Bloqueio Emocional – O que é? Causas, Sintomas e Como Superar

bloqueio emocional

Nos últimos anos, a quantidade de pessoas que começaram a falar sobre problemas psicológicos aumentou muito. Um desses problemas é o bloqueio emocional.

Você já sentiu dificuldade de se envolver em novos relacionamentos por conta de decepções em relacionamentos anteriores? Ou evita fazer alguma coisa depois de ter experenciado uma situação traumática? Ou, quem sabe, tem receio de falar em público após ter passado por algum aperto durante a apresentação de um trabalho?

Essas são situações muito comuns em pacientes que têm bloqueio emocional.

Confira abaixo mais informações sobre o que é e como tratar essa condição psicológica.

O que é o bloqueio emocional?

O bloqueio emocional é quando deixamos de agir em diversas situações porque nossa mente faz com que tudo se torne mais difícil. Ou seja, são traumas ou construções que fazemos em nossa mente que transformam tudo em algo mais difícil, complicado ou assustador. Nos deixando limitados.

Resumidamente, é uma defesa do nosso inconsciente para evitar o sofrimento, independentemente de qual seja o contexto, que pode ser tanto no âmbito profissional quanto pessoal.

Mas o que leva ao bloqueio emocional?

Diversas situações podem levar a pessoa a ter bloqueio emocional, como problemas de autoestima, vivências anteriores, e o medo da rejeição.

Tudo isso relacionado, leva as pessoas a desconfiarem de sua capacidade de agradar, seja ela causada por situações do passado ou não. O medo da rejeição pode nos trazer sofrimento. Para impedi-la, você simplesmente não faz algumas coisas para não correr o risco de ser julgado.

  • Trauma de infância não resolvido: Trauma de infância não resolvido são experiências da infância reprimidas ou não foram totalmente processadas. Esses traumas podem levar ao bloqueio emocional se não forem resolvidos.
  • Padrões de pensamento negativo: Os padrões de pensamento negativo ocorrem quando um indivíduo constantemente tem pensamentos ou crenças negativas sobre si mesmo, ou seu ambiente. Esses padrões de pensamento podem levar ao bloqueio emocional se não forem controlados.
  • Baixa autoestima: Baixa autoestima é quando um indivíduo tem uma visão excessivamente negativa de si mesmo. Isso pode levar a sentimentos de inadequação e pode levar ao bloqueio emocional.
  • Medo do fracasso: O medo do fracasso é o medo de não conseguir atender às expectativas de si mesmo ou dos outros. Isso pode levar a uma sensação de estar sobrecarregado e pode levar ao bloqueio emocional.
  • Falta de clareza sobre os objetivos de vida: A falta de clareza sobre os objetivos de vida ocorre quando um indivíduo não tem uma ideia clara do que deseja alcançar na vida. Essa falta de direção pode levar a sentimentos de confusão e pode levar ao bloqueio emocional.
  • Emoções reprimidas: Emoções reprimidas são emoções que um indivíduo reprimiu ou não conseguiu expressar. Isso pode levar a sentimentos de estar sobrecarregado e pode levar ao bloqueio emocional.
  • Mecanismos de enfrentamento insalubres: Mecanismos de enfrentamento insalubres são estratégias usadas para lidar com o estresse e situações difíceis que não são benéficas para o indivíduo e podem levar ao bloqueio emocional.
  • Relacionamentos insalubres: Relacionamentos insalubres são relacionamentos que não apóiam e, em vez disso, drenam ou danificam o indivíduo. Esses relacionamentos podem levar ao bloqueio emocional se não forem abordados.
  • Estresse: O estresse é uma reação a uma situação ou circunstância percebida como difícil de lidar. Isso pode levar a sentimentos de estar sobrecarregado e pode levar ao bloqueio emocional.
  • Habilidades de comunicação: Habilidades de comunicação deficientes são a falta de capacidade de se comunicar efetivamente com os outros. Isso pode levar a sentimentos de frustração e pode levar ao bloqueio emocional.


bloqueio emocional


Por que o bloqueio emocional surge?

FisiopatologiaDescrição
Desregulação neuroendócrinaAnormalidades na liberação de neurotransmissores, hormônios e fatores de crescimento, resultando em respostas fisiológicas alteradas.
Alteração neuroquímicaAlteração das concentrações de neurotransmissores no cérebro, que podem causar alterações no humor, comportamento e cognição.
Desregulação da neuroplasticidadeMudanças na estrutura e função das vias neurais que regulam emoções e comportamentos.
NeuroinflamaçãoAtivação da resposta inflamatória do sistema nervoso, resultando em danos aos neurônios e sinapses.

Quais são os sintomas do bloqueio emocional?

Os sintomas de bloqueio emocional podem ser notados no dia a dia. São eles:

Evitar situações

Pessoas que apresentam bloqueio emocional causado por algum trauma ou situação ruim do passado tendem a evitar situações, especialmente aquelas que exigem que a pessoa seja social.

As pessoas podem evitar esses gatilhos reconhecendo seus sintomas e tomando medidas para gerenciá-los, como aprender técnicas de relaxamento ou conversar com um terapeuta. É importante estar ciente do que desencadeia a ansiedade ou outros sintomas de saúde mental, para que possam ser evitados ou administrados de forma mais eficaz.

Perda de motivação ou interesse pelas atividades

Ocorre quando uma pessoa perde o entusiasmo e o interesse pelas atividades que antes gostava. Falta de motivação e apatia é um problema comum hoje em dia. Pode se manifestar de várias maneiras, como desmotivação para realizar tarefas cotidianas, desinteresse por hobbies ou atividades que costumavam ser agradáveis ou sensação de esgotamento e exaustão o tempo todo.

Essa falta de motivação e apatia podem afetar a vida das pessoas, afetando sua saúde física e mental, podendo até levar à depressão. Para combater esse problema, é importante identificar a causa subjacente, seja ela relacionada ao estresse, tédio ou outros fatores.

FisiopatologiaDescrição
Desregulação do eixo hipotálamo-hipófise-adrenalInterrupção das vias neuroendócrinas que medeiam a resposta ao estresse, levando potencialmente a anedonia, fadiga e motivação reduzida.
Síndrome de desregulação da dopaminaUma condição de diminuição da produção ou capacidade de resposta de dopamina, que pode levar a anedonia, incapacidade de aprender com recompensas e motivação reduzida.
Síndrome de desregulação da serotoninaUma condição de diminuição da produção ou capacidade de resposta de serotonina, que pode levar a anedonia, fadiga e motivação reduzida.
Disfunção neurocognitivaDeficiência de funções cognitivas, como atenção, memória e funcionamento executivo, que pode levar à redução da motivação.
Desregulação metabólicaPerturbação do equilíbrio energético e do metabolismo do corpo, que pode levar à fadiga, anedonia e redução da motivação.

Não expressa sua opinião

Geralmente, a pessoa com bloqueio emocional não expressa sua opinião pois tem medo de ser julgado ou condenado, gerando um constrangimento.

Aumento da ansiedade

Além disso, o bloqueio social tende a levar o paciente a ter crises de ansiedade, principalmente quando ele precisa encarar novas situações.  Quando o paciente tem medo do que está para acontecer e não sabe lidar com ele, a ansiedade de que algo ruim irá acontecer tende a aumentar.

Pode incluir sintomas físicos, como aumento da frequência cardíaca, sudorese e dificuldade para respirar, bem como sintomas psicológicos, como preocupação, ruminação e dificuldade de concentração. A ansiedade emocional pode ser causada por uma variedade de fatores, como eventos estressantes da vida, uma condição médica subjacente ou um distúrbio de saúde mental.

EfeitoFísicoMental
RespiratórioHiperventilação, aumento da frequência cardíacaAnsiedade, ataques de pânico
GastrointestinalNáuseas, diarreia, indigestãoDepressão, irritabilidade
MusculoesqueléticoTensão muscular, dor nas articulaçõesDificuldade de concentração, problemas de memória
CardiovascularPressão alta, risco aumentado de ataque cardíacoAlterações de humor, apatia
ReprodutivoDiminuição da libido, disfunção erétilBaixa auto-estima, desesperança

O tratamento para ansiedade emocional geralmente envolve uma combinação de terapia cognitivo-comportamental, medicamentos e mudanças no estilo de vida.

Falta de interesse

A pessoa com bloqueio emocional também pode aparentar ter falta de interesse. Isso porque, como mencionamos acima, ela tende a não expressar sua opinião, não conversar demais, e isso tende a causar uma impressão negativa de falta de interesse, e não o simples medo de ser julgado.

Os sintomas podem incluir apatia, desinteresse, tédio e inquietação. As pessoas que sentem falta de interesse podem descobrir que não têm motivação para fazer as coisas de que costumavam gostar e podem até evitar atividades ou situações sociais. Eles também podem ter dificuldade de concentração e dificuldade em tomar decisões.

O desinteresse pode ser causada por vários fatores, como condições médicas, depressão ou estresse. O tratamento para o desinteresse pode envolver mudanças no estilo de vida, medicamentos e aconselhamento.

falta de interesse

Emoções negativas

Além disso, pessoas com bloqueio emocional tem dificuldades para tomar decisão, uma vez que o medo é maior do que o habitual. Elas costumam sentir emoções como a irritabilidade, a sensação de frustração, a insegurança, estresse constante, e a necessidade de ter organização rígida para manter o controle sobre todas as situações.

Apatia

A pessoa não se solidariza com o próximo por não saber como se aproximar e não saber como agir quando o outro conta sobre alguma situação ruim.

Efeitos físicosEfeitos mentais
Diminuição da atividade físicaMotivação reduzida
Redução da libidoEmotividade diminuída
Sistema imunológico comprometidoConcentração reduzida
Diminuição do apetiteAutoestima diminuída
Perda de pesoFalta de interesse nas atividades
FadigaMemória diminuída
InsôniaDespersonalização

Dificuldade de expressar emoções e sentimentos

O paciente com bloqueio emocional não consegue falar sobre seus sentimentos, por isso, os evita a todo custo, deixando quem está próximo sem saber como agir.

Dificuldades com autocuidado

Como dormir, comer ou fazer exercícios. Um bloqueio emocional pode se manifestar na dificuldade de autocuidado, pois uma pessoa pode não conseguir encontrar motivação ou energia para cuidar de seu físico e mental saúde.

Sintomas físicos

Além dessas emoções reprimidas, o paciente com bloqueio emocional pode manifestar sintomas físicos, como taquicardia, insônia, falta ou excesso de apetite, dores musculares.


Como tratar

Para solucionar o bloqueio, o primeiro passo é descobrir a sua origem, compreender como os conflitos se formaram e refletir sobre qual a raiz de toda a angústia.

O bloqueio emocional pode ser tratado, principalmente, com a terapia. Na terapia o paciente terá a chance de conversar sobre seus sentimentos e entender por que eles se manifestam.

Além disso, o paciente precisa desenvolver a inteligência emocional.

A inteligência emocional é um conceito da psicologia que define a capacidade das pessoas lidarem com suas próprias emoções e sentimentos.

Entre os benefícios de desenvolvê-la, podemos citar:

  • O reconhecimento das próprias emoções;
  • Possibilidade de manejar as próprias emoções, controlá-las;
  • Se auto motivar para conquistar seus sonhos;
  • Ter mais empatia;
  • Aprender a se relacionar com diferentes tipos de pessoas.

ter mais empatia


Mas como desenvolver a inteligência emocional?

Algumas dicas podem ser utilizadas para desenvolver sua inteligência emocional, como:

  1. Pratique a autoconsciência: reserve um tempo todos os dias para verificar a si mesmo e refletir sobre como você está se sentindo e por quê. Faça a si mesmo perguntas como “Que emoções estou sentindo agora?” “Onde estou sentindo-os em meu corpo?” “O que pode estar causando essa emoção?” e “Como posso administrar essa emoção de maneira saudável?”
  2. Pratique a autorregulação: desenvolva estratégias que possam ajudá-lo a gerenciar emoções difíceis. Isso pode incluir exercícios respiratórios, tirar alguns momentos para se afastar de uma situação ou se envolver em uma distração saudável, como ouvir música ou dar um passeio.
  3. Pratique a empatia: coloque-se no lugar da outra pessoa e tente entender como ela está se sentindo. Observe e preste atenção à sua linguagem corporal, expressões faciais e palavras. Responda a eles de uma forma que demonstre compreensão e respeito.
  4. Desenvolva habilidades sociais: melhore suas habilidades de conversação, escuta e resolução de problemas. Aprenda a se expressar de forma positiva e a resolver conflitos de maneira saudável.
  5. Cultive relacionamentos positivos: construa relacionamentos fortes e positivos com os outros. Passe tempo com pessoas que fazem você se sentir bem e em quem você pode confiar.
  6. Desenvolva flexibilidade: aprenda a estar aberto a diferentes perspectivas e esteja disposto a ajustar seus próprios pontos de vista quando necessário.
  7. Busque feedback: peça feedback de pessoas de confiança para te ajudar a entender como você é percebido e como pode melhorar.

Para se curar, é importante que o paciente confie no processo, pois não há uma cura milagrosa.

É fundamental também ter consciência de que sentir medo e insegurança é normal, só não podemos deixar que eles nos paralisem perante a vida.

Dra. Celia Yunes Portiolli

CRM-SP 27971 / RQE 5148 – 19469 Médica Pediatra e Especialista em Acupuntura Área de Atuação em Dor pela AMB (Associação Médica Brasileira), Coordenadora do Curso de Especialização em Acupuntura do CEIMEC – Centro de Estudo Integrado em Medicina Chinesa Médica colaboradora do Ambulatório de Acupuntura do Centro de Dor da Neurologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dra. Celia Yunes Portiolli

Dra. Celia Yunes Portiolli

CRM-SP 27971 / RQE 5148 – 19469 Médica Pediatra e Especialista em Acupuntura Área de Atuação em Dor pela AMB (Associação Médica Brasileira), Coordenadora do Curso de Especialização em Acupuntura do CEIMEC – Centro de Estudo Integrado em Medicina Chinesa Médica colaboradora do Ambulatório de Acupuntura do Centro de Dor da Neurologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail