Muitos dos alimentos que costumávamos comer tem se tornado bastante controversos ao longo dos anos. Os pareceres de estudos científicos parecem não ter uma conclusão em comum sobre eles, como o ovo, do abacate e do leite.
Alguns estudos sugerem que, como o homem é o único mamífero a continuar ingerindo leite depois da vida adulta, ele não faz bem a nossa saúde, sendo considerado antinatural.
Confira abaixo mais informações se o leite faz bem ou mal à saúde do ser humano.
Então o leite faz mal ao organismo?
Ao mesmo tempo que estudos apontam benefícios do leite e seus derivados, outros mostram os malefícios.
Isso porque, recentemente, muitas pessoas têm apresentado intolerância a um dos componentes do leite, a lactose.
Intolerância à lactose
Algumas pessoas apresentam intolerância a lactose desde o nascimento. No entanto, outras podem apresentar alergia com o avanço da idade. Isso pode acontecer porque ocorre a redução na atividade da lactase, enzima que é responsável pela digestão do açúcar.
E é bom apontar que existem diferentes níveis de intolerância à lactose. Pessoas que apresentam os níveis mais baixos podem optar por simplesmente diminuir o consumo de leite e derivados, ou ainda tomar a enzima lactase em forma de comprimido antes de ingerir esses alimentos.
Já aquelas pessoas que apresentam níveis mais elevados precisam de fato parar por completo o consumo de leite e seus derivados. Além disso, é necessário que esses pacientes prestem atenção à absorção correta de cálcio.
Os sintomas da intolerância à lactose são:
Intolerância à caseína
Outro problema que pode ser causado pela ingestão do leite é a alergia a caseína. A caseína é uma proteína muito rica em aminoácidos essenciais (aqueles que o corpo humano não produz).
O leite de vaca contém quantidades elevadas dessa proteína e, por isso, seu consumo é indicado.
No entanto, algumas pessoas podem ter alergias a ingestão desse aminoácido. Os sintomas são:
Problemas na produção do leite
Os leites são comumente encontrados em embalagem cartonadas. Tais embalagens contêm bisfenol, um composto químico. Alguns poucos estudos apontam que quando este composto é absorvido pelo corpo e pode levar ao aumento da inflamação do organismo. Mas ainda não se sabe quais são os efeitos do bisfenol no organismo a longo prazo.
Por conta disso, existem recomendações que o melhor leite para ser consumido seja embalado em vidro. No entanto, esse tipo de embalagem é mais caro e mais difícil de ser encontrado.
Os benefícios do leite
Por outro lado, o leite apresenta diversos benefícios associados ao seu consumo. Dentre eles, já foram apontados:
- Menor risco de desenvolvimento de doenças do coração
- Menor risco de ter pressão alta
- Menor risco no desenvolvimento de alguns tipos de câncer
- Alto valor nutricional
Valor nutricional do leite
Existem diversos tipos de leite, mas o leite de vaca continua sendo o mais consumido mundialmente. Seu valor nutricional é bastante elevado, sendo fonte de:
- Proteínas = aproximadamente 6,4 g por copo de 200 ml
- Cálcio = 226 mg por copo de 200 ml
- Gordura = 6, 5 g por copo de 200 ml
- Vitaminas: como a vitamina A e D
- Carboidratos = 9,6 g por copo de 200 ml
- Açúcares = 10,1 g por copo de 200 ml
- Água = 176,3 g por copo de 200 ml
- Potássio = 264 mg por copo de 200 ml
Qual o melhor horário para beber leite?
O leite é um alimento rico em cálcio. Por mais que este nutriente seja necessário para nossa saúde, estudos apontam que o cálcio reduz a biodisponibilidade de ferro no organismo.
Por conta disso, quando o leite e seus derivados são consumidos juntamente com alimentos ricos em ferro, absorvemos mais cálcio e menos ferro. Portanto, deve-se intercalar o consumo de leite, evitando que seja ingerido com carnes ou outros alimentos ricos em ferro.
Idealmente, os médicos sugerem que o consumo de leite seja feito nos horários de café da manhã e lanches intermediários ao longo do dia.
Substitutos do leite
Caso você seja impedido de consumir leite por algum motivo de saúde, como alergia ou intolerância, é possível consumir outros alimentos, como o leite de soja, de amêndoas ou de coco.
Outras opções são o leite de arroz ou de aveia. O leite de arroz é um dos mais fáceis de ser encontrado. Ele pode ser consumido da mesma forma que o leite de vaca, inclusive para fazer receitas. O leite de aveia também tem sido cada vez mais fácil de ser encontrado e tem um ótimo custo-benefício.
No entanto, o paciente irá precisar controlar a quantidade de cálcio ingerida, pois sabe-se que cerca de 70% do cálcio que absorvemos provém do leite e seus derivados. Além disso, precisa-se prestar atenção à suplementação de vitaminas A, B2 e B12, potássio, fósforo e magnésio.