É Possível Correr Menstruada?

Para muitas mulheres, o período menstrual é sinônimo de incômodo, dores, cólica e irritação. Por isso, é comum deixar de fazer suas atividades cotidianas da mesma forma como quando não está menstruada. As atividades no trabalho, no relacionamento, no lazer, no esporte e até mesmo na hora de se vestir, tudo é pensado em torno da menstruação.

A corrida tem se tornado uma das modalidades mais praticadas entre as mulheres no último ano, no entanto, ainda há um grande tabu e até é considerado uma dificuldade, que é correr menstruada, muitas mulheres relatam desconforto, porém este texto irá demonstrar ser possível sim, correr durante o período menstrual.


Por que o receio de correr menstruada?

A resposta comum vem com diversos sintomas explicando o desconforto: a TPM, as cólicas, o fluxo menstrual, o medo de manchar a roupa, a necessidade de parar a corrida para trocar o absorvente, o medo das pessoas em volta sentir o odor da menstruação. Tudo isso é motivo para deixar a mulher preocupada.

Chegamos, então, à conclusão de que o maior incômodo de correr menstruada não está na menstruação propriamente dita, mas sim na mente da mulher, está na preocupação dela com estes fatores.

Por isso, veja dicas de como se libertar destas preocupações, resolver os empecilhos e assim, aproveitar a corrida.


Dicas para correr menstruada sem preocupações

Aproveite o momento da corrida, sem se preocupar com outros fatores. Então para correr menstruada e tranquila, siga as dicas:

  • Evite alimentos pesados antes de ir correr, como pães, biscoitos, bolos, refrigerantes, frituras.
  • Dê preferência a frutas, salada, panqueca de aveia, mix de cereais, sucos, smoothies, entre outros;
  • Leve uma garrafa de água, pois hidratar-se é importante em qualquer ocasião, mas na menstruação perdemos mais água do que o normal;
  • Opte por absorvente interno ou coletores menstruais, para dar mais conforto e menos preocupação com possíveis manchas;
  • Utilize calças ou short de maior sustentação, principalmente para dar segurança emocional de que tudo ficará bem;
  • Para aquelas mais inseguras, utilizar um lenço/sainha da moda fitness pode oferecer ainda mais segurança emocional.


Mas e as cólicas?

As cólicas menstruais também são um fator que impedem muitas mulheres de realizar as atividades cotidianas, buscando permanecer sentadas ou deitadas com um saco de água quente a fazer compressas. Porém temos uma boa notícia: a atividade física é capaz de reduzir as dores menstruais.

O que acontece é que a corrida faz liberar endorfina, o hormônio relacionado à sensação de bem-estar e ainda tem efeito analgésico, ou seja, faz com que a percepção de dor seja reduzida, além disso, a sensação de dor está muito relacionada a outros dois fatores: respiração e atenção.

Está comprovado que a respiração pode ajudar a diminuir exponencialmente a sensação de dor, há inúmeras técnicas respiratórias utilizadas, inclusive, na hora do parto.

A atenção no estímulo doloroso faz potencializar a sensação de dor, já quando dirigimos a atenção para outros estímulos, a sensação de dor também é reduzida.

Dra. Celia Yunes Portiolli

CRM-SP 27971 / RQE 5148 – 19469 Médica Pediatra e Especialista em Acupuntura Área de Atuação em Dor pela AMB (Associação Médica Brasileira), Coordenadora do Curso de Especialização em Acupuntura do CEIMEC – Centro de Estudo Integrado em Medicina Chinesa Médica colaboradora do Ambulatório de Acupuntura do Centro de Dor da Neurologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dra. Celia Yunes Portiolli

Dra. Celia Yunes Portiolli

CRM-SP 27971 / RQE 5148 – 19469 Médica Pediatra e Especialista em Acupuntura Área de Atuação em Dor pela AMB (Associação Médica Brasileira), Coordenadora do Curso de Especialização em Acupuntura do CEIMEC – Centro de Estudo Integrado em Medicina Chinesa Médica colaboradora do Ambulatório de Acupuntura do Centro de Dor da Neurologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail