Quais são as mudanças fisiológicas que ocorrem durante a abstinência de tabaco ou nicotina?

O cérebro e o corpo, como os humanos, não aceitam com bons olhos mudanças abruptas em seu ambiente. Quando o corpo é exposto a pequenas mudanças diárias, ele gradualmente se ajusta a essas mudanças por meio de um processo conhecido como adaptação.

A adaptação é vista em muitos processos fisiológicos e ocorre tanto no nível molecular quanto no comportamental. É toda a razão por trás do desenvolvimento de força e resistência através de exercícios graduados diários. Os músculos aumentam de tamanho e desenvolvem mais vasos sanguíneos para lidar com as crescentes demandas que estão sendo feitas sobre eles.

O coração aumenta e fica mais forte. O oxigênio é fornecido de forma mais rápida e eficiente para os sistemas de órgãos que o requerem. Os ossos ficam mais fortes para lidar com suas cargas crescentes. A adaptação também ocorre no cérebro através de um processo conhecido como neuroplasticidade. Um atleta que pratica diariamente melhora tecnicamente com o tempo.

Isso ocorre à medida que o cérebro se adapta e “memoriza” ao “religar” através da neuroplasticidade a coordenação correta dos movimentos musculares para o máximo desempenho. Isso é muitas vezes referido por treinadores e treinadores como memória muscular.

Ocorre com todas as habilidades motoras, utilizadas diariamente, desde aprender a andar, dirigir um carro, até atividades complexas como atletismo, tocar um instrumento musical ou se tornar um cirurgião.

Quando você toma um medicamento todos os dias, a adaptação ocorre em resposta ao medicamento. Como dito anteriormente, isso acontece com quase todas as drogas, independentemente de serem ou não viciantes. No entanto, para drogas consideradas potencialmente viciantes, a adaptação é denominada tolerância. A tolerância é tanto psicológica quanto fisiológica. Quando uma droga é retirada abruptamente, o corpo não consegue se ajustar rápido o suficiente e ocorrem sintomas de abstinência. Esses sintomas variam dependendo da droga e do sistema receptor envolvido.

A nicotina, dependendo da dosagem, atua tanto como estimulante, ativando o sistema nervoso simpático, quanto sedativo, ativando o sistema nervoso parassimpático e reduzindo a atividade do sistema nervoso simpático por meio de estimulação constante.

A resposta do corpo, portanto, é única. Embora você possa sentir uma sensação geral de ativação e alerta, com um aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial e uma liberação de adrenalina, você também sente uma sensação de relaxamento com a estimulação dos intestinos e a ativação do descanso e da resposta de restauração. no sistema nervoso parassimpático.

Qual sistema é ativado mais do que o outro é dependente da dose, e as pessoas aprendem como alterar a dose alterando a frequência e a profundidade de suas inalações para variar a resposta. No cérebro, a nicotina promove o estado de alerta e o prazer, diminui a dor e o apetite e cria uma sensação geral de atenção relaxada.

Todos esses efeitos são mediados não apenas pelos efeitos diretos da nicotina, mas também pelos efeitos da nicotina em outros sistemas de neurotransmissores, incluindo dopamina, endorfinas, GABA, glutamato e norepinefrina. A dopamina e a norepinefrina melhoram o foco e a concentração, enquanto a dopamina e as endorfinas ativam o sistema de recompensa e os centros de prazer no cérebro.

Finalmente, o GABA e o glutamato estão envolvidos na inibição e sedação geral do cérebro, sistemas que são afetados por drogas ansiolíticas, como barbitúricos, benzodiazepínicos e álcool. E muitos desses efeitos persistem mesmo após uma única dose de nicotina ter passado e passado. Os pesquisadores descobriram que uma única dose de nicotina aumenta a síntese de norepinefrina por pelo menos um mês.

Embora esses efeitos sejam imediatos e alguns duradouros, com o tempo, o cérebro e o corpo se adaptam à exposição repetida à droga para restabelecer seu equilíbrio interno (homeostase).

A exposição repetida de nicotina ao receptor de nicotina faz com que seus efeitos se tornem menos sensíveis. O corpo responde a essa perda de sensibilidade por meio de um processo conhecido como regulação positiva. Ou seja, o corpo produz mais receptores nicotínicos para restaurar o equilíbrio perdido. Isso leva à tolerância fisiológica para a qual o fumante agora aumenta a quantidade que fuma para obter novamente seus efeitos prazerosos.

Quando você para de fumar abruptamente, essas mudanças fisiológicas permanecem e ocorre a abstinência. Agora, há muitos receptores de nicotina expostos e os efeitos opostos da nicotina ocorrem: o foco e a concentração são perdidos; ocorrem dores de cabeça e sensibilidade à dor; a fome bate; a fadiga e a insônia se instalam; constipação e boca seca.

Finalmente, ocorre disforia geral (mal-estar) e desejo por nicotina. Esses efeitos fisiológicos podem ser sustentados por meses em um grau ou outro, enquanto o corpo e o cérebro se reajustam ao novo ambiente, reconstruindo lentamente os sistemas de receptores e neurotransmissores de volta ao seu número e sensibilidade originais.

Sintomas de abstinência de nicotina:

Dr. Marcus Yu Bin Pai

CRM 158074 / RQE 65523, 65524 | Médico especialista em Acupuntura e Fisiatria pela USP. Área de Atuação em Dor pela Associação Médica Brasileira. Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo. Professor e Colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da USP. Diretor do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA).

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dr. Marcus Yu Bin Pai

Dr. Marcus Yu Bin Pai

CRM 158074 / RQE 65523, 65524 | Médico especialista em Acupuntura e Fisiatria pela USP. Área de Atuação em Dor pela Associação Médica Brasileira. Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo. Professor e Colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da USP. Diretor do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA).

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail