Idosos na corrida – É seguro? Idosos podem correr?

Você já pensou que um idoso pode praticar corrida? Esse esporte não é só para os mais jovens não, se você é idoso e gosta desse estilo de atividade, ela pode ser praticada. Para você não ficar com nenhuma dúvida e não fazer nada errado vamos te mostrar o que fazer para começar a correr, a corrida é ótima para a saúde e pode te ajudar muito, principalmente a evitar doenças que são comuns nessa idade.

A corrida é uma atividade de grande impacto e por isso o idoso deve ter mais cuidado e fazer tudo de acordo com o seu ritmo. Não se engane se você pensa que a corrida é um esporte tranquilo, pois não é, além disso ela não é indicado em algumas situações, por isso se você é idoso precisa ter atenção redobrada.

Para começar é importante procurar um médico, não é indicado fazer nenhum exercício sem o acompanhamento médico, principalmente os idosos, e sem fazer exames para saber se está tudo bem e se você pode praticar aquele exercício. Com os idosos a atenção deve ser redobrada, como são pessoas de mais idade o corpo já não aguenta tanta pressão e intensidade como antes, por isso é importante observar os sinais.

Procure seu médico e veja se está tudo bem, fale que você vai começar a correr e que quer fazer exames de rotina, ele precisa olhar seu coração, pressão, a musculatura e até como está os seus ossos. Pessoas com osteoporose, por exemplo, correm mais risco em atividades nesse estilo, por isso é preciso tomar cuidado e visitar o médico.

Se depois da consulta estiver tudo bem e o médico liberar a corrida é só aproveitar e correr bastante, mas se você fez os exames e o médico contraindicou a corrida, por mais que você queira é melhor não desobedecer. Se algo ocorrer durante a corrida a chance de ser mais grave é muito maior, por isso procure outra atividade física que te agrada e que dê para você fazer.

Escutar o conselho de um médico é muito importante, se ele tem acompanhado sua vida e indicou a corrida ok, mas se disse para procurar outra coisa e uma atividade de baixo impacto é melhor obedecer. A corrida é legal e o idoso pode fazer, mas tudo depende do caso e ele deve ser analisado com cuidado.

A busca de qualidade de vida ou performance

Existe uma diferença muito grande entre ter qualidade de vida e querer melhorar a performance, muitas vezes a pessoa já tem uma boa performance, mas quer mais e isso pode ser prejudicial. É preciso saber quando parar para não correr risco de saúde, o exercício é muito bom, mas quando ele é feito em alta intensidade pode ser perigosos para a saúde.

A atividade que busca qualidade de vida é diferente, é aquela que você quer apenas estar ativo e fugir do famoso sedentarismo que atinge tantas pessoas, principalmente os idosos. O exercício físico é muito bom e indicado por todos os médico, mas apenas se você está buscando uma qualidade de vida melhor, se seu interesse é viver mais, ter uma boa saúde física e mental a atividade física vai te ajudar.

Estamos falando isso porque a corrida como busca da qualidade de vida e a corrida como busca de performance é diferente. Uma pessoa que quer apenas qualidade de vida não se esforça tanto, ela consegue controlar os batimentos cardíacos e sabe a hora de parar. Você que é idoso pode muito bem correr uma maratona, só não pode colocar como objetivo diminuir tempo ou estabelecer metas.

Não estamos falando apenas do idoso, pessoas com mais de 40 anos já não podem se esforçar tanto, elas devem procurar fazer atividade física como a corrida, mas não com o objetivo de melhorar a performance.

Foto profissional grátis de ativo, bem-estar, corredor

Os benefícios da corrida

A corrida será benéfica de qualquer maneira, não importa se você está apenas buscando melhorar a qualidade de vida e fugir do sedentarismo. Mas ela não serve apenas para isso, pelo contrário, a corrida é importante em muitos aspectos. Vamos conferir alguns benefícios da corrida.

Para perde peso – Um grande benefício da corrida é a perda de peso, um idoso obeso tem muito mais problemas de saúde, sabemos que o peso aparece com a idade, mas é importante vigiar para que ele não torne um problema. Para isso a corrida é muito boa, você vai conseguir manter seu peso ideal e ainda vai conseguir massa magra que é muito boa.

Benefício cardiovascular – A corrida intercalada com a caminhada consegue queimar muitas calorias, mas além disso, ajuda no sistema cardiovascular, o idoso que corre tem menos risco de sobre de problemas no coração. Se você já tem problemas cardiovasculares converse com seu médico para saber se pode praticar essa atividade.

Você não gasta nada – Com a corrida você não vai gastar nada, não precisa pagar uma academia ou qualquer outro lugar como escola de dança e Yoga. Na corrida você precisa apenas de espaço e pode ser na rua da sua casa, você precisa de roupas confortáveis e de um tênis de qualidade, mais nada. Depois que comprar o tênis e algumas roupas você já pode correr todos os dias e não terá nenhum fator financeiro para te atrapalhar.

Melhora o humor – A corrida aumenta os níveis da dopamina que dá a sensação de prazer. Ela também ajuda a aumentar o nível de serotonina no cérebro, ele provoca o bem-estar. A corrida é ótima por isso, vai evitar doenças e ainda melhorar o humor evitando o estresse que você pode sofrer por causa da idade.

Deixa os ossos mais fortes – A corrida é uma atividade de impacto e por isso não é indicada par alguns idosos, mas se você pode correr aproveite, você também vai deixar seus ossos mais fortes e vai evitar a osteoporose. Mas devemos lembrar a importância de correr com um tênis adequado para não correr o risco de ter nenhum tipo de lesão.

Foto profissional grátis de adulto, ao ar livre, atividade física

Cuidados que você deve ter

É importante respeitar o seu médico em primeiro lugar, se ele liberou a corrida ok, mas se não liberou, não corra. Você também deve respeitar o seu corpo, se correu só um pouco e se sentiu cansado pare e corra um pouco mais no dia seguinte. Você precisa saber os limites do seu corpo, respeite a frequência cardíaca, ela vai diminuir ao longo dos anos, isso é normal.

Fique em uma margem segura e confortável para você, o idoso não consegue correr longas distância e também não corre muito rápido, por causa da idade, então não exagere. Você também deve prestar atenção na pressão sanguínea que aumenta com o passar dos anos, se você se esforçar demais pode aumentar o risco de problemas no coração e não evitar como falamos.

É importante também não tentar acompanhar outras pessoas, cada um tem um ritmo, os indivíduos são únicos e precisam respeitar essa individualidade biológica. Por último um cuidado que deve ter é com o alongamento e aquecimento, eles devem ser realizados antes da corrida. Você precisa preparar sua musculatura para o esforço que vai fazer, além disso o alongamento melhora a flexibilidade do idoso e isso ajuda a conservar a musculatura saudável.

Você que é idoso pode correr, mas antes converse com seu médico, essa atividade é indicada, mas deve lembrar que todo caso é um caso e que algumas pessoas não vão conseguir ou poder correr.

Compartilhe com seus amigos e pais, quem sabe eles animam e começam a correr para obter todos os benefícios que a corrida trás para o indivíduo.

Dr. João Arthur Ferreira

CRM-SP 19759 / RQE 3179 Atua no tratamento de reabilitação em atletas, dor aguda e dor crônica (cervicalgia, lombalgia, enxaqueca). Médico especialista em Fisiatria e Acupuntura Coordenador do CEIMEC – Centro de Estudo Integrado de Medicina Chinesa – Curso de Pós-Graduação em Acupuntura Médica, reconhecida pelo CMBA (Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura).
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Medicina Física e Reabilitação (SBMFR).
Ex-Colaborador do Grupo de Dor do Departamento de Neurologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dr. João Arthur Ferreira

Dr. João Arthur Ferreira

CRM-SP 19759 / RQE 3179 Atua no tratamento de reabilitação em atletas, dor aguda e dor crônica (cervicalgia, lombalgia, enxaqueca). Médico especialista em Fisiatria e Acupuntura Coordenador do CEIMEC – Centro de Estudo Integrado de Medicina Chinesa – Curso de Pós-Graduação em Acupuntura Médica, reconhecida pelo CMBA (Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura).
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Medicina Física e Reabilitação (SBMFR).
Ex-Colaborador do Grupo de Dor do Departamento de Neurologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail