Corrimento Marrom – Quando pode ser gravidez? O que fazer?

corrimento marrom o que pode ser

A saúde da mulher é tão complexa que precisa ser acompanhada de perto, pois diversos fatores podem desregular nosso organismo.

E, se tratando da saúde íntima, não é apenas a menstruação em si que precisamos nos preocupar. Além do período menstrual, podemos ter dores no útero ou no ovário, cólicas fora do período menstrual e corrimentos de cores diferentes.

Um desses corrimentos que pode indicar diferentes problemas no sistema reprodutor feminino é o corrimento marrom.

Existem outros tipos de secreção que são comuns até mesmo em um organismo saudável, como o sangramento de ovulação, corrimento de início da menstruação ou ainda que sejam devidos à indução por pílula do dia seguinte.

No entanto, dependendo da situação, o corrimento marrom pode indicar que há algo está errado no organismo. Confira abaixo o que isso pode indicar.


O que é o corrimento marrom?

O corrimento ou secreção vaginal marrom é um líquido que escorre pela vagina da mulher e apresenta coloração escura, mais amarronzada.


O que o corrimento marrom pode indicar

1. Gravidez

Não é motivo para ficar em pânico se isso não é o que você deseja, pois ser um sintoma de gravidez é apenas uma das coisas que o corrimento marrom pode indicar. No entanto, durante os primeiros dias após a concepção, o corrimento marrom indica o processo de nidação, quando o óvulo fecundado se adere ao útero. Nesse caso, o corrimento não apresenta cheiro ruim e nem causa desconforto na vagina, e pode durar até 3 dias.

Para ser gravidez de fato, vários outros sintomas precisam aparecer, como: peitos doloridos e inchados, inchaço abdominal e cólicas leves, cansaço e sono excessivo, variações de humor sem motivação aparente, enjoos e vômitos.


2. Final da menstruação

O mais comum é que o corrimento marrom indique o final da menstruação. Isso porque é comum a saída de alguns coágulos escuros até alguns dias depois do fim desse período.


3. Contato íntimo

Também é bastante comum que ocorra secreção vaginal marrom após o contato íntimo, devido a alguma irritação das paredes da vagina.


Patologias que podem gerar corrimento marrom

No entanto, o corrimento vaginal marrom também pode ser indicativo de doenças. Por isso é importante que as mulheres fiquem bem atentas e procure um médico caso o corrimento dure mais de 3 dias.

Algumas delas são:

1. Doença inflamatória pélvica (DIP)

A doença inflamatória pélvica é caracterizada por uma inflamação nos órgãos genitais da mulher, como, endometrite, salpingite ou inflamação dos ovários. Além do corrimento marrom, a mulher precisa ficar atenta a sinais como febre, sensação de mal-estar geral e abscesso ovariano.


DIP

2. Cisto no ovário

O corrimento marrom também pode ser sinal de cisto no ovário. Juntamente com esse sintoma, a mulher pode notar sangramento antes ou depois da menstruação, dor durante ou após a relação sexual, e aumento do peso.

3. Síndrome dos ovários policísticos

Mulheres que apresentam síndrome dos ovários policísticos podem apresentar secreção vaginal marrom, além de outros sintomas como menstruação irregular, aumento do peso e acne.

4. Infecções sexualmente transmissíveis

Algumas doenças sexualmente transmissíveis, como a gonorreia ou clamídia também tem como sintoma a presença da vaginal marrom. Outros sintomas relacionados a essas doenças são dor ao urinar, pressão na região pélvica e sangramento durante a relação sexual.

5. Endometriose

A endometriose é caracterizada pelo crescimento de tecido do útero em outros locais, como nos ovários e intestino. Alguns dos sintomas mais comuns dessa doença incluem corrimento marrom, dor intensa na região pélvica, menstruação mais abundante, dor durante a relação sexual e dificuldade para urinar ou defecar.

6. Câncer de colo de útero

Outo problema que pode ser associado ao corrimento marrom é o câncer de colo de útero. Além da cor, é importante que a mulher note se o corrimento apresenta um odor forte, além de intensa na região pélvica depois da relação sexual.


Quando ir ao ginecologista

Como você pode notar, o corrimento marrom pode ser um indicativo de simples alterações na região íntima feminina quanto um sintoma de alguma doença grave.

Portanto, é recomendado que as mulheres consultem um ginecologista ao menos uma vez ao ano ou quando o corrimento marrom:

  • Durar mais de 3 dias;
  • Vier acompanhado de outros sintomas como dor abdominal, mau cheiro ou coceira na vagina, ou vulva;
  • Se for intercalado com sangramento vermelho vivo.

Como evitar o corrimento vaginal

Para prevenir que o corrimento vaginal marrom apareça, é recomendado que a mulher faça lavagens na região genital externa durante o banho ou após a relação sexual.

Além disso, o uso de calcinhas de algodão favorece a transpiração da região, mantendo-a sempre mais seca.

É importante também evitar o uso de shorts e calças jeans apertadas, porque elas abafam a região íntima, dificultando a transpiração e facilitando a proliferação de microrganismos que podem causar doenças.

Tais atitudes ajudam a mulher a manter a região o mais higienizada possível.

Dra. Juliana Toma

CRM-SP: 156490 / RQE: 65521.
Médica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM). Residência Médica em Dermatologia pela UNIFESP. Pós-Graduação em Dermatologia Oncológica pelo Instituto Sírio Libanês (SP).
Fellow em Tricologias, Discromias e Acne pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).
Pós-Graduação em Pesquisa Clínica pela Harvard Medical School – EUA (Principles and Practice of Clinical Research).

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dra. Juliana Toma

Dra. Juliana Toma

CRM-SP: 156490 / RQE: 65521.
Médica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM). Residência Médica em Dermatologia pela UNIFESP. Pós-Graduação em Dermatologia Oncológica pelo Instituto Sírio Libanês (SP).
Fellow em Tricologias, Discromias e Acne pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).
Pós-Graduação em Pesquisa Clínica pela Harvard Medical School – EUA (Principles and Practice of Clinical Research).

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail