Atualmente, é comum encontrar pessoas que estão se suplementando com algum objetivo em mente.
Seja para emagrecer, para ganhar massa muscular ou até mesmo prevenir doenças, os suplementos alimentares nunca foram tão utilizados.
No entanto, o uso indiscriminado e sem devida orientação nutricional pode trazer riscos ao corpo, e a falta de fiscalização das marcas tornou-se um problema.
Por isso, veja quais são os riscos e efeitos colaterais que podem ocorrer quando utilizamos suplementos sem a supervisão nutricional.
1- Intoxicação por suplementos
Ela acontece quando as pessoas utilizam suplementos de vitaminas e minerais sem supervisão médica ou nutricional.
É bem comum encontrarmos pessoas que por conta da idade entendem que precisam de vitaminas e minerais para fortalecer o corpo.
Entretanto, quando você utiliza estes suplementos de forma indiscriminada, pode acontecer de os próprios nutrientes “envenenarem” o seu corpo.
Dentre os exemplos mais comuns estão a intoxicação por vitamina A e por selênio, com efeitos colaterais indesejáveis.
2- Alguns suplementos fazem ganhar peso em forma de gordura
As pessoas costumam comprar os suplementos alimentares sem nenhum conhecimento sobre a leitura dos seus rótulos nutricionais.
Nesse sentido, muitas marcas acrescentam açúcar e gorduras nos suplementos, o que os fazem ganhar calorias.
Por sua vez, se você quer emagrecer e toma um suplemento com altos teores de açúcar e gorduras, você está perdendo dinheiro e dificultando seu objetivo.
Então, este é um risco quando tomamos suplementos por conta própria, sem conhecer os ingredientes dos rótulos.
3- Os suplementos de proteína devem ser utilizados com um plano alimentar individual
Sabemos que todos temos uma cota diária de proteínas a serem ingeridas através da nossa alimentação.
No entanto, faltam estudos na literatura científica sobre o que o excesso de proteínas na alimentação pode provocar no organismo.
Vários estudos já indicaram uma relação entre problemas e insuficiência renal com a alta ingestão de alimentos e suplementos proteicos.
Isso não quer dizer que os suplementos proteicos fazem mal, pelo contrário, só alerta para a obrigação de consumi-los com a supervisão de um profissional, para a segurança de quem os utiliza.
4- Existe muita marca enganadora no mercado
Como dito anteriormente, as marcas e a indústria de suplementos querem o lucro a qualquer custo, sem se preocupar com a saúde dos consumidores.
Desse modo, as notícias de proibição de vendas de suplementos pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aumentam a cada dia.
Seja por vender suplementos falsificados ou até mesmo por adulterar a composição para baratear os produtos, muitas marcas não são recomendadas.
Nesse sentido, o único profissional capaz de nos orientar corretamente e evitar esses erros é o nutricionista.
5- A maioria da população não necessita de suplemento
Fazendo uma análise de perfil da população brasileira, percebe-se que ela come mal, mas tem acesso a todos os alimentos saudáveis diariamente.
Nesse caso, é seguro afirmar que 50% da população saudável não precisa de suplemento alimentar.
Ocorre que a mídia e o marketing acabam contribuindo para o grande interesse das pessoas nesses produtos.
Portanto, os riscos e malefícios da suplementação sem supervisão nutricional são altos e é um ato de cuidado prestar atenção em tudo que colocamos para dentro do nosso organismo.