Benefícios do Retinol no tratamento de Acne

acne tratamento

O retinol é um derivado natural da vitamina A e é comumente encontrado em produtos de cuidados antienvelhecimento.

Mas o que muitos não sabem é que funciona de forma benéfica contra a acne, além de reduzir a aparência das cicatrizes que ela causa.

Além da doença em si, a cicatriz da acne é uma sequela comum e persistente que ocorre frequentemente em áreas altamente visíveis, como a face, portanto, tem uma aparência cosmética indesejável e pode comprometer a saúde mental, funcionamento social e bem-estar geral.

Abaixo você aprenderá o que é o retinol, como funciona e como você pode usá-lo. Você também descobrirá seus benefícios significativos, bem como possíveis efeitos colaterais!


A acne é a doença de pele mais prevalente, afetando mais de 90% dos adolescentes entre 16 e 18 anos.


O que é retinol?

O retinol pertence à categoria dos retinóides, compostos derivados da vitamina A. A vitamina A desempenha um papel importante na manutenção do funcionamento normal do sistema imunológico, da saúde dos olhos e da pele[1]Webster GF. Evidence-based review: fixed-combination therapy and topical retinoids in the treatment of acne. Journal of Drugs in Dermatology: JDD. 2011 Jun 1;10(6):636-44..

Destina-se ao uso tópico, e é por isso que o retinol é um ingrediente comum em muitos produtos para cuidados com a pele, incluindo produtos antienvelhecimento e antiacne[2]Ingram JR, Grindlay DJ, Williams HC. Management of acne vulgaris: an evidence‐based update. Clinical and Experimental Dermatology: Clinical dermatology. 2010 Jun;35(4):351-4.


Retinol e acne: como funciona?

tratamento de acne

Desde 1971, os dermatologistas recomendam retinóides para várias condições da pele, como psoríase, acne, envelhecimento e hiperpigmentação.

O retinol funciona da seguinte maneira, na camada externa da pele (epiderme) ele esfolia, removendo impurezas, células mortas e sebo dos poros.

A acne afeta principalmente adolescentes, sendo causada por muitos fatores. É criado quando o excesso de óleo e células mortas obstruem os poros da pele. Isso resulta no desenvolvimento de inflamação pelas bactérias da pele (bactérias P.Acnes), que se manifesta como acne[3]Leyden J, Stein-Gold L, Weiss J. Why topical retinoids are mainstay of therapy for acne. Dermatology and therapy. 2017 Sep;7(3):293-304..

Em um estudo de 2017, a aplicação tópica de retinol mostrou ajudar tanto a acne não inflamatória quanto a inflamatória. Outro estudo mostrou que os retinóides ajudam a controlar a secreção de sebo e a acne em geral.

Diretrizes recentes baseadas em evidências para acne, incluindo as da Academia Americana de Dermatologia (AAD) e as diretrizes europeias S3 do Fórum Europeu de Dermatologia (EDF), concordaram que os retinóides têm um papel importante nessa doença generalizada.

Os retinóides tópicos são ideais para atingir o microcomedone, a lesão primária da acne, antes que se tornem lesões inflamatórias ou comedões.


Retinol e acne: como usar?

acne tratamento

A escolha do agente tópico é baseada na idade do paciente, locais e gravidade da acne e preferência do paciente. A maioria dos pacientes deve ser tratada com uma combinação de medicamentos que afetam uma variedade de aspectos da patogênese da acne.

Segundo especialistas, é recomendado aplicar um produto com 20″ ou 30″ de retinol após a limpeza da pele. Alguns dermatologistas no início do uso recomendam usá-lo em dias alternados, pois pode causar vermelhidão[4]Croke LM. Acne vulgaris: treatment guidelines from the AAD. American Family Physician. 2017 Jun 1;95(11):740-1..

Em qualquer caso, leia as instruções de uso, pois cada produto cosmético contém diferentes concentrações do ingrediente e uma combinação diferente de ingredientes.

Observe que o retinol aumenta a fotossensibilidade da pele, tornando-a mais propensa a queimaduras solares. Para evitá-los é extremamente necessário aplicar antes de dormir e durante o dia usar proteção solar alta[5]Hsu P, Litman GI, Brodell RT. Overview of the treatment of acne vulgaris with topical retinoids. Postgraduate Medicine. 2011 May 1;123(3):153-61..


As principais classes de agentes terapêuticos são retinóides tópicos e sistêmicos, agentes antimicrobianos e drogas hormonais sistêmicas. A terapia combinada com um retinóide tópico e um antibiótico pode normalizar a descamação epitelial folicular e reduzir a proliferação bacteriana.


Retinol: Quais são suas propriedades?

tratamento acne

Além de seus benefícios para a acne, o retinol ajuda com outros problemas de pele, como:

  • anti-envelhecimento, reduzindo linhas finas e rugas
  • redução da pigmentação
  • redução da oleosidade
  • melhorando a elasticidade da pele
  • melhorar a textura e o tom da pele


Para começar a ver os benefícios do retinol, você precisa usá-lo regularmente e por um período de tempo – pode levar de 2 a 3 meses para ver os resultados[6]Thielitz A, Krautheim A, Gollnick H. Update in retinoid therapy of acne. Dermatologic therapy. 2006 Sep;19(5):272-9..


Retinol: existem efeitos colaterais?

O retinol é uma forma natural de vitamina A, mas isso não significa que não possa causar efeitos colaterais.

Alguns possíveis efeitos colaterais são:

  • secura
  • irritação
  • coceira
  • descamação
  • vermelhidão
  • pungente
  • sensibilidade ao sol


Normalmente, esses efeitos colaterais ocorrem quando você começa a usar o retinol. Depois de algumas semanas, a pele se adapta a esse ingrediente e os efeitos colaterais diminuem. Se persistirem, informe o seu dermatologista[7]Tanghetti EA. The role of inflammation in the pathology of acne. The Journal of clinical and aesthetic dermatology. 2013 Sep;6(9):27..

Também pode causar ou agravar a pele com eczema, ou psoríase.

Observe que o retinol não é seguro para mulheres grávidas. Converse com seu médico sobre o uso de retinol se estiver pensando em engravidar em um futuro próximo.


A patogênese da acne é multifatorial, envolvendo seborreia, proliferação microbiana, inflamação e descamação anormal do epitélio folicular.


Conclusão

skincare acne 1

Em resumo, o retinol é um ingrediente bem conhecido em cremes, géis e soros antienvelhecimento, mas também pode ser eficaz contra a acne.

Atua nas camadas superficial e média da pele para bloquear os poros, suavizar as rugas e melhorar o tom e a textura da pele.

Pessoas com formas mais graves de acne devem consultar seu dermatologista para um tratamento mais direcionado.

Referências Bibliográficas

Referências Bibliográficas
1 Webster GF. Evidence-based review: fixed-combination therapy and topical retinoids in the treatment of acne. Journal of Drugs in Dermatology: JDD. 2011 Jun 1;10(6):636-44.
2 Ingram JR, Grindlay DJ, Williams HC. Management of acne vulgaris: an evidence‐based update. Clinical and Experimental Dermatology: Clinical dermatology. 2010 Jun;35(4):351-4
3 Leyden J, Stein-Gold L, Weiss J. Why topical retinoids are mainstay of therapy for acne. Dermatology and therapy. 2017 Sep;7(3):293-304.
4 Croke LM. Acne vulgaris: treatment guidelines from the AAD. American Family Physician. 2017 Jun 1;95(11):740-1.
5 Hsu P, Litman GI, Brodell RT. Overview of the treatment of acne vulgaris with topical retinoids. Postgraduate Medicine. 2011 May 1;123(3):153-61.
6 Thielitz A, Krautheim A, Gollnick H. Update in retinoid therapy of acne. Dermatologic therapy. 2006 Sep;19(5):272-9.
7 Tanghetti EA. The role of inflammation in the pathology of acne. The Journal of clinical and aesthetic dermatology. 2013 Sep;6(9):27.

Dra. Juliana Toma

CRM-SP: 156490 / RQE: 65521.
Médica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM). Residência Médica em Dermatologia pela UNIFESP. Pós-Graduação em Dermatologia Oncológica pelo Instituto Sírio Libanês (SP).
Fellow em Tricologias, Discromias e Acne pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).
Pós-Graduação em Pesquisa Clínica pela Harvard Medical School – EUA (Principles and Practice of Clinical Research).

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dra. Juliana Toma

Dra. Juliana Toma

CRM-SP: 156490 / RQE: 65521.
Médica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM). Residência Médica em Dermatologia pela UNIFESP. Pós-Graduação em Dermatologia Oncológica pelo Instituto Sírio Libanês (SP).
Fellow em Tricologias, Discromias e Acne pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).
Pós-Graduação em Pesquisa Clínica pela Harvard Medical School – EUA (Principles and Practice of Clinical Research).

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail