Espinhas nas Costas – O que pode ser?

As espinhas são crescimentos anormais, geralmente com as bordas avermelhadas que contém excesso de sebo em seu interior, com um grande potencial de infeccionar caso sejam expostas a microrganismos.

Espinhas nas Costas

O tema desta discussão é sobre espinhas nas costas. Diferentemente do que a maioria das pessoas imagina, as espinhas não são um problema que acomete apenas os adolescentes.

As espinhas podem acometer pacientes em qualquer faixa etária, desde crianças até idosos.

Infelizmente as espinhas são um problema extremamente comum, mas é importante entender se o que está surgindo são espinhas ou a situação já é caracterizada por acne e precisa de uma intervenção médica.

Espinhas são extremamente comuns, mas a acne é o nome da doença que precisa de intervenção clínica não apenas por questões estéticas, mas pelas complicações que pode apresentar em seu desenvolvimento.

O que são as espinhas?

O primeiro passo é entender o que são as espinhas.

As espinhas são crescimentos na pele que podem ficar inflamados e causar grandes desconfortos nos pacientes. Os lugares mais comuns de desenvolvimento das espinhas são rosto, tórax, ombros, nádegas, costas e parte interna das coxas.

SintomaDescrição
PápulasPequenas protuberâncias na pele
PústulasProtuberâncias na pele cheias de pus
NódulosProtuberâncias grandes e duras na pele
CistosGrandes protuberâncias cheias de pus sob a pele
CicatrizesReentrâncias permanentes ou áreas elevadas da pele

Quando o problema se agrava, podem acontecer inclusive inflamações cutâneas. Por isso, manter a higiene é fundamental para evitar que microrganismos invadam o local e causem ainda mais prejuízos ao paciente.

Quem consultar?

O profissional mais adequado para este problema é o dermatologista. A pele do paciente precisa ser avaliada pois as espinhas possuem um ambiente favorável para o seu desenvolvimento quando há, por exemplo, excesso de oleosidade.

Na adolescência é bastante comum que haja um aparecimento de espinhas mais elevado do que nas outras faixas etárias em decorrência das mudanças hormonais fisiológicas.

adolescencia

Mas em outros grupos como adultos, mulheres que usam contraceptivo oral, gestantes, mulheres com ciclo menstrual desregulado, ovários policísticos, estresse, pessoas com pré-disposições de ordem genética, dentre outros.

Por que as espinhas surgem nas costas?

As espinhas possuem um ambiente mais favorável em peles mais oleosas por conta das glândulas sebáceas estarem produzindo uma quantidade muito grande de secreção e muitas vezes são obstruídas.

A oleosidade possui uma função no corpo humano, a partir da oleosidade a pele se mantém naturalmente hidratada, mas nem sempre os níveis de produção estão adequados.

MecanismoDescrição
Aumento da produção de seboO excesso de óleo produzido pelas glândulas sebáceas pode obstruir os poros e contribuir para a formação de acne.
Supercrescimento bacterianoPropionibacterium acnes (P. acnes) é uma bactéria que pode causar infecção e inflamação da pele.
Desequilíbrios hormonaisUm desequilíbrio hormonal, como o aumento de andrógenos, pode levar ao aumento da produção de sebo e à acne.
Excesso de células mortas da peleCélulas mortas da pele podem se acumular nos poros e obstruí-los, levando à formação de acne.

Espinhas – hipersecreção das glândulas sebáceas

Quando há uma hipersecreção a partir das glândulas sebáceas isso faz com que haja impedimentos na eliminação dessa secreção e com as outras células que estão presentes na região – isso inclui células mortas – os poros são obstruídos sendo formados cravos, por exemplo.

Tratamentos

O tratamento para as espinhas nas costas pode ser feito de diversas maneiras, mas tudo dependerá da extensão e de vários fatores que apenas o dermatologista poderá analisar.

Os tratamentos são medicamentosos, com medicamentos de uso tópico ou com medicamentos utilizados por via oral, o que será avaliado pelo dermatologista em ocasião da intensidade do quadro.

Tratamentos não farmacológicos

Além dos medicamentos, os alimentos consumidos pelos pacientes com espinhas também têm uma grande importância. Alimentos oleosos (frituras, chocolates, amendoim, gorduras animais, leite e seus derivados) ajudam no processo de desenvolvimento de espinhas, pois após o consumo destes os sintomas tendem a ser mais elevados, como a própria oleosidade da pele e dos cabelos.

Existem alguns estudos que demonstram que excesso no uso de corticóides, uso de testosterona ou testosterona aumentada e anticonvulsivos também podem ser causadores do aparecimento de espinhas nas costas.

Tratamentos farmacológicos

Em relação aos tratamentos farmacológicos para espinhas nas costas, atualmente existem algumas opções bastante prescritas atualmente como: antibióticos orais (azitromicina e amoxicilina); Roacutan® (isotretinoína) e espironolactona (diurético).

Dentre as opções, grande parte dos médicos tendem a prescrever o Roacutan® por conta da sua alta eficiência, mas ao mesmo tempo seus riscos e reações adversas são bastante elevados.

DrogaDescrição
Retinoides tópicosDerivados da vitamina A que desobstruem os poros, reduzem a inflamação e reduzem a produção de óleo.
Antibióticos tópicosCremes antibióticos aplicados diretamente na pele para reduzir as bactérias.
Antibióticos oraisTomado internamente para reduzir bactérias e inflamação.
Peróxido de benzoílaMata bactérias, reduz a produção de óleo e desobstrui os poros.
Tratamentos hormonaisCremes e comprimidos hormonais para reduzir a inflamação, a produção de óleo e o crescimento de bactérias causadoras de acne.
IsotretinoínaUm poderoso medicamento oral para acne grave que bloqueia a produção de sebo.

Antibióticos orais

Os antibióticos, como a azitromicina e a amoxicilina, tendem a ser prescritos, mas não são todos os antibióticos que estão na lista das opções para tratamento de acne.

O antibiótico terá a importante função de auxiliar no processo inflamatório.

Roacutan® (isotretinoína)

É um medicamento de uso bastante restrito, sendo vendido com tarja preta.

Para adquirir o médico precisa solicitar exames (como teste de gravidez para mulheres) pois pode causar má formação fetal por ser teratogênico, então as mulheres que irão iniciar seu uso devem fazer exames de gravidez periódicos e estar usando contraceptivo.

A isotretinoína é um retinóide e trata acne resistente quando há inclusive nódulos, espinhas internas, cistos e fístulas.

Os sintomas mais comuns são: boca seca, fissuras labiais, irritação e ressecamento dos olhos, dores nas articulações, ressecamento da pele e dores de cabeça, mas estes sintomas são possíveis e não necessariamente obrigatórios.

Espironolactona

A espironolactona comercializada pelo nome de Aldactone® é um medicamento com propriedades diuréticas, bastante prescrito para o tratamento de acne em mulheres por questões hormonais.

Além disso, podem ser utilizados sabonetes específicos para o corpo com ácido salicílico, zinco e ácido glicólico.

Consumir uma quantidade adequada de líquidos também ajuda no processo, inclusive ajuda a manter a pele hidratada, evitar coçar ou espremer as espinhas

Isso pode não apenas agravar o problema mas contribuir com a infecção local e fazer esfoliações nas costas, podem ser feitas com a esponja-de-banho orgânica (vegetal) ou com produtos esfoliantes próprios para o corpo.

Conclusão

A espinha nas costas é uma condição comum da pele que pode causar inchaços vermelhos, cravos, cistos e até cicatrizes. Para prevenir e tratar a acne, é importante manter a pele limpa e sem excesso de oleosidade, usar medicamentos de venda livre ou prescritos e procurar ajuda profissional, se necessário. Os sintomas da acne incluem inchaços vermelhos, espinhas, cravos, cistos e cicatrizes.

Os tratamentos comuns incluem medicamentos de venda livre, como peróxido de benzoíla e ácido salicílico, e medicamentos prescritos, como antibióticos e retinóides.

É importante procurar ajuda médica se a acne não responder ao tratamento ou causar sofrimento significativo.

As espinhas nas costas podem ser controlada com tratamento adequado e, quanto mais cedo for tratada, melhor será o resultado.

Dra. Juliana Toma

CRM-SP: 156490 / RQE: 65521.
Médica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM). Residência Médica em Dermatologia pela UNIFESP. Pós-Graduação em Dermatologia Oncológica pelo Instituto Sírio Libanês (SP).
Fellow em Tricologias, Discromias e Acne pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).
Pós-Graduação em Pesquisa Clínica pela Harvard Medical School – EUA (Principles and Practice of Clinical Research).

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dra. Juliana Toma

Dra. Juliana Toma

CRM-SP: 156490 / RQE: 65521.
Médica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM). Residência Médica em Dermatologia pela UNIFESP. Pós-Graduação em Dermatologia Oncológica pelo Instituto Sírio Libanês (SP).
Fellow em Tricologias, Discromias e Acne pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).
Pós-Graduação em Pesquisa Clínica pela Harvard Medical School – EUA (Principles and Practice of Clinical Research).

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail