Nódulo de Schmorl

doenca reumatologica coluna

Fatos importantes

  • Os nódulos de Schmorl são pequenas depressões arredondadas nas vértebras.
  • Eles são frequentemente vistos em pessoas com doenças degenerativas da coluna, como espondilolistese ou espondilose.
  • Eles não são considerados uma doença, mas podem indicar problemas subjacentes.
  • Os nódulos de Schmorl podem causar dor e outros sintomas, como dormência e formigamento.
  • Os tratamentos para nódulos de Schmorl incluem fisioterapia, medicamentos e, em alguns casos, cirurgia.

Introdução aos Nódulos de Schmorl

Anatomia da Coluna Vertebral

Os nódulos de Schmorl são pequenas saliências redondas das placas terminais do corpo vertebral, localizadas dentro do corpo vertebral. A presença desses nódulos é uma indicação de degeneração discal, comum na população idosa. Esses nódulos são geralmente vistos na coluna torácica inferior e lombar superior e geralmente são assintomáticos. No entanto, em alguns casos, eles podem estar associados a dores lombares e outros sintomas.

Os nódulos de Schmorl são identificados em radiografias, tomografias computadorizadas e ressonâncias magnéticas. Nas radiografias, esses nódulos aparecem como saliências pequenas e bem definidas que são arredondadas, ovais ou triangulares. Em exames de ressonância magnética e tomografia computadorizada, eles podem aparecer como pequenas saliências redondas que são homogêneas e contêm medula óssea. Em exames de ressonância magnética, eles também podem ser vistos como baixa intensidade de sinal em imagens ponderadas em T1 e alta intensidade de sinal em imagens ponderadas em T2.

Os nódulos de Schmorl são geralmente achados incidentais e não requerem nenhum tratamento. No entanto, se esses nódulos estiverem associados a dores nas costas, fisioterapia, injeções ou outros tratamentos podem ser recomendados. É importante observar que esses nódulos não são considerados uma causa de dor nas costas e sua presença não significa necessariamente que a pessoa tenha um risco aumentado de desenvolver dor nas costas.

Os nódulos de Schmorl são dolorosos? É grave?

coluna problemas do disco

O nódulo de Schmorl é um tipo de defeito da placa terminal vertebral em que a placa terminal hernia no corpo vertebral (osso da coluna vertebral) das vértebras. Embora na maioria das vezes sejam assintomáticos (ou seja, não geram dor), em raros casos podem se tornar uma fonte de dor quando são grandes ou se induzem uma reação inflamatória.

Mesmo assim, para muitos pacientes, a dor associada aos nódulos de Schmorl é muitas vezes o resultado de co-condições, como doença degenerativa do disco, hipertrofia facetária ou protuberâncias do disco vertebral. Essas condições podem surgir devido à interferência do nó no fluxo de nutrientes para o disco vertebral.

Os discos espinhais precisam de um fluxo ininterrupto de nutrientes, como água, oxigênio, aminoácidos e glicose, para permanecerem saudáveis. Como esses discos não têm suprimento sanguíneo direto, esses elementos devem se difundir do corpo vertebral através da placa terminal vertebral para alcançar as células do disco vertebral. Este processo é conhecido como embebição.

Os nódulos de Schmorl podem danificar a placa terminal vertebral, impedindo assim que os discos absorvam os nutrientes necessários e os transfiram para o disco espinhal. Sem nutrição adequada, o disco vertebral pode ficar fraco, desgastado e pode até escorregar ou rasgar prematuramente.

Portanto, embora o nódulo de Schmorl possa não ser a fonte direta da dor, ele pode levar a outras condições dolorosas.

Sintomas

Os nódulos de Schmorl, também conhecidos como hérnias de disco intravertebral, referem-se a saliências da cartilagem do disco intervertebral através da placa terminal do corpo vertebral e na vértebra adjacente.

As saliências podem entrar em contato com a medula da vértebra, levando à inflamação.

  • Dor nas costas: Os nódulos de Schmorl podem causar dor nas costas devido à pressão que exercem sobre os ossos vertebrais circundantes, através dos quais os nervos passam, resultando em inflamação e desconforto.
  • Radiculopatia: A radiculopatia é uma condição que afeta os nervos, resultando em dor, dormência e fraqueza nas pernas. Esta condição pode ser causada pela pressão dos nódulos sobre os nervos que passam pelos ossos vertebrais circundantes.
  • Dormência: A pressão dos nódulos sobre os nervos que passam pelos ossos vertebrais circundantes pode causar dormência na área da coluna afetada.
  • Fraqueza: A fraqueza na área afetada pode ser causada pela pressão dos nódulos nos ossos vertebrais circundantes, o que impede que os nervos funcionem como deveriam.
  • Rigidez: Pode ocorrer rigidez na área afetada devido à pressão dos nódulos nos ossos vertebrais circundantes, o que resulta em inflamação e dificuldade de movimento.
  • Sensações de formigamento: Sensações de formigamento podem ser sentidas na área da coluna afetada pelos nódulos devido à pressão exercida sobre os nervos.
  • Espasmos musculares: Espasmos musculares podem ocorrer na área da coluna afetada pelos nódulos devido à pressão exercida sobre os nervos, resultando em dor, fraqueza e dormência.
  • Perda de coordenação: A perda de coordenação pode ocorrer devido à pressão dos nódulos nos ossos vertebrais circundantes, o que impede que os nervos funcionem como deveriam, assim como dor, fraqueza e dormência.

SintomaDescrição
Dor nas costasDor nas costas perto da área do nódulo de Schmorl.
Espasmos muscularesContrações musculares involuntárias que podem ser localizadas ou generalizadas.
RigidezA incapacidade de mover uma articulação sem dor ou dificuldade.
DormênciaUma sensação diminuída ou ausente na área afetada.
FraquezaFalta de força na área afetada.

O que causa os nódulos de Schmorl?

nodulo de schmorl em ressonancia

A causa precisa dos nódulos de Schmorl é desconhecida; no entanto, acredita-se que esteja relacionado às alterações degenerativas que ocorrem no prato vertebral com a idade.

A placa terminal é uma fina camada de cartilagem que cobre as superfícies superior e inferior das vértebras e ajuda a fornecer força e suporte à coluna vertebral.

Com a idade, a placa terminal pode tornar-se fraca e porosa, o que pode permitir que os tecidos moles do disco intervertebral se herniem através da placa terminal e nas vértebras adjacentes.

Fatores que podem influenciar o surgimento incluem:

  • Trauma ou lesão: Trauma físico ou lesão na coluna podem causar Nódulos de Schmorl devido à ruptura do disco intervertebral. Esta ruptura pode ser causada por força direcionada ao disco intervertebral, como um acidente de carro, queda ou golpe.
  • Curvatura anormal da coluna vertebral: Curvatura anormal da coluna, como escoliose, pode levar ao desenvolvimento de nódulos de Schmorl. Esta curvatura anormal da coluna pode ser causada por alterações na estrutura óssea ou por músculos inadequadamente desenvolvidos.
  • Degeneração relacionada à idade: À medida que o corpo envelhece, os discos intervertebrais podem começar a degenerar, o que pode causar a formação de nódulos de Schmorl. Esta degeneração pode ser causada pela redução da quantidade de fluido presente nos discos intervertebrais ou pela desidratação dos discos intervertebrais.
  • Distúrbios Genéticos: Certos distúrbios genéticos hereditários podem causar a formação de Nódulos de Schmorl. Estes distúrbios genéticos são geralmente relacionados à produção anormal de proteínas e à formação inadequada de tecido ósseo.
  • Infecções: Certas infecções, como a tuberculose, podem levar à formação de Nódulos de Schmorl. Estas infecções podem causar inflamação e necrose nos tecidos em torno dos discos intervertebrais.
  • Deficiências nutricionais: Deficiências nutricionais, como a falta de vitamina D, podem causar nódulos de Schmorl. Esta deficiência nutricional pode levar à produção inadequada de tecido ósseo, o que pode causar a formação de nódulos de Schmorl.
  • Distúrbios metabólicos: Distúrbios metabólicos, como diabetes, podem levar à formação de nódulos de Schmorl. Estes distúrbios metabólicos podem levar ao acúmulo de líquidos nos discos intervertebrais, o que pode causar a formação de nódulos de Schmorl.
  • Doenças sistêmicas: Doenças sistêmicas, como espondilite anquilosante, podem causar nódulos de Schmorl. Estas doenças sistêmicas podem causar inflamação nos discos intervertebrais, o que pode levar à formação de nódulos de Schmorl.

Diagnóstico

nodulo de schmorl ressonancia
Figura 1. Característica típica do nódulo de Schmorl localizado na placa terminal superior da vértebra L3 na RM. A. Imagem de RM ponderada em T1 mostra nódulo de Schmorl (seta). B. A sequência STIR mostra o mesmo nó de Schmorl (seta). Fonte: MR imaging of Schmorl’s nodes: Imaging characteristics and epidemio-clinical relationships

O diagnóstico dessa condição é feito por meio de exames de imagem, como ressonância magnética ou tomografia computadorizada. Esses testes podem revelar a localização exata e o tamanho da hérnia, bem como possíveis complicações.

Os nódulos de Schmorl são pequenos defeitos ósseos na placa terminal vertebral que podem ser vistos em uma ressonância magnética. Eles são preenchidos com material de hérnia de disco e podem causar dor na área afetada. Se um paciente sentir dor na área afetada, o médico pode recomendar uma avaliação mais aprofundada com discografia provocativa. Este procedimento de diagnóstico é usado para determinar se o disco intervertebral é ou não a fonte real da dor.

A discografia provocativa envolve a injeção de um corante de contraste no disco intervertebral. Essa injeção permitirá que o médico observe o disco sob raio-x ou fluoroscopia e avalie a estrutura e a integridade do disco. Se houver um defeito estrutural, como hérnia ou nódulo de Schmorl, o médico pode diagnosticá-lo e recomendar o tratamento adequado.

Seu médico também pode solicitar um exame de sangue para verificar se há sinais de inflamação ou infecção, o que pode indicar que a hérnia está causando dor.

ExameDescrição
Raio XUm teste de diagnóstico que usa radiação eletromagnética para criar imagens da coluna vertebral, ajudando a diagnosticar os nódulos de Schmorl.
Tomografia ComputadorizadaUsa raios-X e um computador para criar imagens detalhadas da coluna para ajudar a diagnosticar os nódulos de Schmorl e avaliar outras estruturas ósseas da coluna vertebral, como fraturas, desalinhamentos e infecções.
Ressonância MagnéticaUsa ondas de rádio e ímãs poderosos para criar imagens da coluna e ajudar a diagnosticar hérnia de disco, estenose espinhal, fraturas, listeses, além de avaliar estruturas moles e ósseas na coluna, podendo ser visualizado os nódulos de Schmorl.
Cintilografia ÓsseaUma cintilografia óssea usa uma substância radioativa para criar imagens da coluna e ajudar a diagnosticar os nódulos de Schmorl.

Nódulos de Schmorl na Ressonância Magnética

Os nódulos de Schmorl são melhor visualizados nas sequências sagitais e geralmente exibem as mesmas características de sinal do disco adjacente, com uma fina borda de esclerose nas margens.

A hérnia aguda pode parecer mais agressiva com edema da medula óssea circundante e realce periférico. O sinal de extrusão de gás pode estar presente, o que se refere à hipointensidade no espaço do disco intervertebral em todas as sequências de pulso. Essas características agudas evoluem gradualmente ao longo de meses, mas podem levar mais de um ano.

Qual o significado do surgimento destas lesões?

O surgimento de Nódulos de Schmorl indica que há uma fraqueza em suas placas terminais. As placas terminais são as tampas situadas na parte superior e inferior de cada disco vertebral. Estas são âncoras usadas para conectar o disco espinhal ao osso da coluna vertebral. Além disso, a placa terminal vertebral é a estrutura necessária para transmitir os nutrientes necessários para o disco espinhal.

Portanto, qualquer fraqueza na coluna vertebral afetará diretamente a saúde dos discos da coluna vertebral.

Por isso, é importante que os adultos jovens, independentemente da idade no momento do diagnóstico, criem planos preventivos precisos e façam mudanças no estilo de vida para proteger a saúde de seus discos espinhais. Isso pode incluir uma dieta balanceada, exercícios regulares, manutenção de um peso saudável e evitar atividades que exerçam muita pressão sobre a coluna.

Além disso, é importante monitorar a saúde da coluna regularmente, para garantir que qualquer problema seja detectado o mais cedo possível.

Diagnóstico Diferencial de Nódulo de Schmorl

coluna diferenca coluna e hernia

Os nódulos de Schmorl são saliências do material do disco intervertebral no corpo vertebral. O diagnóstico diferencial inclui:

  • Infecção: como tuberculose ou osteomielite, é uma causa menos comum de nódulos de Schmorl. Estas infecções podem ocorrer devido ao contato direto com o tecido infectado ou através do sistema linfático.
  • Espondilolistese: é um deslocamento anterior de uma vértebra sobre a outra, que pode resultar em nódulos de Schmorl. Este deslocamento pode ser causado por fraturas traumáticas, espondilite anquilosante, doença degenerativa da coluna ou espondilose.
  • Osteoporose: é um enfraquecimento dos ossos que pode levar a nódulos de Schmorl. Esta condição é mais comum em mulheres em idade avançada e pode ser causada por deficiência de cálcio ou vitamina D, tabagismo, uso de corticosteroides ou outros fatores.
  • Câncer do corpo vertebral: é uma causa rara, mas potencialmente grave, de nódulos de Schmorl. O câncer pode se desenvolver a partir de células cancerígenas presentes no corpo vertebral ou pode se espalhar para o tecido ósseo da coluna.
  • Espondilite anquilosante: é uma condição inflamatória crônica que afeta a coluna, podendo resultar em nódulos de Schmorl. Esta condição é mais comum em homens jovens e pode ser desencadeada por fatores genéticos ou infecciosos.
  • Escoliose: é uma curvatura anormal da coluna que pode resultar em nódulos de Schmorl. Esta condição é mais comum em crianças e pode ser causada por desequilíbrios musculares, problemas de desenvolvimento, lesões ou outros fatores.
  • Cistos espinhais: são sacos cheios de líquido que se formam no tecido ósseo da coluna e podem levar a nódulos de Schmorl. Estes cistos geralmente não são cancerígenos, mas podem causar dores nas costas, formigamento e fraqueza nos membros.

Possibilidades iniciais de tratamento para nódulo de Schmorl

Os nódulos de Schmorl, embora não tenham um tratamento específico, podem ser controlados através da prevenção. É importante prestar atenção ao aviso de que os nódulos de Schmorl apresentam e participam de medidas preventivas para evitar doenças da coluna vertebral mais graves, como doença degenerativa do disco, hérnia de disco ou disco fragmentado.

A prevenção deve incluir mudanças no estilo de vida, como evitar levantamento de peso ou esportes de contato em uma idade jovem e manter uma postura adequada ao caminhar, sentar e dormir. Além disso, cuidados preventivos ou programas de terapia podem ajudar a evitar as condições mais graves que os nódulos de Schmorl podem causar.

‘W importante entender a importância da prevenção e incorporá-la em suas vidas diárias. Levantamento de peso e esportes de contato, embora às vezes necessários, podem levar a sérias consequências se praticados em tenra idade.

É importante manter uma boa postura ao caminhar, sentar e até dormir, pois a má postura pode piorar a condição. Além disso, cuidados preventivos ou programas de terapia podem oferecer proteção adicional contra as condições mais graves que os Nódulos de Schmorl podem causar.

Medicamentos para tratamento do nódulo de Schmorl

  • Anti-inflamatórios não esteróides (AINEs): Esses medicamentos reduzem a inflamação e a dor bloqueando a produção de prostaglandinas, substâncias químicas que causam inflamação. Eles são geralmente administrados por via oral, mas também podem ser aplicados topicamente.
  • Corticosteróides: Esses medicamentos reduzem a inflamação suprimindo o sistema imunológico. Eles podem ser tomados por via oral ou aplicados topicamente na área afetada. Eles são geralmente prescritos em altas doses para curtos períodos de tempo.
  • Relaxantes musculares: Esses medicamentos ajudam a relaxar os músculos ao redor da área afetada, o que pode reduzir a dor e a inflamação. Esses medicamentos podem ser tomados por via oral ou aplicados topicamente na área afetada.
  • Antidepressivos: Esses medicamentos são usados para tratar a dor crônica, pois seus efeitos analgésicos são benéficos. Eles também podem ajudar a melhorar o humor, o que pode tornar mais fácil lidar com a dor.
  • Anticonvulsivantes: Esses medicamentos são usados para tratar a dor crônica, pois podem ajudar a reduzir a sensibilidade à dor. Eles também podem ajudar a prevenir espasmos musculares e convulsões.

Qual ​é o prognóstico do nódulo de Schmorl?

O prognóstico dos nódulos de Schmorl geralmente é bom, uma vez que são, na grande maioria dos casos, assintomáticos e não requerem tratamento.

No entanto, quando os nódulos de Schmorl são grandes o suficiente para pressionar nervos ou causar instabilidade na coluna, eles podem causar dor ou desconforto. Nesses casos, o tratamento pode incluir fisioterapia, medicamentos ou, em casos mais graves, cirurgia.

É importante notar que os nódulos de Schmorl não são cancerígenos e não aumentam o risco de desenvolver câncer. Por conseguinte, na maioria dos casos, os nódulos de Schmorl não são motivo de preocupação, pois geralmente são assintomáticos e não requerem tratamento.

Se os nódulos de Schmorl causarem dor ou instabilidade, o tratamento pode ser necessário. Nesses casos, é importante consultar um médico para determinar o melhor plano de tratamento.

Dr. Carlos Roberto Babá

CRM-SP 47825 / RQE 12910, 19925.

Médico especialista em Ortopedia, Traumatologia e Acupuntura.

Médico Colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).

Membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia (SBOT).

Atuação na Área Clínica e de Ensino Médico.

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dr. Carlos Roberto Babá

Dr. Carlos Roberto Babá

CRM-SP 47825 / RQE 12910, 19925.

Médico especialista em Ortopedia, Traumatologia e Acupuntura.

Médico Colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).

Membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia (SBOT).

Atuação na Área Clínica e de Ensino Médico.

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail