Muitas pessoas costumam confundir remédios que são antibióticos e antivirais.
Como os antibióticos são mais comuns, eles costumam ser indicados para mais doenças do que remédios antivirais. Isso porque, para o tratamento de doenças causadas por vírus, os remédios geralmente tratam os sintomas e não as causas em si (ou seja, os vírus).
Um dos poucos antivirais que existem é o Aciclovir. Por isso, ele não é um antibiótico, não podendo ser utilizado para tratamento de doenças causadas por bactérias.
Confira abaixo mais informações sobre o Aciclovir.
O que é ?
Como mencionamos, o Aciclovir não é um antibiótico. Ele é um antiviral de uso adulto e pediátrico.
Ele pode ser encontrado nas drogarias sob várias formas: como comprimido, pomada, pó liofilizado para solução injetável e creme. Lembrando que ele só pode ser adquiro mediante prescrição médica.
Os nomes Comerciais mais comuns são: Aciclofar®, Acivirax®, Aciclomed®, Antivirax®, Aciveral®, Aciclovan®, Aciclor®, Acibioanclomax®, Aviral®, Ciclavix®, Clovir®, Exavir®, Hervirax®, Herpesil®, Hpvir®, Ezopen®, Cicloviral®, Ductovirax®, Zovirax®, Zynvir®, Uni Vir®, Virotin®, Ziclovir®.
Para que serve o Aciclovir
Ele é indicado para o tratamento de infecções causadas pelo vírus Herpes simplex, incluindo herpes labial e herpes genital, e também causadas pelo vírus da Varicela-Zoster.
Além disso, o Aciclovir é indicado para os vírus:
- vírus Epstein-Barr, causador da doença mononucleose;
- herpesvírus 6 e 7, causadores da doença roséola (exantema súbito);
- herpesvírus-8, causador da doença sarcoma de Kaposi.
Aciclovir tem ação antibiótica?
Não, como já mencionamos o Aciclovir não tem ação antibiótica, uma vez que age sobre a ação e sintomas causados por doenças virais.
O aciclovir um medicamento que atua bloqueando os mecanismos de replicação do vírus do herpes humano.
Tabela: Indicações do aciclovir
Indicação | Descrição |
---|---|
Vírus Herpes Simplex | O aciclovir pode ser usado para tratar infecções por vírus herpes simplex, incluindo herpes genital, herpes labial e herpes zoster. |
Varicela | O aciclovir pode ser usado para tratar a varicela e reduzir a gravidade dos sintomas. |
Citomegalovírus | O aciclovir pode ser usado para tratar o citomegalovírus, um vírus que pode causar infecções graves em pessoas com sistema imunológico enfraquecido. |
HIV | O aciclovir pode ser usado para tratar a infecção pelo HIV e reduzir o risco de desenvolver complicações mais graves. |
Como o Aciclovir funciona
O Aciclovir age bloqueando os mecanismos de multiplicação do vírus Herpes simplex e do Varicela-Zoster.
Dessa forma, ele não cura as infecções, mas consegue reduzir os sintomas dessas doenças, como ardor, queimação e formação de bolhas na pele, além de diminuir a gravidade da doença. Consequentemente, o paciente tem mais chances de se curar rapidamente.
Além disso, esse medicamento ajuda a cicatrizar as bolhas mais rapidamente, evitando a formação de novas feridas.
Em pacientes diagnosticados com doenças imunossupressoras, ou seja, que deixam o sistema imunológico enfraquecido, o aciclovir diminui o risco do vírus se espalhar para outras partes do corpo e causar infecções ainda mais graves.
Geralmente, este medicamento começa a fazer efeito logo nas primeiras 48 horas após o início do tratamento. Após esse período, os sintomas da doença já diminuem consideravelmente. Por conta disso, ele é considerado muito eficiente.
Efeitos colaterais
Como qualquer medicamento, o aciclovir causa efeitos colaterais. Os mais comuns, ou seja, que acometem entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento, são:
- Dor de cabeça
- Tontura
- Náusea
- Vômito
- Diarreia
- Dor no abdômen
- Coceira na pele
- Vermelhidão na pele
- Protuberâncias na pele que podem piorar com exposição ao sol
- Cansaço
- Febre
Mais raramente, que acometem entre 0,01% e 0,1% dos pacientes que utilizam este medicamento, o uso do Aciclovir em creme pode causar queimação ou ardência e ressecamento leve. Já o uso da pomada oftálmica pode causar o aparecimento de lesões na córnea, irritação local ou conjuntivite.
No entanto, reações mais graves também podem decorrer do uso desse medicamento, como:
- Falta de ar
- Inchaço na pele (angioedema
- Anemia;
- Leucopenia
- Trombocitopenia
- Agitação
- Confusão
- Tremor
- Ataxia (falta de coordenação dos movimentos);
- Alucinações
- Encefalopatia
- Coma;
- Hepatite
- Insuficiência renal aguda
Se sentir qualquer um desses sintomas mais graves, procure um médico imediatamente!
Quem não deve usar
O Aciclovir não deve ser usado por pessoas que tenham alergia ao medicamento ou a qualquer outro componente da fórmula. Além disso, mulheres grávidas e lactantes não devem fazer uso do Aciclovir em nenhum formato.
Pessoas que utilizam lente de contato devem suspender o uso durante o tratamento com a pomada oftálmica de Aciclovir.
Como usar o Aciclovir?
A quantidade e a forma de usar irá depender da doença a ser tratada e do formato de Aciclovir utilizado.
Para aplicação do Aciclovir de uso tópico, por exemplo, indica-se a higienização das mãos, antes e depois de aplicar o produto. O medicamento deve ser utilizado cinco vezes ao dia, em intervalos de aproximadamente quatro horas, com exceção do período da noite.
Sempre siga as orientações do seu médico quanto à forma de uso, horários e tempo de tratamento.
Interações medicamentosas
Como todo medicamento, é possível que o Aciclovir cause interações com outros medicamentos, que afetam a fisiologia renal e potencialmente possam influenciar na eficiência do Aciclovir para o tratamento.
Por conta disso, é fundamental que seu médico saiba quais outros medicamentos você já faz uso ou caso precise tomar um remédio para outra função. Como vimos, é muito importante que seu médico seja consultado antes de iniciar qualquer tratamento, para avaliar qual o melhor medicamento, as doses e o tempo adequado para os sintomas que você apresenta.
Jamais pratique a automedicação, pois, o uso de remédios que não são indicados para o tratamento de doenças bacterianas pode ter graves consequências.