Nutrients. 2018 Jul;10(7):921.
3 Romero MJ, Platt DH, Caldwell RB, Caldwell RW. Therapeutic use of citrulline in cardiovascular disease. Cardiovascular drug reviews. 2006 Sep;24(3‐4):275-90.
4 Papadia C, Osowska S, Cynober L, Forbes A. Citrulline in health and disease. Review on human studies. Clinical Nutrition. 2018 Dec 1;37(6):1823-8.

Renato Fernandes da Silva

CRN9 22289

Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica, Metabolismo, Terapia e Prática Nutricional.

Atua como nutricionista clínico a 3 anos e meio em consultório particular, na cidade de São Lourenço, sul de Minas Gerais.

Paralelo a sua profissão principal, é produtor de conteúdo para sites e blogs especializados em saúde, medicina e nutrição onde já presta serviços como redator e copywriter a 1 ano.

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Renato Fernandes da Silva

Renato Fernandes da Silva

CRN9 22289

Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica, Metabolismo, Terapia e Prática Nutricional.

Atua como nutricionista clínico a 3 anos e meio em consultório particular, na cidade de São Lourenço, sul de Minas Gerais.

Paralelo a sua profissão principal, é produtor de conteúdo para sites e blogs especializados em saúde, medicina e nutrição onde já presta serviços como redator e copywriter a 1 ano.

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Como evitar queloides

Como evitar queloides?

Queloides são crescimentos dérmicos benignos que surgem através da cicatrização anormal de feridas em resposta a traumas ou inflamações anteriores da pele.  O desenvolvimento de

Continue Lendo
Pupila Dilatada

O que é Pupila Dilatada? Entenda!

A pupila, uma estrutura de grande importância em nosso sistema visual, apresenta complexidade em sua constituição. Seu tamanho varia em resposta a três categorias distintas

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail