Saiba mais Sobre o Autismo

O autismo é um transtorno que pode ser caracterizado pela dificuldade de integração social, dificuldade na comunicação e apresenta padrão restritivo e repetitivo.

Desta forma, o grau de comprometimento e intensidade é variável, por isto é possível ter casos com quadros leves (síndrome de Asperger, não atinge fala e inteligência). Mas existem também formas graves onde o paciente mostra incapacidade de contato, além de comportamento agressivo e retardo mental.

Inicialmente os estudos, mostravam o transtorno como resultado da dinâmica familiar problemática e condições de ordem psicológica alteradas, no entanto, esta hipótese é improcedente.

SintomaDescrição
Deficiências sociaisDificuldade em formar e manter relacionamentos, capacidade limitada de empatia, dificuldade em entender sinais sociais
Dificuldades de comunicaçãoAtraso no desenvolvimento da linguagem, dificuldade em expressar necessidades, uso repetitivo da linguagem, dificuldade com conceitos abstratos
Comportamentos repetitivosComportamentos e movimentos estereotipados, uso repetitivo de objetos, adesão inflexível a rotinas
Sensibilidades sensoriaisSobrecarga sensorial, super ou sub-sensibilidade a sons, sabores, cheiros, texturas, luzes ou cores

No geral, acredita-se que ocorre devido as múltiplas causas assim como os fatores genéticos e biológicos.

Sintomas do autismo

O autismo pode afetar as pessoas de todas as classes sociais e etnias, inclusive mais os meninos que as meninas.

Desta forma, os sintomas incidam nos primeiros meses de vida e não são identificados precocemente. O comum é que eles fiquem evidentes antes da criança completar três anos.

Conforme quadro clínico pode dividir nos seguintes grupos:

Primeiro grupo

  • Ausência completa de qualquer contato interpessoal.
  • Incapacidade de aprender a falar.
  • Incidência de movimentos e repetitivos.
  • Deficiência mental.

Segundo grupo

Neste caso o portador é voltado para si e não tem contato visual com as pessoas e ambiente. Ele consegue falar, mas não usa a comunicação, além de repetir frases sem contextos. Ainda ele apresenta comprometimento da compreensão.

Terceiro grupo

  • Domínio da linguagem.
  • Inteligência normal ou superior.
  • Dificuldade de interação social.

Sendo assim, a manifestação do autismo depende de como elas aprendem as regras sociais e alvoreceram sua adaptação e auto-suficiência.

Causas

Ainda não existe uma causa exata, mas as pesquisas sugerem que o transtorno ocorra devido à falha genética que pode ser como forma de doença autoimune ou enfermidade degenerativa das células do sistema nervoso.

CausaDescrição
Fatores GenéticosCertas alterações genéticas podem tornar uma pessoa mais propensa a desenvolver transtorno do espectro do autismo (ASD). Essas mudanças podem afetar a estrutura e função do cérebro.
Fatores AmbientaisCertos fatores ambientais podem aumentar o risco de TEA. Isso pode incluir a exposição da mãe a certos produtos químicos durante a gravidez ou a exposição da criança a certas toxinas ou vírus.
Fatores de saúde e desenvolvimentoCertos problemas de saúde e desenvolvimento podem aumentar o risco de TEA. Isso inclui parto prematuro, baixo peso ao nascer e certas condições médicas.
História da FamíliaUm histórico familiar de TEA pode aumentar o risco de uma pessoa desenvolver o distúrbio.
Idade maternaO risco de TEA pode ser maior em crianças nascidas de mães mais velhas.

Diagnóstico do Autismo

O diagnóstico é clínico.

Ainda leva em conta o comprometimento e o histórico do paciente, conforme, os critérios estabelecidos por DSM–IV (Manual de Diagnóstico e Estatístico da Sociedade Norte-Americana de Psiquiatria) e pelo CID-10 (Classificação Internacional de Doenças da OMS).

DiagnósticoDescrição
Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)Um distúrbio de desenvolvimento que afeta a comunicação, a interação social e o comportamento.
Transtorno Invasivo do Desenvolvimento Sem Outra Especificação (PDD-NOS)Uma forma mais branda de autismo que não atende aos critérios para o diagnóstico de TEA.
Síndrome de AspergerUma forma mais branda de autismo caracterizada por dificuldades de comunicação social e comportamentos repetitivos.
Transtorno Desintegrativo da Infância (CDD)Um distúrbio raro caracterizado por desenvolvimento normal seguido por perda de habilidades.

Tratamento

A doença é um distúrbio crônico, porém, existem tipos de tratamento que podem ser inseridos no diagnóstico e aplicados por equipe multidisciplinar.

Não existe tratamento padrão e cada paciente precisa de acompanhamento individual, conforme necessidades e deficiências. Além, disso, faz parte do tratamento o recebimento de educação especial, com aprendizagem intensa e gradual, acompanhada de um controle intenso do comportamento da criança.

TratamentoDetalhes
Terapias Comportamentais e de ComunicaçãoA análise comportamental aplicada (ABA) é a terapia comportamental mais amplamente pesquisada e utilizada para o transtorno do espectro autista. Ele utiliza técnicas de reforço positivo para ajudar os indivíduos a aprender e adquirir novas habilidades e reduzir comportamentos problemáticos.
MedicamentosEstabilizadores de humor, antipsicóticos e antidepressivos às vezes são usados para tratar comportamentos desafiadores associados ao transtorno do espectro autista.
Intervenções dietéticas e nutricionaisUma dieta sem glúten e sem caseína (GFCF) é uma terapia complementar popular para o transtorno do espectro autista. Outras intervenções dietéticas incluem suplementação com ácidos graxos ômega-3, probióticos e vitamina B6 e magnésio.
Terapias Complementares e AlternativasAs terapias complementares e alternativas para o transtorno do espectro do autismo incluem integração sensorial, oxigenoterapia hiperbárica e musicoterapia.

Recomendações

  • Ter em casa um paciente com este tipo de doença pode causar desequilíbrio para toda a família. Desta forma, todos precisam de atendimento e orientação especializada.
  • É necessário encontrar uma forma de comunicação com este tipo de paciente.
  • Todos os autistas tem dificuldade para lidar com mudanças, por isto, procure manter-se organizado e dentro da rotina.
  • Atualmente existe uma tendência para incluir alunos com deficiência em escolas regulares, mas devido às limitações do distúrbio é preciso respeitar.
  • O paciente com autismo pode demonstrar melhor rendimento em determinadas áreas do conhecimento e até características de genialidade.

Dra. Celia Yunes Portiolli

CRM-SP 27971 / RQE 5148 – 19469 Médica Pediatra e Especialista em Acupuntura Área de Atuação em Dor pela AMB (Associação Médica Brasileira), Coordenadora do Curso de Especialização em Acupuntura do CEIMEC – Centro de Estudo Integrado em Medicina Chinesa Médica colaboradora do Ambulatório de Acupuntura do Centro de Dor da Neurologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

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