O autismo é um transtorno que pode ser caracterizado pela dificuldade de integração social, dificuldade na comunicação e apresenta padrão restritivo e repetitivo.
Desta forma, o grau de comprometimento e intensidade é variável, por isto é possível ter casos com quadros leves (síndrome de Asperger, não atinge fala e inteligência). Mas existem também formas graves onde o paciente mostra incapacidade de contato, além de comportamento agressivo e retardo mental.
Inicialmente os estudos, mostravam o transtorno como resultado da dinâmica familiar problemática e condições de ordem psicológica alteradas, no entanto, esta hipótese é improcedente.
Sintoma | Descrição |
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Deficiências sociais | Dificuldade em formar e manter relacionamentos, capacidade limitada de empatia, dificuldade em entender sinais sociais |
Dificuldades de comunicação | Atraso no desenvolvimento da linguagem, dificuldade em expressar necessidades, uso repetitivo da linguagem, dificuldade com conceitos abstratos |
Comportamentos repetitivos | Comportamentos e movimentos estereotipados, uso repetitivo de objetos, adesão inflexível a rotinas |
Sensibilidades sensoriais | Sobrecarga sensorial, super ou sub-sensibilidade a sons, sabores, cheiros, texturas, luzes ou cores |
No geral, acredita-se que ocorre devido as múltiplas causas assim como os fatores genéticos e biológicos.
Sintomas do autismo
O autismo pode afetar as pessoas de todas as classes sociais e etnias, inclusive mais os meninos que as meninas.
Desta forma, os sintomas incidam nos primeiros meses de vida e não são identificados precocemente. O comum é que eles fiquem evidentes antes da criança completar três anos.
Conforme quadro clínico pode dividir nos seguintes grupos:
Primeiro grupo
- Ausência completa de qualquer contato interpessoal.
- Incapacidade de aprender a falar.
- Incidência de movimentos e repetitivos.
- Deficiência mental.
Segundo grupo
Neste caso o portador é voltado para si e não tem contato visual com as pessoas e ambiente. Ele consegue falar, mas não usa a comunicação, além de repetir frases sem contextos. Ainda ele apresenta comprometimento da compreensão.
Terceiro grupo
- Domínio da linguagem.
- Inteligência normal ou superior.
- Dificuldade de interação social.
Sendo assim, a manifestação do autismo depende de como elas aprendem as regras sociais e alvoreceram sua adaptação e auto-suficiência.
Causas
Ainda não existe uma causa exata, mas as pesquisas sugerem que o transtorno ocorra devido à falha genética que pode ser como forma de doença autoimune ou enfermidade degenerativa das células do sistema nervoso.
Causa | Descrição |
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Fatores Genéticos | Certas alterações genéticas podem tornar uma pessoa mais propensa a desenvolver transtorno do espectro do autismo (ASD). Essas mudanças podem afetar a estrutura e função do cérebro. |
Fatores Ambientais | Certos fatores ambientais podem aumentar o risco de TEA. Isso pode incluir a exposição da mãe a certos produtos químicos durante a gravidez ou a exposição da criança a certas toxinas ou vírus. |
Fatores de saúde e desenvolvimento | Certos problemas de saúde e desenvolvimento podem aumentar o risco de TEA. Isso inclui parto prematuro, baixo peso ao nascer e certas condições médicas. |
História da Família | Um histórico familiar de TEA pode aumentar o risco de uma pessoa desenvolver o distúrbio. |
Idade materna | O risco de TEA pode ser maior em crianças nascidas de mães mais velhas. |
Diagnóstico do Autismo
O diagnóstico é clínico.
Ainda leva em conta o comprometimento e o histórico do paciente, conforme, os critérios estabelecidos por DSM–IV (Manual de Diagnóstico e Estatístico da Sociedade Norte-Americana de Psiquiatria) e pelo CID-10 (Classificação Internacional de Doenças da OMS).
Diagnóstico | Descrição |
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Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) | Um distúrbio de desenvolvimento que afeta a comunicação, a interação social e o comportamento. |
Transtorno Invasivo do Desenvolvimento Sem Outra Especificação (PDD-NOS) | Uma forma mais branda de autismo que não atende aos critérios para o diagnóstico de TEA. |
Síndrome de Asperger | Uma forma mais branda de autismo caracterizada por dificuldades de comunicação social e comportamentos repetitivos. |
Transtorno Desintegrativo da Infância (CDD) | Um distúrbio raro caracterizado por desenvolvimento normal seguido por perda de habilidades. |
Tratamento
A doença é um distúrbio crônico, porém, existem tipos de tratamento que podem ser inseridos no diagnóstico e aplicados por equipe multidisciplinar.
Não existe tratamento padrão e cada paciente precisa de acompanhamento individual, conforme necessidades e deficiências. Além, disso, faz parte do tratamento o recebimento de educação especial, com aprendizagem intensa e gradual, acompanhada de um controle intenso do comportamento da criança.
Tratamento | Detalhes |
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Terapias Comportamentais e de Comunicação | A análise comportamental aplicada (ABA) é a terapia comportamental mais amplamente pesquisada e utilizada para o transtorno do espectro autista. Ele utiliza técnicas de reforço positivo para ajudar os indivíduos a aprender e adquirir novas habilidades e reduzir comportamentos problemáticos. |
Medicamentos | Estabilizadores de humor, antipsicóticos e antidepressivos às vezes são usados para tratar comportamentos desafiadores associados ao transtorno do espectro autista. |
Intervenções dietéticas e nutricionais | Uma dieta sem glúten e sem caseína (GFCF) é uma terapia complementar popular para o transtorno do espectro autista. Outras intervenções dietéticas incluem suplementação com ácidos graxos ômega-3, probióticos e vitamina B6 e magnésio. |
Terapias Complementares e Alternativas | As terapias complementares e alternativas para o transtorno do espectro do autismo incluem integração sensorial, oxigenoterapia hiperbárica e musicoterapia. |
Recomendações
- Ter em casa um paciente com este tipo de doença pode causar desequilíbrio para toda a família. Desta forma, todos precisam de atendimento e orientação especializada.
- É necessário encontrar uma forma de comunicação com este tipo de paciente.
- Todos os autistas tem dificuldade para lidar com mudanças, por isto, procure manter-se organizado e dentro da rotina.
- Atualmente existe uma tendência para incluir alunos com deficiência em escolas regulares, mas devido às limitações do distúrbio é preciso respeitar.
- O paciente com autismo pode demonstrar melhor rendimento em determinadas áreas do conhecimento e até características de genialidade.