Irritação dos olhos, o que pode ser?

Resumo sobre Irritação dos olhos

  • O que é: Irritação ocular pode ser definida por todo e qualquer sintoma anormal que altere a sua coloração natural, faça com que os olhos lacrimejam excessivamente, façam com que haja secreção em demasia, e que causam sensações de corpos estranhos quando o paciente está piscando ou olhando para algum lugar, façam com que haja dor, ardor ou qualquer outro desconforto.
  • Causas: Pode ser viral, bacteriana ou alérgica. Os tipos mais comuns de irritação ocular se dão por conjuntivite, alergias, presença de corpo estranho, uso inadequado de lentes de contato e vista cansada. Mas também não são excluídos os casos de pacientes que possuem alterações em seu funcionamento ocular normal e necessitam de óculos para corrigi-las, fazendo com que o esforço oftálmico seja tão elevado a ponto de irritar os olhos.
  • Sintomas: Os sintomas mais comuns são vermelhidão, ressecamento, secreção, excesso de lágrimas e dor local.
  • Tratamento: O tratamento varia conforme a causa, mas o mais comum é a orientação de higienização ocular com água corrente, podendo ser prescritos corticóides oculares (dexametasona – Maxidex®), antibióticos (tobramicina – Tobradex®) ou até mesmo possa ser sugerido um procedimento cirúrgico no caso da presença de corpo estranho.

Introdução

Uma das áreas mais sensíveis e importantes do corpo humano são os olhos. Os olhos são fundamentais para a manutenção da vida humana e por conta da sua sensibilidade, é importante que caso sejam notadas alterações o paciente procure apoio médico.

Obviamente, pacientes que possuem problemas de saúde que fazem com que os mesmos percam a visão ou até mesmo pacientes possuam algum problema congênito que cause deficiência visual acabam desenvolvendo mais significativamente os outros sentidos e podem manter uma vida totalmente dentro da normalidade.

O tema da discussão deste artigo é sobre irritação nos olhos, o que pode significar?

Definição

Irritação ocular pode ser definida por todo e qualquer sintoma anormal que altere a sua coloração natural, faça com que os olhos lacrimejam excessivamente, façam com que haja secreção em demasia e cause sensações de corpos estranhos quando o paciente está piscando ou olhando para algum lugar, façam com que haja dor, ardor ou qualquer outro desconforto.

Olho Humano

O olho humano é naturalmente lubrificado e essa lubrificação é natural e fisiológica, é possível notar que em dias mais secos, os olhos tendem a lacrimejar.

Algumas condições de saúde fazem com que o paciente não lacrimeje o suficiente para manter a lubrificação ocular adequada ou até mesmo a obstrução do canal lacrimal patológica pode prejudicar a umidade ocular, portanto é importante observar os sinais e sintomas para não causar danos à visão.

As pálpebras são projetadas para proteger os olhos, os cílios têm a função de impedir que sujidades adentrem nos olhos, sobrancelhas auxiliam na proteção ocular do suor humano e até as mesmo lágrimas auxiliam na proteção da saúde ocular.

São o que podemos chamar de barreiras físicas de proteção com a finalidade de manter os olhos livres de possíveis patógenos.

Higiene Ocular – importância

Muitas pessoas possuem dúvidas sobre a higiene ocular e isso é um fator extremamente relevante quando a irritação dos olhos é mencionada na medicina.

Lavar as mãos adequadamente, lavar o rosto, não compartilhar cosméticos e não colocar as mãos sujas nos olhos são medidas necessárias para a saúde ocular, além disso é importante que se faça a higienização dos olhos diariamente e corretamente.

A poluição presente nas grandes cidades pode prejudicar a saúde ocular. Para isso, podem ser adotadas medidas simples e bastante eficientes no combate às possíveis irritações oculares, sendo elas:

  • Lavar os olhos com água corrente, sempre com as mãos higienizadas preliminarmente;
  • Usar colírios para lubrificar os olhos, principalmente quando a umidade do ar está mais baixa;
  • Remover completamente a maquiagem, para que não haja contaminação por microrganismos; e
  • Para pacientes que fazem uso de óculos ou lentes de contato, é fundamental manter uma higiene rigorosa dos mesmos e evitar tocar os olhos com as mãos com sujidades visíveis ou não, visto que os microrganismos patogênicos são invisíveis a olho nú.
oculos limpo

Por que a irritação ocular surge?

Irritação ocular geralmente pode ser em decorrência de processos alérgicos, falta de higiene ou até mesmo de contaminação bacteriana.

Causas

Por isso, são listados alguns problemas que podem causar irritação ocular:

A famosa “visão cansada”: pacientes que fazem uso de computadores e celulares por muitas horas tendem a fazer com que os olhos precisem de descanso e de lubrificação por conta da alta exposição à luz.

É recomendado que o paciente faça uso de óculos especiais que bloqueiam filtram a luz azul proveniente das telas e lubrificantes oculares à base de carmelose sódica, por exemplo. Causa vermelhidão, ressecamento e desconforto.

Conjuntivite: mais comumente a conjuntivite se dá por uma contaminação viral, onde o paciente toca os olhos com as mãos contaminadas, mas pode ser causada não apenas por vírus, mas também por bactérias ou ser consequência de uma alergia.

Os sintomas são coceira, vermelhidão e secreções esbranquiçadas ou esverdeadas/amareladas quando há contaminação bacteriana.

O tratamento pode ser com um corticóide oftálmico à base de dexametasona, comercializado pelo nome Maxidex®, com antibiótico geralmente à base de tobramicina, comercializado pelo nome de Tobradex® ou poderá ser necessário fazer uma raspagem para retirar as células mortas de dentro do olho em casos mais graves.

Corpo estranho: É comum que entre algum corpo estranho nos olhos, seja um cílio, pó ou restos de insetos presentes no ar, o que causa irritação e vermelhidão, o tratamento consiste em fazer a higiene do local e em casos mais simples o quadro deve melhorar em um ou dois dias, pode ser indicado o uso de corticóide ocular.

Lentes de contato: para os pacientes que fazem mau uso das lentes de contato, pode haver deslocamento das mesmas na cavidade ocular e pode se fazer necessária cirurgia para removê-las dependendo das circunstâncias.

Por isso é necessário tomar todos os cuidados, fazer a limpeza das lentes, usar os colírios indicados e respeitar o tempo de descanso definido pelo médico oftalmologista.

Tratamentos possíveis

O tratamento da irritação dos olhos irá depender do motivo pelo qual ela fora ocasionada, via de regra é indicado que o paciente higienize o local e faça uso dos colírios prescritos pelo oftalmologista, portanto é necessário buscar apoio médico antes que a situação se agrave.

Inclusive, a automedicação pode ser extremamente danosa. Colírios à base de corticóides usados inadequadamente podem causar cegueira no paciente, um dano irreparável.

Dr. Andrew Seung Ho Park

CRM-SP: 157730 RQE: 67991 | Médico especialista em Fisiatria e Acupuntura. Residência Médica de Fisiatria pelo HC-FMUSP. Residência Médica em Neurofisiologia Clínica pelo HC-FMUSP. Pós-Graduação em Dor pelo Centro de Dor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Professor Colaborador do CEIMEC – Centro Integrado de Estudo em Medicina Chinesa. Membro Titular da Sociedade Brasileira de Medicina Física e Reabilitação (SBMFR).

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dr. Andrew Seung Ho Park

Dr. Andrew Seung Ho Park

CRM-SP: 157730 RQE: 67991 | Médico especialista em Fisiatria e Acupuntura. Residência Médica de Fisiatria pelo HC-FMUSP. Residência Médica em Neurofisiologia Clínica pelo HC-FMUSP. Pós-Graduação em Dor pelo Centro de Dor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Professor Colaborador do CEIMEC – Centro Integrado de Estudo em Medicina Chinesa. Membro Titular da Sociedade Brasileira de Medicina Física e Reabilitação (SBMFR).

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail