Testosterona feminina em gel emagrece? 

Dentre as várias formas de fazer a reposição hormonal está a testosterona feminina em gel, que consiste no uso do hormônio diretamente na pele.

Esta abordagem utiliza uma quantidade de gel que deve ser aplicada de maneira tópica, mais precisamente na região das axilas e do abdômen.

Sendo assim, a aplicação de testosterona em gel para mulheres é indicada nos casos em que a produção da testosterona está comprometida, como na menopausa ou durante algumas condições clínicas.

Contudo, a relação entre o percentual de gordura e os níveis de testosterona faz com que muitas pessoas questionem se o gel de testosterona ajuda a emagrecer ou engordar.

Afinal, testosterona feminina em gel emagrece?

De início é preciso saber que existe sim uma relação entre os níveis de testosterona e o controle do peso.

Na literatura médica, diversos estudos apontam que níveis baixos de testosterona tanto em homens quanto em mulheres pode facilitar o aparecimento do sobrepeso e da obesidade.

Alguns outros afirmam que a suplementação de testosterona é capaz de diminuir o percentual de gordura, quando usada da forma certa.

No entanto, a testosterona feminina em gel não deve ser usada exclusivamente para emagrecer, a terapia é indicada apenas quando ocorre a deficiência do hormônio.

Portanto, a testosterona feminina em gel ajuda no emagrecimento apenas quando associado a baixa produção hormonal.

Caso contrário, as melhores armas para combater o excesso de peso continuam sendo a realização de exercícios físicos regularmente e o controle de ingestão calórica.

Copia Blog da Saude 3

Ganho de massa muscular

O uso da testosterona em gel tem um efeito significativo na manutenção e aumento da massa muscular.

Porém, este benefício é mais evidente quando associado à prática de atividade física. É fato que níveis adequados de testosterona contribuem para o aumento da força e no ganho de volume muscular.

Então, caso você queira ganhar massa muscular ou definir o corpo com o uso da testosterona em gel, mas não pretende ir para a academia, o resultado será em vão.

27

Baixa dosagem e Aumento de peso 

Se níveis adequados de testosterona equilibram o peso, níveis abaixo do recomendado favorecem o acúmulo de gordura, que leva ao aumento da massa gorda.

Isso acontece porque os músculos são mais catabólicos que a massa adiposa, então queimam mais energia.

Logo, uma baixa dosagem de testosterona aumentará a perda de massa magra, contribuirá para a diminuição da taxa metabólica basal e intensificará o ganho de peso.

Além disso, a obesidade por si só compromete a atuação da testosterona, diminuindo os níveis do hormônio e prejudicando o anabolismo e catabolismo.

Em resumo, quem tem pouca produção de testosterona têm maior facilidade para ganhar peso e bem mais dificuldade para emagrecer.

Aumento da Aromatase explica a diminuição de testosterona nas mulheres 

A baixa produção de testosterona nas mulheres tem explicação. E ela começa no aumento de peso provocado pelo sedentarismo e exagero de calorias ingeridas pela alimentação.

Esses hábitos levam o corpo a ganhar peso, fazendo com que a produção de uma enzima chamada Aromatase aumente.

Por sua vez, a aromatase reduz os níveis de testosterona circulantes. Por essa razão, quanto mais alto é o excesso de peso, maior é a produção de aromatase e consequentemente menor a produção de testosterona.

Sintomas de baixa dosagem de testosterona 

28

Embora seja conhecida popularmente como “hormônio masculino” a testosterona também é produzida no corpo feminino, mas em quantidades bem menores.

Nesse sentido, o pico na produção acontece na juventude, por volta dos 18 aos 29 anos e em seguida começa a diminuir gradativamente conforme a idade vai avançando.

À medida que a produção de testosterona diminui, as chances de aumento de peso e perda da massa muscular aumentam.

Por este motivo, é preciso ficar atenta aos sintomas relacionados a baixa dosagem de testosterona como:

Como acompanhar os níveis de testosterona?

Para impedir que o corpo apresente os sintomas negativos da baixa produção hormonal é necessário ir ao médico regularmente, para que o profissional possa solicitar exames como:

  • Estrogênio;
  • Progesterona;
  • Testosterona.

Terapia de reposição 

A terapia de reposição hormonal é a melhor alternativa para diminuir os efeitos da baixa produção de testosterona, principalmente na menopausa.

O tratamento consiste na aplicação e uso de hormônios sintéticos que podem ser usados de várias formas e umas dessas formas é o gel de testosterona.

No entanto, também existem adesivos e implantes, injeções hormonais e comprimidos, a escolha leva em consideração a melhor abordagem e preferência da paciente.

Além disso, é importante saber que o uso inadequado de testosterona provoca diversos efeitos colaterais.

Portanto, a terapia de reposição hormonal deve ser acompanhada e supervisionada por um médico especialista.

Como melhorar a produção hormonal de forma natural?

29

Embora seja uma condição bioquímica que independe de fatores externos, alguns cuidados e medidas podem ser aplicados para melhorar a produção de testosterona.

Essas medidas em conjunto da terapia fazem com que a qualidade de vida das mulheres melhore significativamente.

  1. Musculação: A musculação é uma das atividades físicas que mais contribuem para o aumento da produção de testosterona;
  2. Dormir o suficiente: É preciso dormir uma quantidade suficiente para evitar desequilíbrios hormonais;
  3. Terapia com Ashwagandha: a Ashwagandha é uma erva medicinal mais conhecida como  Withania somnifera, que ajuda a regular a produção de testosterona;
  4. Treinos de força: Assim como a musculação, atividades de força e resistência tem a capacidade de aumentar a produção hormonal;
  5. Controlar o estresse: Fundamental para reduzir os níveis de cortisol, hormônio que supre a dosagem de testosterona;
  6. Acompanhar os níveis de zinco: A deficiência de zinco reduz os níveis do hormônio e alimentos como castanhas, nozes e sementes são de grande ajuda.

Testosterona gel feminino emagrece: Perguntas Frequentes

A vitamina D influencia a produção de testosterona? 

Embora muitos profissionais acreditem nessa informação, não existe uma relação direta entre os níveis de vitamina D e a baixa produção de testosterona 

Como a testosterona em gel age no corpo feminino?

15 dias após o início do tratamento é possível notar os primeiros efeitos do gel de testosterona onde a mulher apresenta melhora na disposição, aumento do desejo sexual, maior lubrificação vaginal, capacidade de ganhar massa muscular e queimar gordura abdominal.

Renato Fernandes da Silva

CRN9 22289

Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica, Metabolismo, Terapia e Prática Nutricional.

Atua como nutricionista clínico a 3 anos e meio em consultório particular, na cidade de São Lourenço, sul de Minas Gerais.

Paralelo a sua profissão principal, é produtor de conteúdo para sites e blogs especializados em saúde, medicina e nutrição onde já presta serviços como redator e copywriter a 1 ano.

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Renato Fernandes da Silva

Renato Fernandes da Silva

CRN9 22289

Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica, Metabolismo, Terapia e Prática Nutricional.

Atua como nutricionista clínico a 3 anos e meio em consultório particular, na cidade de São Lourenço, sul de Minas Gerais.

Paralelo a sua profissão principal, é produtor de conteúdo para sites e blogs especializados em saúde, medicina e nutrição onde já presta serviços como redator e copywriter a 1 ano.

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail