Dores de barriga são sintomas comuns e possuem diferentes causas. Mas você sabe o que pode a causar, como tratá-la e que tipo de medicação pode ser utilizada?
A dor de barriga é um sintoma comum de diferentes enfermidades e situações, como a má digestão, o excesso de estresse, gases, infecções e entre muitas outras possibilidades.
Na maioria dos casos, a dor de barriga desaparece sem grandes intervenções e tratamentos. Porém, mesmo nesses casos, podem ser administrados alguns remédios e cuidados para auxiliar na melhora da dor e ajudar o corpo a se recuperar mais rápido.
Além de casos isolados, dores de barriga podem ser um sintoma indicativo de algum problema de saúde, como gastrite, alterações no funcionamento da vesícula, infecções no intestino, síndromes intestinais – como Crohn ou a Síndrome do Intestino Irritável – e entre outras possibilidades.
Assim, antes de tudo, é importante saber quando pode ser hora de ir ao hospital ou procurar atendimento médico especializado.
Quando é importante procurar ajuda médica
Alguns sinais e sintomas, quando aliados a dores de barriga, são sinais importantes de que talvez seja hora de buscar ajuda médica.
Entre estes sinais, podemos citar:
- Febre acima de 37,8 ºC
- Vômitos persistentes
- Perda de peso
- Caso as dores sejam muito intensas
- Em casos que as dores de barriga durem mais de dois dias.
O que fazer em casos de dor de barriga
Em muitos casos, apenas alguns cuidados básicos já são suficientes para ajudar o corpo a lidar com o que estiver causando as dores de barriga. Entre estes cuidados, podemos citar:
- Descansar: fazer repouso é uma excelente maneira de ajudar o corpo a lidar com a causa de uma dor de barriga, deixando que descanse e atue contra a causa do mal estar.
- Evitar alimentos gordurosos e ricos em açúcar: principalmente nos casos envolvendo má digestão, evitar alimentos pesados e ricos em gorduras e açúcares, pode ser de grande ajuda para uma melhora mais rápida.
- Aumentar a ingestão de água: para uma grande quantidade de mal estares e problemas de saúde, aumentar o consumo de água costuma ser um cuidado muito benéfico. Assim, se auxilia o corpo a atuar no seu melhor funcionamento, e principalmente quando as dores de barriga estão aliadas a vômitos e diarréias, evitar a desidratação também deve ser uma preocupação.
Além destes cuidados, alguns tipos de medicações podem ser administradas, como forma de reduzir os sintomas e o mal estar causado por eles, ou também como forma de tratar o que estiver os causando.
Dor de barriga: quais remédios tomar?
A medicação mais indicada pode variar de acordo com a causa central das dores de barriga. Mas de maneira geral, alguns grupos de medicamentos costumam ser mais indicados, como por exemplo:
- Antiespasmódicos: este grupo de medicamentos atua diminuindo os espasmos musculares da região do estômago e intestinos, ajudando desta maneira a reduzir a sensação de dor. Alguns remédios que podem ser citados nesta categoria são, por exemplo, o Buscopan e o Duspatal.
- Probióticos: estes não são exatamente remédios, sendo alimentos ou suplementos que podem auxiliar – e muito – em casos de dor de barriga. Os probióticos são produtos alimentares que possuem em sua composição alguns microrganismos capazes de nutrir e manter a nossa flora bacteriana saudável, trazendo diversos benefícios para o corpo, como o aumento da sua defesa natural.
- Antidiarréicos: os antidiarréicos são aconselhados em casos que a dor de barriga vem acompanhada com diarréia. Este tipo de medicação atua atenuando tal sintoma, ajudando o corpo a não perder tantos líquidos, e suavizando os desconfortos oriundos. Alguns nomes deste tipo de remédio incluem Diasec, Diarresec e Tiorfan.
- Antibióticos: os antibióticos devem ser administrados apenas com indicação médica, e são indicados em casos que a dor de barriga representa um sintoma de uma infecção de origem bacteriana. Assim, o antibiótico atua tratando tal infecção, melhorando consequentemente os sintomas atrelados a ela.
- Antiflatulentos: Este tipo de medicação atua aliviando os gases, quebrando as bolhas que podem ser formadas no estômago e intestino. Algumas substâncias que podem ser citadas com antiflatulentas são por exemplo a Simeticona e a Dimeticona.
- Anti-inflamatórios com foco intestinal: nos casos em que as dores são provocadas por inflamações crônicas ou agudas, os anti-inflamatórios podem ser a medida mais aconselhada. Nestes casos, por serem mais complexos, é importante que se consulte um médico, descobrindo a origem da inflamação e consequentemente o melhor tratamento para o quadro em específico.
É de extrema importância ressaltar que os medicamentos citados acima não devem de forma alguma serem administrados de maneira conjunta.
Além disso, caso você esteja sofrendo com dores de barriga, procure repousar e manter uma alimentação balanceada e ingerir pelo menos 2,5 litros de água por dia.
Caso as dores sejam muito fortes ou estejam acompanhadas por outros sintomas intensos, busque ajuda médica.