Triphala: O que é, Principais benefícios e como tomar 

Você já ouviu falar do Triphala? Trata-se de um fitoterápico (fármaco obtido através de plantas), que tem sido usado a milhares de anos pela sociedade indiana para promover e melhorar a saúde.

Sendo assim, o Triphala consegue melhorar e combater sintomas como estresse, ansiedade e distúrbios relacionados ao humor.

Além disso, é eficiente para reduzir as chances de agravamento de doenças do coração e das doenças inflamatórias.

TRIPHALA 4 1

É nativo da Índia, sendo obtido através da mistura de frutas que apresentam propriedades consideradas relaxantes.

Além disso, o Triphala é um aliado no combate ao ganho de peso, pois é rico em fibras. Também pode ser usado para auxiliar no controle do Diabetes.

Veja mais detalhes do Triphala no decorrer do artigo e veja como tomá-lo, seja através de chá ou como suplemento.

Composição do Triphala

O Triphala é um pó seco preparado através da mistura de 3 frutas indianas:

  1. Amla: A amla assemelha-se com a groselha, tem sabor extremamente ácido e destaca-se por produzir um efeito diurético.
  2. Bibhitaki: É uma fruta com propriedades anti-hipertensivas e hipoglicemiantes, de sabor adstringente.
  3. Haritaki: Auxilia na digestão, no controle glicêmico e no combate a alguns tipos de inflamações.

9 Benefícios para a saúde 

TRIPHALA 2 1

1- Aumento da imunidade 

O Triphala é fonte de antioxidantes, que combatem a ação dos radicais livres. Dentre eles está a vitamina C, que combate gripes e resfriados, além de manter a hidratação da pele.

Além disso, a Triphala contém uma grande quantidade de taninos, ácido elágico e ácido gálico que diminuem o risco de doenças como câncer e doenças relacionadas ao envelhecimento.

2- Emagrecimento

Em um estudo realizado em animais, o uso de Triphala por 10 dias diminuiu consideravelmente o percentual de gordura e a fome dos ratos de laboratório.

Além disso, os níveis de colesterol LDL (ruim) e triglicérides foram reduzidos. Em humanos, um estudo apontou que o uso do Triphala por 3 meses fez com que pacientes obesos perdessem 5 quilos a mais que o grupo placebo, aquele que não recebeu o fitoterápico.

Dessa forma, verifica-se que o Triphala pode auxiliar no emagrecimento e combater o acúmulo de peso.

3- Melhora do sistema gastrointestinal

Este benefício é um dos mais conhecidos atribuídos ao Triphala. O extrato de Triphala, por exemplo, é usado para combater diarréias.

Em indivíduos com úlcera e gastrite, o fitoterápico consegue fortalecer e proteger a mucosa do estômago.

Por fim, o Triphala evita dores e cólicas abdominais, melhora a consistência das fezes devido às fibras e controla a acidez estomacal.

4- Redução do estresse 

O Triphala consegue diminuir a atuação dos níveis de corticosterona, um hormônio que está relacionado aos níveis de estresse.

Nesse sentido, ele impede alterações comportamentais e bioquímicas do corpo, deixando as pessoas mais relaxadas e pacientes, por exemplo.

5- Prevenção de doenças cardiovasculares

Além de favorecer o emagrecimento, o Triphala diminui as chances de aterosclerose, infarto e acidente vascular cerebral.

As fibras das frutas que o compõem  conseguem atuar na redução das taxas de colesterol total, colesterol VLDL e na menor produção de ácidos graxos.

Devido a estas características, o Triphala pode ser usado como um produto para fortalecimento do sistema cardíaco e vascular.

6- Combate bactérias e microorganismos causadores de doenças 

Alguns estudos apontam que o uso de Triphala consegue controlar o crescimento de bactérias gram-positivas e negativas.

Isso significa que o efeito antibacteriano pode diminuir os riscos de infecções orais, impedindo a cárie e a formação de placas bacterianas, por exemplo.

Além disso, o Triphala pode evitar que bactérias causadoras de doenças intestinais como as viroses e inflamações na garganta consigam se alojar no organismo.

7- Proteção dos olhos 

A vitamina C presente nas frutas que compõem o Triphala reverte os efeitos causados pelo envelhecimento das células da córnea.

Nesse sentido, pode ser usado para impedir o surgimento de doenças como catarata, glaucoma e degeneração macular.

Em um estudo, apenas 20% dos animais tratados com Triphala desenvolveram catarata após a exposição ao selenito.

Em contrapartida, todos os animais expostos à substância e que não receberam doses de Triphala desenvolveram a doença.

8- Reduz processos de inflamação

Outro uso bem comum do Triphala, o combate a processos inflamatórios é mais um dos possíveis benefícios do fitoterápico.

Um estudo considerou que a administração de Triphala diminuiu o número de marcadores inflamatórios relacionados a inflamações do sistema ósseo e cartilaginoso.

Por sua vez, essa redução é responsável por diminuir os quadros de dores causadas pela artrite e artrose ou até mesmo no combate às dores nas costas.

9- Fortalece o organismo contra os efeitos do envelhecimento

Outro benefício relacionado ao uso do Triphala diz respeito à proteção que seus compostos conferem às células do corpo.

Isso significa que o fitoterápico é um aliado contra os efeitos do envelhecimento, como a diminuição da produção de colágeno e elastina, por exemplo.

TRIPHALA 3 1

Em geral, o Triphala evita a oxidação celular, processo que favorece o crescimento desordenado de algumas células, aumentando as chances de câncer e outros eventos como rugas e flacidez.

É importante saber que os benefícios do Triphala são pautados em sua maioria na sabedoria indiana e nem todos estão totalmente esclarecidos pela ciência.

Contudo, é fato que como sendo uma substância natural e rica em vitaminas e compostos antioxidantes, certamente o Triphala é seguro para a saúde e pode ser utilizado como agente protetor e homeostático.

Como usar Triphala?

Em cápsulas, pó ou extrato líquido 

As doses indicadas para consumo diário de Triphala são em torno de 1 a 3 gramas diárias, ou de acordo com a prescrição médica.

A substância pode ser encontrada em cápsulas na forma de comprimidos, em pó ou extrato líquido. Em geral, o uso é indicado dessa forma:

  1. Extrato líquido: 30 gotas em uma xícara de água ou suco. Tome de 1 a 3 vezes por dia;
  2. Cápsulas/comprimidos: Tome de 1 a 2 vezes ao dia, de preferência com o estômago vazio para melhorar a absorção dos princípios ativos;
  3. Em Pó: Pode ser usado pela manhã ou antes de dormir, através de shots (mistura de Triphala com sucos concentrados). É indicado utilizar uma colher de sobremesa para cada copo de suco concentrado.

Chá de Triphala 

O chá de Triphala é feito através do uso do pó em conjunto de uma xícara de água quente. Deve ser tomado uma vez ao dia, de preferência antes das principais refeições.

A quantidade ideal é de uma colher de sobremesa para cada 200 mls de água quente. Você deve misturar bem o conteúdo e tomar assim que estiver morno.

Renato Fernandes da Silva

CRN9 22289

Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica, Metabolismo, Terapia e Prática Nutricional.

Atua como nutricionista clínico a 3 anos e meio em consultório particular, na cidade de São Lourenço, sul de Minas Gerais.

Paralelo a sua profissão principal, é produtor de conteúdo para sites e blogs especializados em saúde, medicina e nutrição onde já presta serviços como redator e copywriter a 1 ano.

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Renato Fernandes da Silva

Renato Fernandes da Silva

CRN9 22289

Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica, Metabolismo, Terapia e Prática Nutricional.

Atua como nutricionista clínico a 3 anos e meio em consultório particular, na cidade de São Lourenço, sul de Minas Gerais.

Paralelo a sua profissão principal, é produtor de conteúdo para sites e blogs especializados em saúde, medicina e nutrição onde já presta serviços como redator e copywriter a 1 ano.

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail