Não, a batata por si só não é responsável por ganho de peso. O consumo excessivo de batata, assim como o consumo excessivo de qualquer alimento, pode contribuir para o ganho de peso devido ao aumento do consumo calórico.
No entanto, a batata pode ser consumida dentro de uma dieta saudável, pois é uma ótima fonte de nutrientes, além de possuir um índice glicêmico moderado.
O que é a batata?
Batata, batata inglesa, batata branca, batatinha… Versátil no nome, e na cozinha também. Podemos consumi-la assada, frita, refogada, cozida, além de cair bem com praticamente tudo.
A batata, junto com o pão, é um dos primeiros alimentos que se restringe em uma dieta para emagrecimento. Mas será que ela é tão ruim quanto falam?
A batata (Solanum tuberosum L.), apesar do nome, é originária dos Andes peruanos e bolivianos, onde é cultivada há mais de 7.000 anos.
As origens da batata e seu nome no Brasil
No Brasil, ganhou o nome de inglesa no período da construção de ferrovias, por ser uma exigência estar presente nas refeições dos técnicos vindos da Inglaterra.
Atrás apenas do arroz, trigo e milho, a batata é o 4º alimento mais consumido no mundo e é extremamente nutritiva. Estudos afirmam que uma dieta composta por batata e leite poderia suprir todos os nutrientes de que o organismo precisa para se manter, em uma situação de emergência.
Por que a batata é associada ao ganho de peso?
A má fama da batata é devido ao fato de maior parte da sua composição ser proveniente de carboidratos. Mas na verdade, o carboidrato da batata é o amido, e ele não é de todo ruim.
Na verdade, ele é um carboidrato complexo que pode, inclusive, auxiliar na perda de peso, além de ser uma excelente fonte de energia para a prática de atividade física. Não existe motivo para eliminá-la da dieta.
Se compararmos com sua irmã batata-doce, a batatinha possui menos calorias e menos carboidratos, considerando a mesma porção. Uma batata pequena contém 96 calorias, aproximadamente.
Considerando que o emagrecimento se dá decorrente de restrição calórica, ou seja, consumir menos calorias do que se gasta, esse é um ponto importante a ser considerado.
O Índice Glicêmico da batata
Outro ponto bastante disseminado é a questão do índice glicêmico da batata. De fato, é alto: 80, se consideramos ela cozida. Para um alimento ser de baixo índice, deve estar abaixo de 55.
Por isso ela também acaba por ser eliminada da dieta de diabéticos. Esse índice mede a velocidade com que o açúcar aumenta no sangue. Porém, tudo é uma questão de como é consumida.
O que determina a resposta dos níveis de açúcar no sangue não é um alimento em si, e sim o conjunto da refeição. Esse problema é facilmente contornado ao consumir a batata com alguma fonte proteica ou fibras, que desaceleram essa absorção e evitam picos hormonais prejudiciais.
A má fama da batata
Até aqui não encontramos nada que justifique a fama de que a batata engorda. Será que ainda tem mais?
A batata tem 2,0 gramas de fibras, em 100g.
É quase a mesma quantidade presente na maçã (2,4 gramas). Se associarmos com a quantidade de amido resistente, esses dois nutrientes ajudarão na saciedade, ocupando no trato gastrointestinal e retardando a digestão. Mais um motivo para fazer parte do programa de emagrecimento.
Os nutrientes presentes na batata
Ainda, a batata é riquíssima em muitos micronutrientes. Contém boas quantidades de vitaminas K, C e do complexo B, além de ser rica em fósforo e potássio. Para ter uma ideia,100 gramas de batata contém 467 miligramas de potássio, isso é mais do que o contido na banana, frutas cítricas, folhosos verdes e leite.
Lista: Nutrientes presentes na batata
- Vitamina C
- Vitamina B6
- Potássio
- Magnésio
- Fósforo
- Zinco
- Cobre
- Niacina
- Fibra dietética
- Proteína
- Carboidratos
- Gorduras saudáveis
Em termos nutricionais, a batata é muito mais rica em nutrientes que o arroz integral. Ao compará-los, a única vantagem do arroz integral é uma quantidade maior de proteínas, apesar da batata ainda possuir uma quantidade considerável deste nutriente.
Então, é verdade que a batata engorda? Absolutamente não. A batata em si não engorda e não há motivos para restringi-la na alimentação.
Tudo depende de como ela é consumida. Se consumirmos batata frita, com molho rose, ela se torna uma bomba calórica e facilmente vai prejudicar o emagrecimento.
Se consumirmos a batata assada no forno, com um fio de azeite e temperada com orégano, por exemplo, ela se tornará uma grande aliada no contexto de uma alimentação saudável.