Amaxofobia – O que é? Medo de dirigir. Causas, sintomas e tratamentos

amaxofobia medo de dirigir carro

As pessoas com amaxofobia têm medo de dirigir ou ser passageiro de um carro, ou outro veículo. Alguém com amaxofobia pode ter tanta ansiedade ou medo extremo com o pensamento de estar em um veículo que não consegue ir ao trabalho, lojas e outros lugares.

As pessoas apresentam o medo de forma diferente. Algumas pessoas temem dirigir em uma situação particular, como passar por cima de uma ponte, por um túnel, à noite, em alta velocidade, mudar de faixa ou se fundir. Outros temem ser um passageiro em um veículo.

Amaxofobia é o medo patológico de dirigir um carro. Quando dizemos patológico, queremos dizer que a própria ideia de ter que realizar essa atividade – dirigir um carro – gera transtornos físicos na pessoa.

A palavra vem da junção dos termos “amaxos” – carruagem – e “fobia” – medo irracional.

As pessoas que sofrem desta patologia devem entender que são vítimas do medo irracional.

Como em todas as fobias, é importante receber apoio terapêutico profissional para estabelecer a ajuda mais adequada. Nem todos os casos são iguais e não têm a mesma origem.


Ansiedade para dirigir

Essa ansiedade, o vazio no estômago antes de entrar no veículo, ou os nervos que percorrem as mãos, podem ser causados ​​por um trauma anterior relacionado à direção. A boa notícia é que o medo de dirigir pode ser superado.

O medo em si não é uma coisa ruim. lembre-se que é uma das emoções mais fundamentais dos seres humanos para sobreviver e ficar fora de perigo.

No entanto, o medo de dirigir faz com que superestimemos essas situações e nos sintamos incapazes, quando na verdade podemos resolver problemas cotidianos muito mais complexos do que dirigir.


Causas de amaxofobia

Não surpreendentemente, uma das causas mais comuns de amaxofobia é ter se envolvido em um acidente de carro.

O medo também pode ser desencadeado ao presenciar um acidente em filmes, vídeos ou documentários, ou mesmo conhecer alguém que se envolveu em um acidente traumático. Outras causas podem ser viajar no trânsito excessivo, perder-se ao dirigir ou não confiar nas habilidades da pessoa que dirige.

Pessoas amaxofóbicas podem tentar procurar empregos ou carreiras que não exija passeios de carro, o que pode limitar as conquistas potenciais da vida.


Amaxofobia é comum?

amaxofobia

De acordo com um relatório do TheZebra.com, cerca de 66% dos americanos experimentam ansiedade ao dirigir, com 55% relatando que sentem isso ao realizar manobras comuns de direção.

Daqueles que experimentaram ansiedade ao dirigir, entrar na estrada (26%) e dar ré/ré (19%) foram as principais habilidades de direção que deixaram as pessoas mais ansiosas.

Mais mulheres relataram que sentem ansiedade ao dirigir (75%) do que homens (55%).


Sintomas de amaxofobia

amaxofobia sintomas
  • Um medo intenso de se envolver em um acidente.
  • Ter medo das lesões ou mortes que resultariam do acidente.
  • Medo de ficar preso no veículo
  • Sintomas físicos como sudorese, tremores, coração acelerado e náusea.
  • Evitar situações que envolvam estar em um veículo.
  • Ataques de pânico.


Tratamento

amaxofobia tratamento

As terapias são recomendadas para tratar a amaxofobia, como a terapia cognitiva de “toque” usada para apagar a memória negativa que causou medo.

A psicoterapia é um método de tratamento tradicional, e a terapia da fala é usada para acalmar o paciente. Antidepressivos são ferramentas frequentemente recomendadas para tratar amaxofobia, especialmente no mundo moderno quando/onde os veículos são comuns.

Terapia Cognitiva e Comportamental

Não existem medicamentos específicos para tratar a amaxofobia; em vez disso, é referido como tratamento de psicoterapia. Tal como acontece com muitas fobias, a terapia cognitiva e comportamental pode efetivamente aliviar os sintomas.

Através de vários exercícios (imaginários e reais entre as sessões), este tipo de terapia permite, em particular, aprender a antecipar crises, regular as emoções e trabalhar a autoconfiança.

Esse tipo de terapia é realizado por um psicólogo que compila um arquivo sobre o perfil psicológico da pessoa por meio de uma série de perguntas preliminares. A partir desse questionário, o psicólogo define um programa específico para libertar o indivíduo do medo de dirigir.

Terapia de realidade virtual

A terapia de realidade virtual, que vem sendo cada vez mais utilizada nos últimos anos, também oferece a possibilidade de observar resultados significativos.

Ao mergulhar visualmente em 3D em um simulador com volante, capacete e pedais, as pessoas com amaxofobia podem se encontrar no centro de várias situações que provocam ansiedade.

Tratamento medicamentoso

Benzodiazepínicos como clonazepam, alprazolam, diazepam e lorazepam são medicamentos benzodiazepínicos de ação rápida que tratam os sintomas de ansiedade enquanto eles estão ocorrendo.

Esses medicamentos também podem ser tomados imediatamente antes de você andar de carro para ajudá-lo a se sentir mais calmo.

Medicamentos antidepressivos, para uso a médio e longo prazo também podem ser utilizados para estabilizar o humor.


Dicas essenciais para superar a ansiedade e os ataques de pânico relacionados à direção

Dirigir é uma parte necessária da rotina diária de muitas pessoas. Embora muitos fiquem ansiosos na estrada, é importante não deixar que o medo ou os nervos interfiram em sua vida cotidiana.

Você pode superar sua ansiedade de dirigir e ataques de pânico se você se dedicar a isso. Veja como:

1. Entenda o que poderia ser a causa raiz

Você precisa olhar para dentro de si mesmo, sua família e depois refazer suas experiências para ver se consegue encontrar algo que possa ter interferido em sua percepção.

Quando, onde ou com quais pessoas você costuma se sentir mais desconfortável. se você esteve envolvido em um terrível acidente de trânsito, ou talvez tenha testemunhado um?

2. Entenda seus gatilhos

Há muitas coisas que podem desencadear seu medo de dirigir. Por exemplo, sua ansiedade ao dirigir pode aumentar ao passar por túneis ou pontes. Também pode resultar de estresse.

Compreender seus gatilhos ajuda você a entender melhor sua ansiedade e desenvolver as estratégias de enfrentamento corretas para sua condição. Além disso, aprenda a distinguir entre ansiedade intensa e ataques de pânico.

3. Respire fundo

Técnicas específicas de relaxamento e exercícios respiratórios podem ajudá-lo a lidar com o medo de dirigir. Você pode praticar respiração profunda, imagens guiadas, meditações conscientes, relaxamento muscular progressivo e treinamento autógeno.

Evite habilidades de enfrentamento negativas, como drogas e álcool, pois elas podem causar mais problemas para você.

4. Procure ajuda de um especialista em saúde mental

De psiquiatras a psicólogos e terapeutas, vários especialistas em saúde mental podem ajudá-lo a lidar com o pânico ao dirigir. Eles diagnosticarão sua condição e fornecerão o melhor tratamento para você.

5. Faça um curso de atualização de direção

Se o seu medo de dirigir tem a ver com uma experiência ruim recente ou envelhecimento, você pode precisar fazer um curso de atualização de direção para ver se você pode religar seu cérebro para se apossar dos bons e velhos hábitos.

Além disso, o medo às vezes está enraizado na ansiedade.


Se você ainda sentir amaxofobia após a terapia e seguir as dicas acima, também é uma opção explorar diferentes formas de se locomover, como transporte público, elevadores e táxis.

Dr. Marcus Yu Bin Pai

CRM 158074 / RQE 65523, 65524 | Médico especialista em Acupuntura e Fisiatria pela USP. Área de Atuação em Dor pela Associação Médica Brasileira. Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo. Professor e Colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da USP. Diretor do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA).

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dr. Marcus Yu Bin Pai

Dr. Marcus Yu Bin Pai

CRM 158074 / RQE 65523, 65524 | Médico especialista em Acupuntura e Fisiatria pela USP. Área de Atuação em Dor pela Associação Médica Brasileira. Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo. Professor e Colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da USP. Diretor do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA).

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail