Pregabalina (Lyrica) emagrece? Ajuda na redução de peso?

A Pregabalina (Lyrica) é um medicamento utilizado para aliviar os sintomas causados pela fibromialgia.

Além disso, também é prescrito para casos de epilepsia, dores neuropáticas e no transtorno da ansiedade generalizada (TAG).

Todavia, muitos pacientes relatam que o uso de  pregabalina causa interferências no peso. Acompanhe este artigo e saiba se o Pregabalina engorda ou emagrece.

Copia Blog da Saude 1

Como funciona a Pregabalina  

Pregabalina é um remédio anticonvulsivante, ou seja, evita as convulsões causadas por dores neuropáticas, tendo ação central no cérebro, mais especificamente na região conhecida como lobo temporal.

Dessa maneira, não se trata de um medicamento antidepressivo, pois atua na transmissão dos sinais nervosos para os músculos, onde consegue exercer uma ação analgésica.

Por sua vez, as dores crônicas causadas pela hiperatividade no sistema nervoso podem transmitir uma sensação de dor e incômodo.

É aí que o medicamento exerce ação, pois atua diminuindo as dores e evitando os danos capazes de as originar.

A Pregabalina possui ação rápida, geralmente os efeitos são percebidos após uma semana de uso e a utilização contínua do remédio não interfere na sua eficácia.

Ainda que alguns estudos indicaram que a Pregabalina possa diminuir a quantidade de sinais elétricos transmitidos pelos nervos, a comunidade científica ainda não encontrou uma resposta exata para a explicação de como o medicamento funciona no organismo.

Relação entre Pregabalina e Emagrecimento

Copia Blog da Saude 3

Um estudo publicado pela farmacêutica Pfizer concluiu que aproximadamente 9% dos pacientes em uso de Pregabalina apresentam ganho de peso, após algumas semanas tomando a medicação.

Uma das explicações para este resultado é que o remédio induz a um aumento no apetite, sendo este um dos efeitos secundários no tratamento.

Além disso, a Pregabalina parece conseguir interagir no metabolismo das células, contribuindo para deixar o corpo mais lento. Porém, em geral, o ganho de peso não é um dos efeitos colaterais comuns no tratamento com Pregabalina.

Nesse mesmo estudo, 91% dos pacientes não tiveram ganho nem perda de peso. O resultado do estudo deixa claro, que a Pregabalina não emagrece, tampouco é capaz de engordar a maioria das pessoas saudáveis.

No entanto, existe uma pequena porcentagem que pode apresentar ganho de peso como um dos efeitos colaterais do remédio, ainda que este seja um pequeno número.

Portanto, pode-se afirmar que o Pregabalina não emagrece, contudo, caso faça engordar é possível encontrar outras alternativas para a substituição.

24

Quem não deve usar o Pregabalina

De maneira geral, indivíduos alérgicos a qualquer componente da fórmula da Pregabalina não devem usá-lo, assim como intolerantes à lactose.

Além disso, diabéticos ou pessoas com síndrome metabólica podem ganhar peso com mais facilidade durante o tratamento.

Já os doentes renais podem usar o medicamento, no entanto, é necessário ajustes nas doses para que algum efeito colateral não surja.

Por sua vez, sintomas associados a insuficiência cardíaca podem ser agravados ou piorados com o uso de Pregabalina, o que faz com que o medicamento não seja a melhor opção para este grupo.

Precauções

O tratamento com Pregabalina costuma trazer efeitos como tontura e sensação de sonolência durante o dia, o que requer atenção das pessoas que dirigem ou operam máquinas.

Por fim, pacientes com problemas alcoólicos, com intolerância a galactose ou com dependência química devem informar o médico sobre essas condições, para a avaliação da melhor opção no tratamento.

Gravidez e Lactação

Pregabalina não causa nenhum efeito grave ao feto durante a gravidez, no entanto, por precaução é recomendado que este grupo não use o remédio.

Também não é possível saber se a Pregabalina pode passar para o leite materno, portanto, gestantes e lactantes devem usar outras opções de medicamento no tratamento das convulsões.

Este medicamento causa algum efeito colateral?

Copia Blog da Saude 2

Como dito anteriormente, Pregabalina não emagrece, mas pode fazer alguns pacientes engordarem, sendo este um dos efeitos colaterais secundários.

Além do ganho de peso, o medicamento pode provocar reações alérgicas em algumas pessoas, através de sintomas como:

  • Inchaço no rosto;
  • Erupções na pele;
  • Vermelhidão no pescoço;
  • Feridas nos lábios e na língua.

Tontura, sonolência, perda temporária da visão, insuficiência renal, redução da capacidade de concentração, vontade de suicídio, convulsões e dependência química são os efeitos colaterais graves que a Pregabalina pode causar.

Apesar de serem raros, caso algum desses sintomas ou sinais apareçam é altamente indicado suspender a medicação e procurar um médico imediatamente.

Sintomas relacionados à superdosagem 

Mais comuns entre as pessoas que adquirem dependência química do remédio, a superdosagem por Pregabalina pode causar falência dos rins e contrações involuntárias no sistema muscular.

Por fim, sonolência e taquicardia também podem aparecer, o que faz com que o Pregabalina só deva ser usado sob prescrição médica.

Pregabalina emagrece: Perguntas Frequentes

O que a pregabalina faz no cérebro?

Age como um análogo do ácido gama aminobutírico (GABA), atuando sobre pontos importantes no sistema nervoso central. Assim, o Pregabalina produz efeitos anticonvulsivantes, antiepilépticos, ansiolíticos e analgésicos.

Quais são os antidepressivos que emagrecem? 

Bupropiona, Fluoxetina e Sertralina são antidepressivos que conseguem auxiliar no emagrecimento, pois produzem um efeito semelhante aos medicamentos usados para largar vício, por exemplo.

Qual é o principal benefício da pregabalina?

Alívio da dor provocada por danos aos nervos, a partir de uma lesão ou doença. É mais indicado  no tratamento de epilepsia, mas também é muito usado no tratamento da dor.  

Quais os males que a pregabalina pode causar?

Os efeitos colaterais que o uso de Pregabalina podem causar incluem aumento de apetite, ganho de peso, inchaço nos pés, boca seca, sonolência, tontura, dores de cabeça e intestino preso.

Por que a pregabalina dá sono?

Este medicamento pode causar sonolência no início do tratamento devido ao fato da não adaptação do sistema nervoso ao efeito da droga nos primeiros dias de uso.

Pode tomar pregabalina por muito tempo?

Sim, a Pregabalina deve ser usado por um período e ir diminuindo as doses aos poucos. Quando retirado de uma vez produz efeitos incômodos e perigosos.

Pode tomar pregabalina na hora de dormir?

Sim, a pregabalina é eficiente e segura no ciclo do sono em pacientes com fibromialgia, pois diminui o número de despertares e aumenta o tempo de duração do sono.

Dr. Carlos Roberto Babá

CRM-SP 47825 / RQE 12910, 19925.

Médico especialista em Ortopedia, Traumatologia e Acupuntura.

Médico Colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).

Membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia (SBOT).

Atuação na Área Clínica e de Ensino Médico.

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dr. Carlos Roberto Babá

Dr. Carlos Roberto Babá

CRM-SP 47825 / RQE 12910, 19925.

Médico especialista em Ortopedia, Traumatologia e Acupuntura.

Médico Colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).

Membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia (SBOT).

Atuação na Área Clínica e de Ensino Médico.

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail