O câncer de laringe é um tipo de câncer que afeta a laringe (caixa vocal). A laringe é parte da garganta encontrada na entrada da traqueia (traqueia).
Os cânceres de laringe e hipofaringe são cerca de 5 vezes mais comuns em homens do que em mulheres. Isso ocorre provavelmente porque os principais fatores de risco – tabagismo e uso pesado de álcool – são mais comuns em homens.
Mas nos últimos anos, à medida que esses hábitos se tornaram mais comuns entre as mulheres, seus riscos para esses tipos de câncer também aumentaram.
Câncer de garganta: Resumo
- O câncer de garganta é um câncer comum.
- Fumar cigarro e beber álcool aumenta o risco.
- O papilomavírus humano (HPV) é um fator de risco para certos tipos de câncer de garganta.
- O tratamento para o câncer de garganta é mais eficaz se a doença for diagnosticada precocemente.
- Consulte o seu médico se notar alguma alteração na garganta ou no pescoço.
- Reduza o risco parando de fumar, reduzindo a ingestão de álcool, praticando sexo oral seguro e vacinando-se contra o HPV.
Câncer de garganta
O câncer de garganta, um tipo de câncer de cabeça e pescoço, pode ser encontrado na faringe ou laringe. Na maioria das vezes, afeta as células escamosas, ou células finas e planas que revestem a superfície desses órgãos.
A maioria das pessoas diagnosticadas com câncer de garganta são usuários de tabaco e/ou consumidores de álcool.
Nos últimos anos, um número crescente de casos de câncer de garganta está sendo diagnosticado em pessoas com certas infecções virais, incluindo o papilomavírus humano (HPV), uma doença sexualmente transmissível comum, e o vírus Epstein-Barr, que causa mononucleose.
O que é câncer de garganta?
Geralmente, o câncer ocorre no corpo no nível celular, causado por uma interrupção na atividade celular quando as células normais se reproduzem descontroladamente ou não morrem como deveriam. O câncer de garganta se origina principalmente em células escamosas, células finas e planas que revestem a faringe e a laringe.
O câncer de garganta pode afetar a faringe ou a laringe e há uma variedade de tipos diferentes, com base em onde o câncer é encontrado. O câncer de células escamosas da garganta pode se espalhar para outras áreas do corpo, incluindo pulmões, ossos e fígado.
Câncer de laringe
O câncer que começa na laringe (caixa vocal) é chamado de câncer de laringe.
A laringe (ou caixa de voz) é uma passagem curta que conecta a parte inferior da garganta (hipofaringe) com a traqueia (traqueia). A glândula tireóide fica na frente da traqueia sob a caixa de voz.
Quem tem câncer de laringe?
O câncer de laringe é mais comum em homens do que em mulheres. É diagnosticado cerca de 5 vezes mais em homens do que mulheres.
Assim a maioria das neoplasias, o câncer de laringe é mais comum em pessoas mais velhas do que em pessoas mais jovens. Existem muito poucos casos em pessoas com menos de 40 anos.
Partes da laringe incluem:
- Epiglote – a pequena aba de tecido que se move para cobrir a laringe para evitar que os alimentos entrem na traqueia e nos pulmões quando você engole.
- Glote – contém as cordas vocais que vibram quando o ar passa por elas para produzir o som da sua voz.
- Subglote – localizada abaixo das cordas vocais.
Estadiamento
Após o diagnóstico, o próximo passo é o estadiamento. O estadiamento mostra até que ponto o câncer se espalhou.
Os oncologistas geralmente usam o sistema TNM para estadiar o câncer de laringe:
- T refere-se ao tamanho do tumor primário e se ele invadiu o tecido circundante.
- N é usado para identificar até que ponto o câncer se espalhou para os linfonodos.
- M indica se o câncer metastatizou ou se espalhou para outros órgãos ou linfonodos mais distantes.
De acordo com a American Cancer Society Trusted Source, o câncer de laringe se espalha mais comumente para os pulmões.
Tratamento
O tratamento depende do estágio da lesão.
O tratamento convencional para câncer de laringe em estágio inicial inclui cirurgia ou radioterapia.
Nos estágios posteriores, um indivíduo pode precisar de uma combinação de radiação e quimioterapia ou cirurgia seguida de radiação.
Tomar decisões de tratamento
É importante discutir todas as opções de tratamento, incluindo seus objetivos e possíveis efeitos colaterais, com seus médicos para ajudar a tomar a decisão que melhor se adapta às suas necessidades.
Por exemplo, se o câncer estiver muito avançado para ser curado, o objetivo pode ser remover ou destruir o máximo possível do câncer para evitar que o tumor cresça, se espalhe ou retorne pelo maior tempo possível. Alguns dos tratamentos também podem ser usados como tratamento paliativo se todo o câncer não puder ser removido.
O tratamento paliativo destina-se a aliviar os sintomas, como dor ou dificuldade para engolir, mas não se espera que cure o câncer.
Muitas vezes é uma boa ideia procurar uma segunda opinião. Uma segunda opinião pode fornecer mais informações e ajudá-lo a se sentir mais confiante sobre o plano de tratamento escolhido.
As informações de tratamento fornecidas neste site não se destinam a substituir uma consulta e avaliação médica, e nem tem o objetivo de substituir a experiência e o julgamento de sua equipe de tratamento do câncer.
As informações deste site destinam-se a ajudar você e sua família a tomar decisões informadas, com seu médico. Seu médico pode ter motivos para sugerir um plano de tratamento diferente dessas opções gerais de tratamento.
Não hesite em perguntar à sua equipe médica qualquer dúvida que possa ter sobre suas opções de tratamento.