Pesquisa associa níveis mais altos de otimismo a uma vida mais longa entre mulheres

Idosos sorrindo2

Níveis mais altos de otimismo foram associados a uma vida mais longa e a viver além dos 90 anos em mulheres de todos os grupos raciais e étnicos em um estudo liderado por pesquisadores da Harvard TH Chan School of Public Health.

Um estudo liderado por pesquisadores da Harvard TH Chan School of Public Health aponta que mulheres de todos os grupos raciais e étnicos tendem a viver mais quando apresentam níveis mais altos de otimismo.

“Embora o otimismo em si possa ser afetado por fatores estruturais sociais, como raça e etnia, nossa pesquisa sugere que os benefícios do otimismo podem se estender a diversos grupos”, explica Hayami Koga, doutorando no Departamento de Ciências Sociais e Comportamentais de Harvard da Chan School. 

Trabalhos anteriores já haviam se concentrado em avaliar os déficits ou fatores de risco que aumentam os riscos de doenças e de morte prematura. As descobertas desta pesquisa sugerem que é valioso em focar em fatores psicológicos positivos como uma maneiras possível de promover a longevidade e o envelhecimento saudável em todo o mundo.

O estudo foi publicado online no último ddia 8 de junho, no Journal of the American Geriatrics Society.Em um estudo anterior, o mesmo grupo de pesquisa determinou que o otimismo estava ligado a uma vida útil mais longa e longevidade excepcional – que foi definida como viver além dos 85 anos de idade. Por terem analisado principalmente populações brancas naquele estudo anterior, Koga e seus colegas ampliaram o grupo de participantes no estudo atual para incluir mulheres de todos os grupos raciais e étnicos. De acordo com Koga, incluir diversas populações na pesquisa é importante para a saúde pública porque esses grupos têm taxas de mortalidade mais altas do que as populações brancas e há pesquisas limitadas sobre eles que ofereçam informações para a tomada das decisões de políticas de saúde.

Para este estudo, os pesquisadores analisaram dados e respostas de 159.255 participantes da Women’s Health Initiative, que incluiu mulheres na pós-menopausa nos Estados Unidos.

sorrindo

Dos participantes, os 25% mais otimistas provavelmente teriam uma expectativa de vida 5,4% maior e uma probabilidade 10% maior de viver além dos 90 anos do que os 25% menos otimistas. Os pesquisadores também não encontraram interação entre o otimismo e quaisquer categorias de raça e etnia e essas tendências se mantiveram verdadeiras depois de levar em consideração dados demográficos, condições crônicas e depressão. Fatores de estilo de vida, como exercícios regulares e alimentação saudável, foram responsáveis ​​por menos de um quarto da associação entre otimismo e expectativa de vida, indicando que outros fatores podem estar em jogo.

Koga disse que os resultados do estudo podem reformular a forma como as pessoas veem as decisões que afetam sua saúde.

“Nós tendemos a nos concentrar nos fatores de risco negativos que afetam nossa saúde. Também é importante pensar nos recursos positivos, como o otimismo, que podem ser benéficos para nossa saúde, especialmente se percebermos que esses benefícios são vistos em grupos raciais e étnicos”, disse Koga

Confira o Estudo: 10.1111/jgs.17897

Leandro Pessoa Dantas da Silva

Jornalista e Pós-Graduando em Docência do Ensino Superior.

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Leandro Pessoa Dantas da Silva

Leandro Pessoa Dantas da Silva

Jornalista e Pós-Graduando em Docência do Ensino Superior.

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail