LOCALIZADAS na superfície dorsal das falanges distais dos dedos das mãos e dos pés, as unhas são compostas por camadas de células queratinizadas, sendo estruturas resistentes e simultaneamente flexíveis e adaptáveis, translúcidas, com um brilho e curvatura característicos.
A fragilidade das unhas é uma típica queixa que influencia até 20% da população, particularmente pessoas do sexo feminino com mais de 50 anos. As unhas fracas são retratadas por estruturas que se partem, caem e se desintegram, tornando-se delicadas e sem elasticidade.
O crescimento das unhas depende de inúmeras variáveis, incluindo: sexo; idade; hereditariedade; doenças sistêmicas ou locais; uso de medicamentos e produtos de beleza; estresse; circunstâncias ocupacionais e sazonais, causando variações críticas na taxa de crescimento das unhas, observada entre as pessoas em diferentes estágios da vida.
Suas unhas não indicam apenas uma questão estética. Além da função biológica de proteger as extremidades dos dedos contra lesões e traumas mecânicos, as unhas podem, através da sua aparência, refletir as condições gerais de saúde de uma pessoa.
As mais diferentes doenças podem se manifestar através das unhas e uma mudança aparentemente irrelevante pode não ser algo tão simples.
Causas orgânicas de unhas fracas | Principais causas |
---|---|
Anemia | Deficiência de ferro, deficiência de vitamina B12, deficiência de folato |
Hipotireoidismo | Desequilíbrio dos hormônios produzidos pela glândula tireoide |
Psoríase | Doença crônica da pele causada por um sistema imunológico hiperativo |
Distúrbios hematológicos | Leucemia, anemia ou outras doenças sanguíneas |
Doença renal | Disfunção ou insuficiência renal |
Se suas unhas não aparentam estar saudáveis, elas podem estar lhe mostrando a maneira como seu corpo está reagindo.
Neste artigo, serão citados três problemas de saúde que deixam as unhas fracas e quebradiças.
Hipotireoidismo
Uma das razões que podem causar unhas fracas e quebradiças é o hipotireoidismo.
O hipotireoidismo é definido como uma deficiência de produção hormonal pela glândula tireoide, que pode ser extrema ou moderada. Uma deficiência extrema de hormônios da tireoide aparece como hipotireoidismo declarado.
A forma moderada chamada hipotireoidismo subclínico raramente manifesta sintomas e efeitos colaterais e é caracterizada pela concentração de TSH bioquimicamente acima dos limites da faixa de referência, com os níveis químicos da tireoide permanecendo dentro do máximo possível.
Em outras palavras, o hipotireoidismo refere-se a um declínio na produção química da tireoide, o que causa uma expansão nos níveis de TSH.
É uma das doenças endócrinas mais comuns, diagnosticada normalmente por clínicos gerais, mas também por outros especialistas, como ginecologistas e cardiologistas.
Como é uma doença caracterizada por uma diminuição no metabolismo, em virtude da redução da capacidade da glândula tireoide, no hipotireoidismo é comum que os pacientes tenham unhas delicadas e frágeis em um ritmo de crescimento mais lento.
Anemia
A Organização Mundial da Saúde (OMS) caracteriza a anemia como uma condição em que a fixação da hemoglobina está abaixo dos valores de referência, em decorrência da falta de pelo menos um nutriente fundamental.
Cerca de 50% dos casos de anemia são devido à deficiência de ferro no organismos e na dieta.
A deficiência de ferro é vista como a carência alimentar mais predominante no planeta, com ampla dispersão. Essa condição influencia bilhões de indivíduos, principalmente em países em desenvolvimento.
Os grupos populacionais mais impactados são crianças menores de cinco anos, indivíduos em fase escolar, mulheres em idade fértil, gestantes e lactantes.
Os sinais e sintomas mais comuns da anemia são: fadiga; fraqueza generalizada; anorexia; dispneia ao fazer exercícios; palpitações; tonturas; enxaqueca; mudanças no apetite; palidez na pele; feridas no canto da boca; e queda de cabelo.
Juntamente com esses sintomas, a anemia pode ainda afetar as unhas. Existe uma condição conhecida como coiloníquia, que se refere a uma anormalidade da unha, apresentando-se fina e curvada para dentro.
Também chamada de “unha de colher”, a coiloníquia está relacionada à anemia por deficiência de ferro.
Má Circulação
O sangue se espalha por todo o corpo, em razão do trabalho de bombeamento do coração. No entanto, existem alguns problemas que podem atrapalhar essa circulação como aterosclerose, sedentarismo, obesidade, doenças coronarianas, entre outros.
A má circulação refere-se à um problema na dispersão do sangue, descrito pela dificuldade de sua entrada através das veias e artérias, impedindo que o sangue chegue aos membros inferiores, como os pés e as pernas.
Geralmente, é um problema visto com frequência em idosos e mulheres, especialmente as grávidas ou aquelas que utilizam a pílula preventiva. De qualquer forma, pode influenciar todos os indivíduos, independentemente do sexo.
Os principais efeitos colaterais da má circulação são: pele fria e seca; formigamento; manchas vermelhas nas pernas; varizes; inchaço; dormência e cor pálida ou azulada nos locais onde a circulação é mais comprometida.
Se você tem má circulação, suas unhas podem não estar recebendo oxigênio e os nutrientes necessários. Diante dessas condições, elas tendem a enfraquecer, ficar quebradiças e cair.
Tratamento Para Unhas Fracas E Quebradiças
Consumir suplementos e alimentos à base de biotina pode fortalecer as unhas fracas e melhorar seu crescimento. A biotina (também chamada de vitamina B7) é um dos nutrientes do complexo B.
Como é solúvel em água, não é armazenado pelo corpo, então você deve consumir todos os dias. A biotina pode ajudar a fortalecer cabelos e unhas, e também ajuda o sistema sensorial do corpo a funcionar adequadamente.
Consulte seu médico antes de tomar um suplemento de biotina para garantir sua segurança de acordo com a sua saúde.
Procure ter uma dieta saudável e balanceada, ingerindo multivitamínicos com minerais. Uma rotina alimentar carente de nutrientes e minerais essenciais pode influenciar todo o seu corpo e isso inclui suas unhas.
Beba bastante água durante o dia. Sem umidade adequada, as unhas se tornam frágeis e podem quebrar facilmente.
Para evitar a quebra a curto prazo, você pode ainda utilizar fortalecedores de unhas em forma de esmaltes. Alguns endurecedores de unhas são até mesmo acrescidos de substâncias, como vitaminas e resinas, que fortalecem unhas fracas.
Referências
ARAUJO, L. A.; CAMPOS, P. M. G. Fisiologia e Importância das Unhas. Cosmetics & Toiletries, v. 25, jul-ago. 2013.
BRENTA, G. et al. Diretrizes clínicas práticas para o manejo do hipotiroidismo. Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia, v. 57, n. 4, p. 265-299. 2013.
CHESSA, M. A. et al. Pathogenesis, Clinical signs and treatment recommendations in Brittle nails: a review. Dermatologic Therapy, v. 10, n. 1, 2020.
COSTA, I. M. C. et al. Síndrome das unhas frágeis. Anais Brasileiros de Dermatologia, v. 82, n. 3, p. 263-267. 2007.
NUNES, M. P. Metabolismo do ferro e o impacto da anemia ferropriva à saúde humana. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Farmácia) – Universidade de Brasília, Brasília, 2018.