Dosagem de Creatinina, O Que É, Quais Os Valores de Referência E Tipos de Exames

O exame de creatinina é um exame laboratorial que serve para avaliar a saúde dos rins e avaliar a existência de alguma doença renal.

A formação da creatinina ocorre a partir da desidratação não enzimática da creatina muscular. É produzida pelo fígado, rins e no pâncreas por meio de enzimas.

A creatinina é o produto dos resíduos de creatina, não reaproveitada no metabolismo corporal.

A creatinina é removida quase que inteiramente e em velocidade relativamente constante pela filtração glomerular(renal).

A taxa de excreção de creatinina é relativamente constante e sua produção não é influenciada pelo metabolismo proteico ou outros fatores externos, serve como uma boa medida para avaliação da função renal.

A concentração de creatina excretada na urina diariamente ocorre de forma proporcional à massa muscular (pode ser afetada em caso de excesso de ingestão de carne) e é correspondente a 2% das reservas corpóreas de creatina-fosfato.

Levando isso em consideração, mulheres tendem a excretar menos creatina do que os homens, decorrente à menor massa muscular1.


Formação de Creatinina

Durante sua formação, na primeira reação, ocorre a transamidação da arginina e da glicina formando o ácido guanidinoacético, que em seguida como segunda reação, sofre a metilação com a doação de metila pela S-adenosilmetionina.

Portanto, para formar a creatinina, é necessário três aminoácidos, sendo eles a arginina, metionina (essenciais) e glicina (não essencial).

Após ser formada, é transportada para os músculos e cérebro por meio do plasma, local em que é fosforilada a creatina-fosfato (composto de alta energia), ou seja, a creatina possui capacidade de regenerar moléculas de ATP.

No músculo, cerca de 1% a 2% da creatina se encontra na forma livre, significando que elas não participam do processo de renovação de ATP.

A creatina livre, de forma espontânea e irreversível, sofre a desidratação não enzimática formando o anidrido e produto de excreção, a creatinina2.


Dosagem de Creatinina Urinária: É Um Avaliativo da Função Renal

Exame de creatinina urinaria: Tem como objetivo avaliar a função renal. O paciente deve evitar a prática de exercício excessivo nas 8 horas que antecedem o teste. A coleta pode ser realizada no próprio domicílio do paciente por ele mesmo e armazenada no copo coletor de urina com tampa de acordo com a orientação médica.

Para a medição é realizada a urina de 24 horas coletada sem a presença de conservantes. Quando mantidas refrigeradas, as amostras permanecem estáveis por até uma semana3.

Já o aumento de creatina no sangue pode ser dado por causas pré-renais, renais e pós-renais.

As variações em à nível do sangue, podem variar de acordo com a dieta ingerida. É necessário evitar a ingestão de proteínas como carne vermelha em excesso pelas 24 horas que antecedem a coleta. 

Em casos em que a concentração de creatinina se encontra elevada no plasma, parte dela é também excretada pelos túbulos renais.


Creatinina Alta

rins

A concentração plasmática aumentada de creatinina é obtida por qualquer condição que diminua a taxa de filtração glomerular4.

Lembrando que, os níveis estando de acordo com os de referência, não indicam necessariamente uma função normal dos rins, uma vez que valores aumentados são detectados quando 50% a 70% da função renal já está comprometida.

Causas pré-renais: o aumento de creatinina acontece quando há necrose muscular esquelética ou atrofia, isto é, traumatismos, distrofias musculares progressivamente rápidas, poliomielite, esclerose amiotrófica, amiotonia congênita, dermatomiosite, miastenia gravis e fome.

Outras causas que também contribuem são: insuficiência cardíaca congestiva, choque, depleção de sais e água associada ao vômito, diarreia ou fístulas gastrointestinais, diabetes insípido, sudorese excessiva com deficiência de ingestão de sais, hipertireoidismo, acidose diabética e mulheres em período de parto.

Causas renais: tais causas englobam a lesão do glomérulo, dos túbulos, dos vasos sanguíneos ou do tecido intersticial renal.

Causas pós-renais: são muito encontradas na hipertrofia prostática, nas compressões extrínsecas dos ureteres, nos cálculos e nas anormalidades congênitas que comprimem ou bloqueiam os ureteres.

Para níveis de creatina sérica diminuída, não há apresentação de significado clínico5.


Tipos de Técnicas

Jaffé/Terra de Fuller

A creatinina é absorvida do filtrado desproteinizado ou da urina por meio do reagente de Lloyd e tratada com picrato alcalino, resultando em uma coloração alaranjada. Esse método é o usado como referência para análise da creatinina.

Jaffé/Cinético

É um método alternativo com base na medida da velocidade de reação entre a creatinina e o ácido pícrico. Os métodos cinéticos visam eliminar algumas interferências positivas da glicose e do ascorbato, realizados diretamente no soro.

Enzimático

para métodos enzimáticos há o uso da enzima creatininase (creatina imino-hidrolase) ou creatinase (creatina amidino-hidrolase) e sofrem poucas interferências. As reações obtidas são acopladas a sistemas que podem ser medidos espectrofotometricamente, como NADH/NAD+ ou H2O2 em água.

No caso da enzima creatinina-desaminase, há catalisação na conversão da creatinina em N-metil-hidantoína e amônia. A amônia é então medida pela reação de Berthelot.

Cromatografia de Alto Desempenho

Nesse caso, a creatinina é isolada de outros compostos através de troca iônica. Após isso ela é quantificada.


Exame de Cistatina C

Existe também, o exame de Cistatina C que pode ser avaliativo da função renal, pois, também é um filtrado glomerular de taxa constante. Geralmente, quando ocorre algum impeditivo dessa avaliação ser feita por Creatinina, em casos de hepatite ou baixa densidade muscular, por exemplo.

Sendo que, para essa coleta de amostra de sangue, não é necessário condições previas como o jejum de proteínas ou repouso.

Concentração de creatininaBaixaNormalAlta
HomensInferior a 0,70 mg/dL0,70 a 1,20 mg/dLMaior que 1,2 mg/dL
MulheresInferior a 0,53 mg/dL0,53 a 1,00 mg/dLMaior que 1,00 mg/dL


Os Sintomas da Creatinina Alta Podem Ser:

weakness

Fraqueza; muito cansaço, membros, como pernas, pés e braços inchados; retenção de líquido; desidratação, náuseas e vômitos.

Deve-se fazer tratamento acompanhado do médico para diminuir os valores de creatinina, que podem ter causas como uma lesão renal, doença renal crônica, insuficiência renal, infecção nos rins, hipertensão renal, hipertireoidismo, desidratação, diabetes ou excesso de atividade física.

Mas, sempre lembrando que cuidados básicos como alimentação adequada e hidratação diária podem ajudar a reduzir a creatinina alta.


Referências

1.2.3.4.5 – Valter T. Motta,  Bioquímica Clínica Para o Laboratório: Princípios e Interpretações. 5ª. Ed.- Editora Medbook

Fabíola Tavares Lemos

CRBM: 35430

Biomédica de formação, habilitada como analista clínica. Pós-Graduada em Auditoria dos Serviços da Saúde. Atualmente trabalha como Pesquisadora Auxiliar e cursa Pós-Graduação no nível de Mestrado no Laboratório de Biologia do Estresse da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Fabíola Tavares Lemos

Fabíola Tavares Lemos

CRBM: 35430

Biomédica de formação, habilitada como analista clínica. Pós-Graduada em Auditoria dos Serviços da Saúde. Atualmente trabalha como Pesquisadora Auxiliar e cursa Pós-Graduação no nível de Mestrado no Laboratório de Biologia do Estresse da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail