Problemas no pescoço podem causar tontura?

tontura

A vertigem cervical, também conhecida como tontura cervicogênica, é uma condição que pode causar dor no pescoço e tontura. Está relacionado a certas condições do pescoço e também pode ocorrer após uma lesão na coluna cervical.

Embora a duração dessa condição varie de pessoa para pessoa, o diagnóstico e o tratamento adequados são essenciais para controlar os sintomas e melhorar a qualidade de vida.

A tontura pode ser cervicogênica quando está intimamente associada a dor no pescoço, lesão no pescoço ou patologia do pescoço após excluir outras causas de tontura. Muitas condições de antecedentes fisiopatológicos separados podem causar tontura cervicogênica.

Sintomas de tontura cervicogênica

A tontura cervicogênica pode causar sintomas como palpitações, náuseas e vômitos devido ao distúrbio do sistema nervoso autônomo.

Estudos neuroanatômicos encontraram conexões entre o núcleo vestibular, o núcleo cervical central, a formação reticular e o núcleo parabraquial.

Isso sugere que uma incompatibilidade sensorial entre os sistemas proprioceptivos vestibular, visual e cervical pode afetar a formação reticular e a função do núcleo parabraquial.

Isso pode levar a um fluxo simpático anormal, causando sintomas cardiovasculares e gastrointestinais. Além disso, a inervação simpática está diretamente relacionada às fibras intrafusais e pode inibir a entrada proprioceptiva dos fusos musculares cervicais.

Causas

cervicogenic dizziness how long

A relação entre problemas cervicais e tontura pode ser explicada pelo papel da propriocepção na manutenção do equilíbrio e orientação. A propriocepção refere-se à capacidade do corpo de sentir sua posição e movimento no espaço. Os músculos do pescoço e as articulações cervicais são importantes no fornecimento de informações proprioceptivas ao cérebro.

A disfunção da propriocepção cervical devido a vários problemas no pescoço pode alterar a orientação no espaço e causar uma sensação de desequilíbrio.

A teoria atual sugere que os episódios de tontura são devidos a aferentes sensoriais perturbados do pescoço, levando a uma incompatibilidade sensorial entre as entradas cervicais, visuais e vestibulares. O diagnóstico depende da correlação de sintomas de desequilíbrio e tontura com cervicalgia e exclusão de outros distúrbios vestibulares.

Os sinais proprioceptivos dos músculos do pescoço e das articulações cervicais desempenham um papel enorme na manutenção e no ajuste fino da orientação de uma pessoa em repouso e no equilíbrio durante o movimento. A alteração desses sinais proprioceptivos parece ser responsável pela maioria dos casos da chamada “tontura cervicogênica”.

As articulações cervicais doentes apresentam uma concentração significativamente maior de corpúsculos de Ruffini, que desempenham um papel importante na propriocepção.

Na maioria das vezes, a vertigem cervical é bastante controlável. Uma vez estabelecido o diagnóstico, seu médico recomendará um tratamento personalizado para aliviar seus sintomas. Dependendo da causa e extensão de sua condição, você pode precisar de fisioterapia, terapia vestibular (ouvido interno) ou medicação.

Diagnóstico

A tontura cervicogênica é uma sensação de leveza ou peso na cabeça ou desequilíbrio, acompanhada de leve ataxia da postura e da marcha. Geralmente ocorre episodicamente e pode durar de minutos a horas.

Movimentos ou posições específicas do pescoço podem reproduzi-lo. Os pacientes com tontura cervicogênica geralmente se queixam de dor no pescoço, rigidez cervical, distúrbios visuais, náuseas, vômitos, dores de cabeça, zumbido e palpitações.

O exame físico pode revelar tensão e sensibilidade nos músculos do pescoço, sensibilidade na articulação zigapofisária, restrições nos movimentos cervicais e desequilíbrio postural.

A tontura cervicogênica está intimamente relacionada à dor no pescoço. A dor no pescoço é um sintoma mais específico, mas menos sensível, da tontura cervicogênica. Pacientes com dor no pescoço acompanhada de tontura têm escores de incapacidade e dor significativamente mais altos do que pacientes sem tontura.

Critérios de diagnóstico

  • A. Evidência clínica, laboratorial e/ou de imagem de um distúrbio, ou lesão na coluna cervical, ou nos tecidos moles do pescoço conhecidos por causar tontura.
  • B. Coincidência temporal do aparecimento ou aumento de dor no pescoço e tontura.
  • C. Evidência demonstrada por pelo menos dois dos seguintes:
  1. A tontura se desenvolveu em relação temporal com o início do distúrbio cervical ou aparecimento da lesão.
  2. A tontura melhorou significativamente ou foi resolvida em paralelo com uma melhora, ou resolução do distúrbio, ou lesão cervical.
  3. Pelo menos dois testes diagnósticos clínicos (teste de torção cervical, erro de posição da articulação cervical ou posturografia) são positivos.
  4. A tontura é abolida após um bloqueio diagnóstico de uma estrutura cervical ou seu suprimento nervoso.
  • D. Exclusão de outras possíveis fontes de tontura, incluindo patologias vestibulares, visuais, do sistema nervoso central ou psicossomáticas.

Tratamento farmacológico

A tontura cervicogênica pode ser tratada com uma variedade de medicamentos clínicos, incluindo anti-inflamatórios não esteróides (AINEs), antidepressivos e relaxantes musculares. Esses medicamentos funcionam de maneiras diferentes para aliviar os sintomas da tontura cervicogênica.

Os AINEs têm efeitos analgésicos e anti-inflamatórios e podem inibir a propriocepção anormal dos fusos musculares. Os antidepressivos podem melhorar os sintomas emocionais, reduzir o fluxo simpático e inibir a entrada proprioceptiva dos aferentes do fuso muscular do pescoço.

Relaxantes musculares, como a iperisona, podem efetivamente aliviar a dor e a rigidez em pacientes com espondilose cervical.

Fisioterapia

A fisioterapia é um tratamento para pacientes com tontura cervicogênica acompanhada de chicotada cervical ou distúrbios degenerativos. Destina-se a reduzir a dor no pescoço, rigidez muscular e espasmos para melhorar a atividade e capacidade.

Vários métodos, como remendos helicoidais, educação terapêutica e exercícios, dispositivos de tração de extensão foram considerados eficazes na redução da incapacidade do pescoço e tontura.

A terapia manual tem sido o método mais amplamente estudado para a tontura cervicogênica e descobriu-se que restaura o movimento normal das articulações facetárias, reduz a dor e diminui a hipertonicidade muscular. A reabilitação vestibular também pode melhorar o sistema vestíbulo-cerebelar para compensar as mudanças nos aferentes de propriocepção do pescoço.

Conclusão

Existe uma estreita relação entre problemas no pescoço e tontura. As condições do pescoço podem alterar os sinais proprioceptivos dos músculos do pescoço e das articulações cervicais, levando à tontura cervicogênica.

A tontura cervicogênica é caracterizada por sensações de leveza ou peso na cabeça ou desequilíbrio, acompanhadas de outros sintomas como dor e rigidez no pescoço. Pode ser desencadeada por movimentos ou posições específicas do pescoço e está intimamente relacionada à dor no pescoço.

Dr. Marcus Yu Bin Pai

CRM 158074 / RQE 65523, 65524 | Médico especialista em Acupuntura e Fisiatria pela USP. Área de Atuação em Dor pela Associação Médica Brasileira. Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo. Professor e Colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da USP. Diretor do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA).

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dr. Marcus Yu Bin Pai

Dr. Marcus Yu Bin Pai

CRM 158074 / RQE 65523, 65524 | Médico especialista em Acupuntura e Fisiatria pela USP. Área de Atuação em Dor pela Associação Médica Brasileira. Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo. Professor e Colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da USP. Diretor do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA).

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail